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Tudo o Que Você Precisa Saber Para Voltar Ao Peso Ideal

Dados recentes divulgados pelo Ministério da Saúde revelaram que praticamente a metade dos brasileiros estão acima do peso ideal, sendo que desses, mais de 16% estão obesos, o que é um grave problema de saúde pública. Sim,  porque embora não se veja políticas públicas voltadas para evitar ou minimizar o problema, esse é um problema de saúde pública e deveria ser tratado como tal.

Fiz uma lista com as coisas mais importantes para quem deseja voltar o peso ideal. Confiram!

1- A primeira coisa a fazer é procurar um endocrinologista para analisar como anda o seu sistema endócrino e se existe alguma desordem que justifique o excesso de peso. Feito isso, é hora de procurar um nutricionista para elaborar um cardápio individualizado.

Aqui começa um problema que mostra como o nosso país é despreparado para lidar com esse tipo de problema. Quem pode pagar uma consulta (a minha endócrino cobra 200 Dilmas, minha nutricionista 200 Dilmas e meu nutrólogo 280 Dimas) ou quem tem plano de saúde, não passa aperto. Mas a grande parte depende da saúde pública, que é um caos, então eu duvido que a população mais carente desse país tenha acesso a esse tipo de especialista.

Ou seja, a pessoa muitas vezes é obesa, pode ter obesidade mórbida, mas essa pessoa não tem acesso ao que deveria por direito, e, por isso, é largada a própria sorte.

2- Verifique, junto com o seu médico, se existe deficiência de hormônios, de minerais, de vitaminas, se você tem ou não resistência à insulina ou se existe algum problema hormonal ou metabólico que possa justificar o excesso de peso e a dificuldade de eliminá-lo.

3- Encare uma dieta, mas encare de verdade, sem desculpas, sem enrolações, sem planos mirabolantes de emagrecimento.

4- Reaprenda a comer. Mastigamos muito rápido, engolimos todas as coisas e sequer sentimos o sabor dos alimentos, o que leva a constatação de que as pessoas comem não para satisfazer as necessidades do organismo, mas sim, para sanar a fome emocional.

5- Mastigue, mastigue e mastigue! Toda refeição deve durar, no mínimo, 20 minutos, mas costuma durar cinco minutos, no máximo. É preciso mastigar bastante os alimentos e comer pausadamente, dando ao organismo o tempo que ele precisa para enviar ao cérebro a mensagem de saciedade.

Quem aprende a mastigar direito com certeza emagrecer mais rápido e realmente reaprende a comer, o que é o mais difícil!

6- Não se desespere! Oras, você passou a vida engordando e quer perder todo o peso que ganhou em apenas 1 mês? É meio lógico que isso é furada e não vai funcionar, certo? Comece com calma, vá, aos poucos, mudando a sua alimentação, comendo devagar, reaprendendo a comer e a sentir o sabor dos alimentos. É assim que a reeducação alimentar acontece!

7- Dietas restritivas não funcionam! No desespero de emagrecer depressa, muita gente lança mão das dietas super restritivas, que prometem – e até cumprem – uma perda de peso rápida. Essas dietas até cumprem suas promessas, o problema é que isso não implica em reeducação, e assim que a dieta acabar você vai engordar TUDO de novo, às vezes mais. No mais, seu organismo vai acabar carente de vários nutrientes, você vai ficar fraca e não vai conseguir dar conta de tudo o que deveria.

Assim, opte por uma dieta equilibrada, que sustente, a longo prazo, a perda de peso, evitando o efeito sanfona.

8- Tenha um diário alimentar! A grande maioria das pessoas não entende porque engorda tanto, e geralmente são pessoas que não comem grandes quantidades de alimentos de uma só vez, mas sim, beliscam o tempo todo.

Fazendo um diário alimentar e anotando tudo o que você come durante o dia fica fácil de saber o que está fazendo o ponteiro da balança subir. Saber a origem do problema é fundamental para sua resolução, assim, sabendo onde está errando fica bem mais fácil corrigir seus erros.

9- Tenha uma rotina alimentar. É muito importante estabelecer uma rotina alimentar, com horários certos e alimentos pré-determinados. O ideal é que um nutricionista elabore um cardápio base com várias possíveis substituições, para que você, esteja onde estiver, possa seguir a sua dieta.

