Verdades e mentiras sobre cabelos

Foto reprodução

Já reparam em como existem dicas para cuidar dos cabelos, são tantas receitas, tantos truques, fora as dicas do que não fazer, que pode estragar, pode quebrar, etc…

Todo mundo (sem exceção) tem um palpitizinho pra dar, algumas por experiência própria, outras porque ouviu uma amiga dizer que a amiga da amiga fez e não deu certo (ou deu) e por aí vai…

Resolvi então fazer uma listinha de algumas coisas que as pessoas dizem por aí e pesquisar pra saber se são verdades ou mentiras. Segue a lista:

1 – Muitas pessoas acreditam que as fases da lua tem grande influência sobre as madeixas, cortar na fase minguante faz o cabelo minguar, cortar na fase crescente ajuda a crescer, cortar na fase cheia aumenta o volume; mas na verdade isso é uma mentira, as fases da lua não têm nenhuma influência sobre as madeixas.

2 – Dizem que aqueles cortes feitos com navalha estragam bastante os fios, mas essa é outra grande mentira, o que faz com que os fios pareçam espetados ou arrepiados são lâminas cegas ou mesmo cabelos com colorações mais claras e super alisados, que ajudam a acentuar o efeito.

3- Tenho os cabelos super oleosos e sempre achei que lavar todo dia estragava, aumentava a queda, deixava mais ressecado, ou seja, acabava com meus cabelos, mas esses e outros receios também não passam de mitos, lavar todos os dias deixa tanto o couro cabeludo quanto os fios sempre saudáveis e cheios de vitalidade.

4 – Algumas pessoas costumam usar condicionadores comuns no lugar de cremes sem enxague achando que o efeito é o mesmo, mas isso só faz é acabar com a saúde dos fios, os condicionadores, quando não são retirados por completo, acabam queimando as madeixas e acentuando problemas como caspa e queda. Ou seja, outra mentira.

5 – E agora uma grande verdade, cortar as madeixas com frequência ajuda no crescimento, além de manter as madeixas livres de pontas duplas e ressecadas. O ideal é de três em três meses dar uma aparadinha, tirar pelo menos três dedinhos, os cabelos vão crescer mais rápido, fortes e lindos.

Assim como as minhas espero que tenha esclarecido algumas dúvidas de vocês também.

Beijos

Lili Nascimento
E-mail: aline@patricinhaesperta.com.br

Verdades e mentiras sobre cabelos
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

8 Comments
  1. Essa ultima ai é mito, os cabelos quando cortados ficam mais bonitos e fortes, mas isso não quer dizer que vão crescer + rápido, ja vi vários dermatologistas e especialistas dizendo isto

  2. a ultima é um grande mito,o corte não faz o cabelo crescer mais rápido,apenas o deixa mais bonito,sem pontas

  3. oi Lili, em relação ao item 3, quanto a lavar os cabelos todos os dias, realmente prefiro não fazer, acho que no meu caso resseca, pois, como tenho luzes, parece que a química do shampoo (todos os dias) resseca ainda mais; quanto ao item 5, acho que não é que quando se corta os fios os cabelos crescem mais, acho que é porque são tiradas as pontas duplas e secas, aí a aparência além de melhorar, os cabelos crescem mais bonitos e as pontas estragadas não atrapalham mais o crescimento saudável. O resto eu concordo, acho por ex. em relação ao item 1, já vi muita gente esperar a lua crescente para cortar com medo que os cabelos não crescessem mais, e não tem quem fizesse essas pessoas cortarem na fase minguante, ja vi cabeleleiro tentando convencer uma cliente uma vez que não tinha nada a ver, e tal, e lá se foi muita conversa, rs, rs, e nada. Bjos.

  4. Concordo com algumas, mas a última ai tbm não apoio, não tem como vc cortar o cabelo a cada três meses, três dedos e eles crescerem, na lógica nosso cabelo cresce a cada mês 1 cm, ou seja esses três dedo que for tirar eh justamente o crescimento do cabelo, quer dizer que sempre ele vai ficar na msm altura de antes, não vai sair do lugar, agora irá manter o cabelo mais bonito pelo fato de não ter pontas duplas, e não recuperar, corte não influência na saude do cabelo e sim na aparência, um cabelo que esteja com problema de quebra nunca será recuperado por apenas um “corte”. Como disse o corte ajuda na aparência do cabelo e não na saúde.
    Não sou especialista no assunto, mas pesquiso muito e já trabalhei na área.

  5. A última eu tb não concordo, meninas! Beijos.

  6. Priscilla Ferreira disse:

    A último também é mito, porque o crescimento vem da raiz e não das pontas do cabelo.

  7. Lili, meu cabeleireiro me disse que quem faz alisamento não pode cortar à navalha, porque isso prejudica os fios. Quando você alisa, faz uma modificação na estrutura do fio e o corte navalhado quebra a nova estrutura criada pelo alisante. Resultado: pontas triplas, quadruplas, quintuplas… e por aí vai rs. Fiz no meu com um mau profissional e levei esporro do meu cabeleireiro atual rsrs. Aí so recupera com corte.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.