Cuide bem do seu sorriso!

Dizem que nosso cartão de visita é o rosto, mas, é para o sorriso que as pessoas logo olham. Porém, mais importante que a estética é a saúde da boca, já que ela é a porta que dá acesso para tudo o que entra no corpo. Higiene, alimentação e prevenção são aliados quando o assunto é saúde bucal. Os três sempre caminham juntos e quando um desses aspectos não está sendo realizado ou está sendo feito de maneira errada, todo o organismo pode ser atingido.

A higiene dental é composta por vários processos onde cada um desempenha uma função específica, sendo que nenhum deles pode ser substituído. Esquecer a pressa nesse momento é um fator decisivo, porque essas tarefas demandam um pouco de tempo. Quem estava acostumado somente a escovar os dentes e ainda usava a falta de tempo como desculpa, vai sentir necessidade de cuidar deles no futuro. E a má notícia é que a atenção dedicada a isso terá que ser ainda maior.

Cuide bem do seu sorriso!
Cuide bem do seu sorriso!

Você sabe escovar os dentes de forma correta?

A escovação é a principal tarefa da higienização. Você sabia que o tempo necessário para uma boa escovação é de 2 minutos? Mas, a maioria dos adultos não chega nem perto disso. Tente marcar o tempo que você leva para escovar normalmente. Caso esteja abaixo do período indicado, se adeque a ele. Movimentos curtos e suaves são os mais eficazes na limpeza. Portanto, pense em todos os cantos dos dentes e limpe-os bem. Mova a escova em todas as direções para se certificar que ela alcançou todos os lados da boca. Depois, dê a devida atenção à língua, pois é lá que se concentram as bactérias que causam o mau hálito.

O tamanho da escova também é determinante, pois se a cabeça for grande, é certo que não conseguirá efetuar a limpeza dos dentes mais escondidos, como os posteriores. Além disso, esse modelo pode machucar o tecido bucal ocasionando o aparecimento das aftas. Na hora de escolher a sua prefira modelos médios que se adequam a sua boca e que contenham cerdas macias. É aconselhável trocá-la de três em três meses, já que depois desse período ela já não desempenha suas funções com qualidade. O uso de um creme dental específico para o seu problema também auxilia na manutenção e prevenção de doenças.

Fio dental é o amigo de todos os dias

O fio dental dá o acabamento após a escovação. Ele remove tudo o que a escova não conseguiu tirar, como as placas bacterianas e restos de alimentos. Além disso, ele também limpa entre o dente e a gengiva. Seu uso diário após as refeições é indispensável e existem diversos tipos disponíveis no mercado. Opte por aqueles que não desfiam e não arrebentam com tanta facilidade. Para arrematar esse processo, use o enxaguante bucal. Ele age na eliminação das bactérias que resistiram aos passos realizados anteriormente e contra o mau hálito. Ele deve ser usado para bochechar e gargarejar ao menos uma vez ao dia. É importante consultar seu dentista antes de comprar um, já que existem em grande variedade e cada um exerce um efeito diferente.

Mesmo que não haja nenhum problema aparente e tudo pareça estar bem, faça visitas regulares ao seu dentista para uma avaliação. Também é recomendável fazer limpezas com um profissional a cada seis meses e aplicar flúor para evitar o aparecimento de cáries. Para melhores resultados evite alimentos com excesso de açúcar e gordura. Para manter o aspecto saudável dos dentes, é sempre bom consumir menos alimentos como café, refrigerantes, condimentos e cigarro. Esses contribuem para o aparecimento de manchas e a degradação do esmalte.

Cuide bem do seu sorriso!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kemilly Bertini

Jornalista, comunicativa, pura energia. Apaixonada pelo universo feminino, dar dicas sobre beleza, moda, cabelos, maquiagem sempre foi seu maior hobby e ajudar mulheres a descobrirem a melhor versão de si mesmas é um dos seus prazeres.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.