O correto é fazer três refeições principais com dois lanches entre elas,  o que ajuda a chegar na refeição principal sem tanta fome.

10- Aprenda a “ler” os rótulos dos alimentos!

Todo mundo come alimentos industrializados, mas será que as pessoas sabem o que tem ali naquele alimento? Olhe o rótulo, veja quanto de gordura, de sódio, de proteína, de carboidratos, de fibras e de calorias o alimento possui.

11- Alimentos integrais são boas opções, embora não sejam menos calóricos. Aliás, na maioria das vezes são bem mais calóricos, só que, como possui grande quantidade de fibras, mantém a saciedade por mais tempo, o que significa que vai demorar mais tempo para você para que você sinta fome e coma. No mais, são bem mais saudáveis, possuem muitos nutrientes e ajudam o organismo a funcionar melhor!

12- Para quem consome leites e derivados, o ideal é optar pelas versões desnatadas, que possuem uma quantidade menor de gorduras e, consequentemente, de calorias. E, se tem menos calorias, significa peso a menos.

13- Evitem os embutidos e enlatados! Esses alimentos são um veneno pra saúde e pra dieta!  Além de conter muitos corantes e conservantes, bem como “intensificadores de sabor”, são alimentos muito ricos em sódio, que causa retenção de líquidos e incha qualquer pessoa! Não resiste? Opte pelos que contém menos gordura e menos sódio, e pra saber isso é só olhar o rótulo e comparar!

14- Não passe mais de quatro horas sem se alimentar! Jejum prolongado faz o metabolismo funcionar mais lentamente, o que não é bom para a perda de peso, e faz com que, na refeição seguinte a pessoa coma mais, pois é lógico que ela vai sentir muito mais fome do que se tivesse feito um pequeno e leve lanche entre as refeições.

Esses pequenos lanches, geralmente uma fruta, uma gelatina light ou algo leve, são essenciais no projeto de perda de peso.

15- Consuma ao menos duas frutas por dia, dando preferência pelas que possam ser consumidas com casca e pelas que são menos calóricas e mais pobres em gorduras.

16- Legumes, folhas e verduras devem fazer parte do seu cardápio diário. Muita gente torce o nariz para esses alimentos, mas garanto que, sabendo preparar, sabendo “incrementar”, eles são tão ou mais gostosos que qualquer outro alimento.

17- As saladas devem ser temperadas com vinagre, suco de limão, pimenta de cominho, mostarda em grãos, alecrim e demais ervas. Nada de molhos prontos, muito menos de maionese ou creme de leite.

Sim, alguns óleos são benéficos, como o de azeite de oliva, por exemplo, só que ser saudável  é bem diferente de não ser calórico, e quem quer emagrecer tem que pensar principalmente nas calorias.

18- Gratinados, à milanesa, frito, à parmegiana, aos quatro queijos e qualquer  outra coisa que envolva queijos, gorduras, maionese e creme de leite devem ser evitados a todo custo!

19- Doces estão proibidos. Prefira gelatina diet/light, bem como frutas. Ou seja, tortas engordativas, docinhos e chocolates devem passar longe de você! Acredite, é por uma boa causa!

20- Quer um sanduiche? É claro que pode, mas faça em casa! E dá pra fazer umas versões deliciosas, viu? Pão light, hambúrguer de soja, alface, ricota  e ervas fazem milagres, garanto! O que não pode são os sanduiches de fast food e os cheios de molhos. Desses, passe longe!

21- Boas opções para incrementar saladas e sanduiches são os atuns e sardinhas em conserva, desde que sejam conservados em água e que sejam light, sem óleo e com pouco sódio.

22- Opte por carnes magras, menos calóricas, como peixe, frango e cortes magros, e os prepare sempre sem gorduras de qualquer tipo. Uma boa grelha resolve o problema! Ah, e lembrem de remover a pele do frango e TODA a gordura da carne.

23- Um lanche maravilhoso para quem mora em locais quentes são os geladinhos de suco light! Aqui em casa não falta, e o de uva é o mais gostoso! Eles têm zero calorias e geladinhos ficam uma delícia!

