Você sabe o que chakra? Em sânscrito, chakra significa “roda” e denomina os centros magnéticos que temos no corpo, sendo que essa “roda” deve se manter em momento o tempo todo, de forma equilibrada, para que a energia seja captada, armazenada e distribuída de maneira correta.
Cada chakra está relacionado a órgãos e situações específicas, e, segundo a medicina tradicional chinesa, o equilíbrio e correto funcionamento de cada um deles é de essencial importância para a nossa vida como um todo, nossa vida física, mental, emocional e espiritual.
São muitos os chakras, mas existem sete que são considerados os principais, e eles estão localizados entre o topo da cabeça e a base da coluna, que é uma região onde existem mais de 75 mil nadis, conhecidos como rios de energia.
Simplificando, o funcionamento dos chakras se dá da seguinte forma: eles captam a kundalini, que é a força espiritual, e a prana, que é a força vital, e distribuem, quando equilibrados, de maneira proporcional por todo o corpo. Mas essas duas forças são captadas em qual local? Essas forças, ou energias, são captadas através da luz do sol, da alimentação, do ar que respiramos, da água que bebemos e também através do desenvolvimento da nossa consciência, mas isso é assunto para outro post.
Alguns tipos de meditação (o Osho tem uma maravilhosa para o “despertar” da Kundalini) bem como determinados exercícios respiratórios da ioga, chamados de pranayamas, são excelentes para purificar e ajudar no despertar da kundalini, que é uma energia que existe em todas as pessoas e está localizada, em estado latente, na base da coluna, onde se localiza o primeiro chakra. A tradição tântrica sustenta que a kundalini precisa ser despertada e levada até o sétimo chakra, no topo da cabeça, para integrar o feminino e o masculino, o físico e o espiritual.
A grande dificuldade aqui é que a imensa maioria das pessoas não está preparada para esse “despertar”, sobretudo porque, de modo geral, o chakra cardíaco, responsável pelo amor incondicional e representado pela cor verde, encontra-se pouco desenvolvido, aberto, em quase todas as pessoas.
Quando algum chakra encontra-se, por algum motivo, bloqueado, quando o seu fluxo não funciona corretamente, o corpo, a mente e o espírito adoecem.
Para os ocidentais pode parecer estranho tudo isso, mas na cultura oriental sustenta-se que o corpo e espírito são um só, e todas as doenças físicas são sintomas de problemas emocionais e/ou espirituais. Ou seja, o corpo “reflete” o que acontece na alma.
Mas o que, afinal, pode levar ao bloqueio do fluxo de energia nos chakras? São muitos os fatores que interferem, como os conflitos internos, os pensamentos, a alimentação desequilibrada, o sedentarismo, o estresse, a tensão e a má qualidade de vida, dentre muitos outros.
Assim como são muitos os fatores que levam ao desequilíbrio e, consequentemente, ao bloqueio dos chakras, existem muitos métodos de cura, como a meditação, a cromoterapia, o reiki, a ioga, a aura soma, a cromopuntura, as atividades físicas e os hábitos de vida saudáveis.
Beijos
Ju Lopes