Umectação para os cabelos. Você já ouviu falar?

Que tal fazer uma umectação com óleos vegetais em todo o seu cabelo? Ah, você nunca ouviu falar nesta palavra? E nem sabe como é este tratamento? Tudo bem, não se sinta culpada! Você não é a única. Muitas mulheres não sabem o que é, nem quais os benefícios e como a umectação pode ajudar a recuperar os fios destruídos e ressecados pelas químicas e alta exposição do sol. “A palavra umectação significa nada menos que umedecer os cabelos. O tratamento deixa os fios úmidos com óleos vegetais para recuperar cada camada danificada”, explica cabeleireira Barbara Moura, técnica da marca Onduladus, do Rio de Janeiro.

E vale a pena investir e conhecer a técnica! De acordo com a profissional, o tratamento consegue restaurar todas as camadas dos fios mais ressecados e acaba com o aspecto espigado e quebradiço. “É super indicada para mulheres que têm cabelos crespos, já que a umectação acaba de vez com o frizz e consegue controlar o volume. Este tipo de fio é o que mais sofre com o ressecamento. Também podem fazer o tratamento mulheres com cabelos com químicas como tintas e procedimento de alisamento. E todas as que sofrem com o ressecamento dos fios”, explica Bárbara.

umectacao

O tratamento é feito só em salões e também é conhecido como banho de óleo. Mas não pense você que é algo nojento e banhento, não! A umectação usa pequenas quantidades de óleos vegetais aplicadas em mechas para devolver a umidade natural do fio, tratando diretamente a falta de nutrientes, brilho e sedosidade. “É como se fosse um calmante para os cabelos mais agredidos e rebeldes. Ele consegue hidratar e devolver ao cabelo o brilho e maleabilidade”, explica Bárbara.

Para o tratamento dar certo e não ter surpresas no resultado, ele deve ser à base de vegetais puros e misturados, extraídos diretamente da natureza. Alguns exemplos são: germe de trigo, sementes de girassol, semente de uva, abacate, amendoim, óleo de coco, aloe vera, jojoba, amêndoa doce e calêndula.

É bom sempre procurar um profissional para avaliar quais óleos seu cabelo precisa e a quantidade a ser aplicada. “Uma dica importante é não confundir óleos essenciais com essências aromáticas. São duas coisas bem diferentes. As essências não servem para o tratamento”, explica a cabeleireira. Se você quiser fazer em casa, procure quais os óleos indicados para o seu fio e aplique em camadas e pequenas quantidades. Ele pode ser colocado na mecha quente ou frio, sempre com o apoio de uma touca para melhor penetração.

Sobre o tempo: a profissional indica ficar com o banho de óleo nos fios sempre por uma hora. Mas é importante não atingir a raiz, para não ter oleosidade perto do couro cabeludo. Você pode passar nos cabelos secos ou úmidos, como preferir, mas sempre separando pequenas mechas. Depois, lave com água fria e penteie o cabelo com um pente de cerdas largas, de preferência de madeira. Você pode fazer o tratamento a cada 15 dias ou uma vez por mês, dependendo do ressecamento do seu fio.

Uma das dicas mais importantes que a profissional ressalta é não usar óleo mineral. Ele penetra no fio, mas não tem nutrientes necessários para hidratar o cabelo. E atenção ao rótulo do produto, amiga! Se nele tiver escrito vaselina líquida, parafina, petrolatum ou paraffinum liquidum, não compre! Isso quer dizer que ele não é puro e está misturado com outros ingredientes para render mais. Essas misturas fazem mal ao fio e não dão o resultado esperado.

Umectação para os cabelos. Você já ouviu falar?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

2 Comments
  1. OI Alê, depois de uma hora enxágüa só água com fria, ou pode lavar com xampu e condicionador normalmente?

  2. Ah…. esqueci: posso usar óleo de argan daqueles tipo reparador de pontas?

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.