24- Sucos são muito saudáveis, mas não consuma açúcar (stévia é uma boa opção!) e opte pelos de frutas menos calóricas, como o limão, o melão e a melancia, que são refrescantes, pouco calóricos e deliciosos!

25- Bebidas gaseificadas, e aqui entram os refrigerantes, devem ser evitados, mesmo que sejam zero calorias, pois elas são riquíssimas em  sódio, causam retenção hídrica e dilatam o estômago.

26- Evite líquidos durante as refeições! Consumir líquidos junto às refeições leva a diluição do suco gástrico, o que dificulta o processo digestivo. Digestão lenta leva a lentidão do metabolismo, que, por sua vez, leva ao aumento de peso.

27- Corte as bebidas alcoólicas! Sim, elas possuem calorias – e muitas – e engordam! Além disso, quem toma vinho ou cerveja sem petiscar algo? Ninguém! E ninguém petisca pedacinhos de cenoura, né? Os complementos são sempre gordurosos e calóricos, o que compromete demais o projeto perda de peso!

28- Não faça compras quando estiver com fome! Quando estamos com fome, e isso já foi comprovado, optamos por alimentos mais calóricos e gordurosos.

29- Beba ao menos dois litros de água por dia! É muito importante consumir bastante água durante o dia, pois ela “engana” a fome e “limpa” o organismo, além de deixa-lo hidratado e funcionando corretamente.

30- O almoço e o jantar devem começar com um belo, leve e diversificado prato de salada. Após a salada é que você deve comer os outros alimentos, assim, você já “mata” a fome, e com alimentos pouco calóricos!

31- Não resistiu, caiu em tentação e enfiou o pé na jaca? Isso não significa que a sua dieta foi pro brejo! É só recomeçar no dia seguinte, sem ficar se culpando, porque a culpa faz com que você coma ainda mais!

32- Diet e Light não são sinônimo de “liberou geral”! Muitas vezes as pessoas acham que só porque um alimento se encontra em uma dessas categorias são de consumo livre, o que é um erro! A única coisa de consumo livre é água, todo o resto precisa de moderação, porque esses alimentos até podem ter uma redução de calorias, mas se você comer muito, vai engordar do mesmo jeito!

33- Consumo chás! Existem dezenas, senão centenas, de chás diuréticos, de chás que aceleram o metabolismo e que ajudam na queima de gordura. Os melhores são os que desintoxicam o organismo, porque liberam todo o líquido e toxina retidas.

Um que gosto muito é o de cavalinha, facilmente encontrado e super barato. Ele ajuda muito no emagrecimento, não tem gosto ruim e pode ser tomado sempre que quisermos.

34- Prefira sempre os alimentos  com um maior teor de água, já que são os que contém  menos quantidade de calorias. Se enquadram nessa categoria as frutas, os legumes e  as verduras, por exemplo.

35- Cuidado com o café! Eu sou viciada em café e, por mim, tomaria garrafas por dia, mas café só deve ser consumido, para quem quer perder peso, sem açúcar. Opte, então, por adoçantes. Dentre eles, o que mais gosto é a stévia, que é natural.

36- A última refeição do dia, a ceia, deve ser leve para que a digestão e o sono não sejam prejudicados. Pra quem costuma jantar tarde, é importante ressaltar que é preciso que essa refeição ocorra até duas  hora antes de dormir. Comer e dormir em seguida é extremamente prejudicial para a digestão e para a qualidade do sono.

37- Dieta não é punição pra ninguém, e não deve ser encarada dessa forma. Você não está se punindo ou sendo punida, você está apostando e investindo em você, que é a melhor coisa que podes fazer na vida. E, olha, dieta é uma fase interessante, porque é como se fosse uma “competição” de você com você mesmo, e isso motiva! É muito bom perder peso e saber que estamos vencendo a luta contra a balança e contra o excesso de peso.

Encarar as coisas dessa forma deixa tudo mais leve e fácil!

Claro que existem outras dicas importantes e interessantes que podem ajudar na eliminação do peso excedente, mas listei as que julgo mais importantes e espero que isso ajude!

Beijos

Ju Lopes

Tudo o Que Você Precisa Saber Para Voltar Ao Peso Ideal
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Corrida Pra Emagrecer e Secar a Barriga!
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Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

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