Slackline: O Esporte do Momento!

Para quem gosta de atividade física, mas não tem muita paciência com a academia, que, convenhamos, é monótona e repetitiva, uma boa ideia é ter aulas de slackline, esporte” relativamente novo que está bombando por aqui!

Ele surgiu, na verdade, lá na década de oitenta, na Califórnia, nos Estados Unidos, como uma forma de distração que os escaladores de montanhas encontraram para passar o tempo nos dias em que subir as rochas não era propício. Assim, eles passavam o dia se equilibrando entre as correntes do Yosemity Valley, um parque nacional.

Aos poucos, o “esporte” foi se aperfeiçoando e uma corda, as que faziam parte dos equipamentos de escalada, começou a ser usada no lugar das correntes, sendo que esta foi, posteriormente, substituída por um tipo especial de fita.

O legal do slackline é que mais parece uma diversão, sabe? Ele é um esporte de equilíbrio, onde a pessoa tenta atravessar em coma de um determinado tipo de fita que é colocada entre dois pontos. É um esporte muito versátil, que pode ser praticada por qualquer pessoa, inclusive idosos, crianças e adolescentes, sendo não recomendado, apenas, para gestantes e para pessoas com problemas de labirintite, que tendem a passar mal ao praticar esse exercício.

Captura de tela inteira 20052013 201129

Treino de equilíbrio é sempre muito importante e quase não fazemos isso, porque a tendência é dar pouco ou nenhuma atenção para esse quesito, mas ele é muito importante e ajuda em diferentes graus o nosso corpo e também a nossa mente.

Para as crianças, que são mais levadas, é um divertimento, ao tempo em que se obtém muitos benefícios, porque faz a criança sair da tela do computador e se movimentar, coisa difícil nos dias de hoje. Para um idoso é um exercício de superação e confiança, já que muitas vezes ele não se sente capaz de atravessar aquela cordinha, e quando consegue, é uma sensação de autoconfiança muito benéfica nessa idade.

De modo geral, os benefícios incluem melhoria do equilíbrio, melhoria do tônus muscular dos glúteos, das pernas, do abdômen e dos braços, melhora da concentração, do raciocínio lógico, da atenção, do foco, da disciplina e também do domínio corporal. Para praticar o slackline é preciso comprar um equipamento, um kit que vem com a fita de poliéster, que é bem resistente, geralmente com 15 metros de comprimento, e uma outra fita com um elo para prender essa  fita grande. A catraca de tração garante que a fita seja presa com segurança. Além disso,  há os protetores de ancoragem, e o back up de segurança.

Monta-se o equipamento, e não é difícil,  numa altura média que vá até os joelhos, mais ou menos, e depois é só subir na fita e se arriscar nos primeiros passos! Eu tentei fazer, mas tenho labirintite e zero noção de equilíbrio, e foi um desastre, porque mesmo seguindo as dicas básicas, de manter a sola do pé toda sobre a fita e focar em um ponto fixo à frente, ficava parecendo bambu no vento, de um lado para o outro.

Beijos

Ju Lopes

Slackline: O Esporte do Momento!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment
  1. Adorei o esporte. Conheci através de amigos e simplesmente adorei o jeito divertido! \você perde calorias brincando! Bom demais….

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.