Xampu, para que te quero?

Quando se fala em xampu, logo se pensa em um produto comum que tem a função de lavar os cabelos e retirar todos os resíduos contidos nos fios, certo? Não, amorzinhas, está errado! Essa é apenas umas das funções do xampu, você já reparou que uns são diferentes dos outros? Repare além da embalagem bonitinha, perceba que a textura se diferencia.

Se você é daquelas que investe pesado em máscaras de tratamento e não dá a mínima atenção para o xampu, saiba que está cometendo um erro gritante, afinal, ao escolher o xampu errado para usar em suas madeixas, todo o resto do processo pode estar comprometido.

De fato a função principal do xampu é eliminar as impurezas contidas nos fios, sendo item indispensável na limpeza do couro cabeludo, já que ele é o local oleosidade natural do cabelo fica mais concentrada. Mas não vale exagerar lavando várias vezes seguidas, acreditando que desta forma o cabelo ficará mais limpo e menos oleoso. O que acontece na realidade é totalmente diferente, o fato de exagerar na limpeza acaba ressecando os cabelos e incitando a produção de óleos naturais, aí a situação se torna crítica.

Conheço uma pessoa que usa o xampu seis vezes consecutivas, sim, eu também me assustei com a quantidade. Ou seja, enquanto nós recomendamos duas lavagens, ela utiliza o produto seis vezes porque acredita que dessa forma o cabelo fica bastante limpo.

tipos_de_shampoos
Xampu para que te quero?

Pare de acreditar que os xampus são todos iguais, esse produto pouco valorizado pode exercer grandes efeitos em seus cabelos. Ele é o único que toca o couro cabeludo de fato, à exceção dos tratamentos, os demais são aplicados somente do meio para as pontas. Portanto, quando o couro cabeludo é bem cuidado, recebe produtos adequados e com qualidade, o resultado são fios saudáveis e bonitos, daí a importância.

É preciso haver um equilíbrio entre a quantidade de lavagens nem mais nem menos. Nosso cabelos está sempre exposto aos fatores externos, por isso além da oleosidade, há também outras impurezas que precisam ser retiradas. Para que a limpeza seja realizada com eficácia a recomendação é repetir a operação duas vezes, uma vez que existem barreiras que impedem a ação de qualquer produto, por isso a primeira é só para retirada da sujeira. Já na segunda, o produto consegue penetrar nos fios com facilidade e começar o tratamento para o qual foi desenvolvido. Alguns profissionais indicam a utilização de um produto mais em conta na primeira lavagem, já que o motivo principal é só retirar as impurezas, assim aquele seu produto bafo não vai para o ralo à toa.

A cada dia surgem novos produtos na prateleira, a indecisão cresce ainda mais nessa hora. Mas é perceptível que a tendência está voltada para os xampus que tratam enquanto realizam a limpeza. Ainda acha que todos eles são iguais? Vem com a gente, vamos te provar que há diferença sim!

Xampu transparente

Esse produto é transparente, mas algumas versões recebem intervenção de cores, como por exemplo, os xampus da Johnson’s, geralmente são amarelos, verdes ou rosa. Porém continuam com uma aparência transparente. Em comparação com os outros tipos, esse limpa com mais afinco do que a maioria das outras versões, isso acontece porque ele possui menos ativos hidratantes que os perolados e cremosos.

É ideal para cabelos tendentes à oleosidade porque são mais eficazes na retirada tanto de óleos quanto de impurezas, mas essa afirmação não vale para todos os produtos. A forma como estou utilizando ultimamente está dando super certo, uso o xampu transparente na primeira lavagem. Comprei um baratinho, prefiro os que possuem frutas cítricas, tenho a impressão que funcionam melhor no meu cabelo. Já na segunda me jogo em um xampu balm, aquele perolado, sou do tipo que adora unir o útil ao agradável, então para que melhor do lavar e tratar ao mesmo tempo? Ultimamente utilizo o Absolut Repair da L’Oréal, amo!

tipo-xampu-2

Xampu perolado

São muito fáceis de identificar, possuem alguns brilhos na composição, chegando à uma textura meio cintilante. Se encaixa bem no nível intermediário, entre o transparente e o leitoso. A grande maioria se propõe à uma limpeza mais leve, não agridem os fios por conta dos ativos condicionantes presentes na composição. Por conta do mesmo motivo não realizam uma limpeza com mais intensidade, acho que fica devendo um pouco neste quesito. Se você tem cabelos normais ou secos, pode apostar neste aqui! Enquanto as donas de cabelos oleosos devem ficar com o transparente.

Xampu leitoso

Mais comuns nas versões de tratamento, por isso são mais específicos. Eles apresentam baixo teor de limpeza, o que o torna pouco recomendável para cabelos oleosos, na maioria dos casos. Geralmente eles aparecem nas sessões masculinas ou nas que oferecem soluções para problemas com a caspa, mas também está presente em alguns específicos para cabelos coloridos ou ressecados.

Xampu antirresíduos

Ele é super potente, tem uma ação power por conta dos compostos que limpam profundamente. A intenção aqui é só limpar e nada mais. O xampu antirresíduo possui um pH alcalino e por isso consegue agir com intensidade, deixando todas as cutículas do cabelo abertas. Esse não é do tipo para levar sempre, há contraindicações, principalmente para as mulheres que têm progressivas nos fios. Além disso, cabelos secos ou ressecados devem se manter distante, a regra é utilizar somente antes de alguns tratamento que necessite de uma limpeza profunda.

Quem faz muito uso de finalizadores como mousse, leave-in, protetor térmico, óleos e afins, deve utilizá-lo a cada 15 dias, caso utilize muitos produtos, se não, o período indicado é a cada 30 dias, assim os resquícios que ficam impregnados nos fios serão eliminados com bastante eficiência. Em casos de tratamentos como reconstrução, por exemplo, é ideal fazer uso dele para que o produto tenha total acesso ao interior da fibra capilar, dessa forma o resultado é ainda mais evidente.

A melhor forma de saber qual é o mais indicado para o seu tipo de cabelo é experimentando. Não existe outro método mais eficaz a não ser esse, com o tempo você vai saber o que se adapta melhor às suas madeixas!

Beijos, amorzinhas!

Neny Bertini

Xampu, para que te quero?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kemilly Bertini

Jornalista, comunicativa, pura energia. Apaixonada pelo universo feminino, dar dicas sobre beleza, moda, cabelos, maquiagem sempre foi seu maior hobby e ajudar mulheres a descobrirem a melhor versão de si mesmas é um dos seus prazeres.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.