Categories: Comportamento

Síndrome de Fim de Ano

Oi meninas!

Sempre que chega o fim do ano, fico me sentindo angustiada, ansiosa, cansada, para baixo, sem energia e com uma sensação de que o ano passou e eu não fiz nada. Vocês também se sentem assim? Se sim, não se preocupem: a tal Síndrome de Fim de Ano é bem mais comum do que pensamos.

A ISMA-BR, que é uma associação internacional que estuda o estresse, realizou uma pesquisa com 678 pessoas, de 25 a 55 anos, de ambos os sexos e economicamente ativas, e mostrou que 80% delas tem seu nível de estresse maior no final do ano. Isso acontece por que nesse período do ano sempre há um aumento de atividades, como gastos adicionais, compras em ruas lotadas, trânsito de matar, prazos para entregar relatórios, listas de presentes, festas a ir, contas a pagar…

E há também o chamado balanço anual, que é quando paramos para pensar em tudo que fizemos, se cumprimos nossas metas, o que deixamos a desejar, por que não deu tempo de fazer tudo que planejamos no início do ano, pensamos nas palavras que deveríamos ter dito, os erros que cometemos… Ai, já viram o resultado né? Aumento de estresse, sensação de culpa e insatisfação, cobranças internas e externas, sensação de que o tempo está correndo e você está muito lerda.

Assim, a Síndrome de Fim de Ano é caracterizada por sentimentos de ansiedade pelo ano que está por vir, e de frustração pelo que passou. É quando avaliamos tudo que fizemos e quando traçamos novas metas a serem cumpridas no ano seguinte, trazendo muitos conflitos interiores que nem sempre conseguimos lidar. É também quando sentimos tudo mais intensamente, a saudade dos entes que se foram fica maior, dos amores perdidos, das oportunidades que não foram agarradas…

Fim de ano também é a época dos excessos, em que costumamos exagerar na comida, na bebida e nos gastos; é também nesse período que costumamos refletir sobre nós mesmos e, muitas vezes, por não gostar do que vemos, ficamos tristes, sem saber se é normal se sentir tão deprimido numa época que deveria ser cheia de brilho, realizações, alegrias e comemorações. Na verdade, essa tal síndrome é MUITO comum e está presente em nossas vidas, e é exatamente por isso que devemos aprender a lidar com esses sentimentos que vêm e vão a cada novo fim de ano que chega.

Eu tenho a terrível mania de fazer planos grandiosos e sequer me toco que a maioria deles demandam muito tempo – e não apenas 365 dias – o que me deixa sempre com a sensação de que não fiz nada, quando na verdade fiz o que pude, de acordo com o que eu tinha e onde eu estava. O importante é pelo menos estar sempre tentando, né?

Amanhã vou postar algumas dicas de como lidar com a Síndrome de Fim de Ano e vivenciar novos sentimentos nessa época, tá?

Beijos!!

Amanda (Amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Síndrome de Fim de Ano
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Dicas de como lidar com a Síndrome de Fim de Ano
Auto-sabotagem
Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Postagens recentes

Transport Benefícios, Como Usar, Quantas Calorias Queima

Amores, hoje vou falar pra vocês do transport (elíptico), quais seus benefícios, como usar e quantas calorias queima. Esse é…

2 dias atrás

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

3 dias atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

4 dias atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

6 dias atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

1 semana atrás

Shampoos Para Cabelos Oleosos: Os Melhores

Cabelo oleoso é um problema, não é mesmo? Só quem sofre com oleosidade sabe como é difícil o dia a…

2 semanas atrás