Todas nós envelhecemos, claro, e assim como é preciso cuidar da pele para que ela não fique com a aparência envelhecida, precisamos, também, cuidar dos cabelos para evitar esse efeito envelhecido.
Mas como fazer isso? Bom, a partir dos trinta anos (aiii, logo agora!) os fios começam a entrar no processo de envelhecimento, o que significa que ficam mais finos, mais ralos, mais frágeis e com mais frizz.
Acontece que muitos cuidados básicos, desses que a gente nem se dá conta direito, podem ajudar a retardar esse envelhecimento dos cabelos.
A coisa começa, claro, na lavagem dos fios, que por mais que a gente tente se enganar, é a base de TUDO. Um shampoo serve para quê, gente? Shampoo serve para que sejam removidos dos fios os resíduos ali acumulados. Só que quando a gente usa o shampoo, dependendo do produto e da quantidade, além dos resíduos e das sujeiras, outras substâncias vão juntas, e são substâncias de extrema importância para a saúde dos fios. Por isso, cuidado com a quantidade e a qualidade dos shampoos. Usem sempre produtos com propriedades mais hidratantes, que sejam menos agressivos e que protejam os fios.
No mais, o enxágue precisa ser perfeito, e isso significa remover todo e qualquer resquício de shampoo dos cabelos, senão eles ficarão ressecados, e isso, com o tempo, contribui para o envelhecimento dos fios.
Quando os fios estiverem molhados, seja antes, durante ou após a aplicação do shampoo ou do condicionador, o cabelo fica mais vulnerável, e por isso é preciso tomar cuidado redobrado. Um exemplo é a toalha pra enxugar os fios, que muita gente esfrega e torce no cabelo, o que fragiliza os fios e facilita a quebra.
Outra coisa é o fato de pentear os fios, que deve ser feito com pente de dentes largos, porque pente fino “quebra” o cabelo. O ideal é que os fios sejam desembaraçados ainda durante o banho, com o condicionador agindo, pois assim o cabelo fica mais “molinho”.
O ideal é deixar os fios secarem “ao ar livre”, sem o uso da chapinha e do secador, pois eles ressecam demais o cabelo. Mas, caso seja necessário, use um bom produto de proteção antes do processo e escolha um equipamento de qualidade, lembrando de não usar o jato de ar muito quente e de não deixá-lo encostar nos fios.
Protetor térmico é tipo TUDO na vida, porque cria uma proteção em torno dos fios, mantendo-os protegidos.
É bom evitar, também, tensionar demais os fios. E o que é isso? Tensionar é puxar, é prender o cabelo com coques, rabos de cavalo e quaisquer penteados que puxem os fios, pois isso pode levar à quebra deles.
Cuidado, ainda, com o excesso de finalizadores, sobretudo os que são ricos em gel, que fazem mal aos fios, já que causam ressecamento e desbotamento.
Falando em desbotamento, é essencial usar produtos que contenham filtro solar! Isso vale para quem usa tintura, para quem faz luzes e para quem tem o cabelo com a cor “natural”, pois o filtro solar protege os fios de diversas formas.
Beijos
Ju Lopes