Por incrível que pareça, fazer um jardim vertical pode ser bem fácil, dependendo do material escolhido.
Os mais simples e fáceis são os de fibra de coco, vasos meia lua e treliças.
Para quem quiser fazer com fibra de coco, basta comprar a base pronta, que já vem com os vasinhos acoplados. É preciso impermeabilizar a parede, já que a água vai escorrer, e depois parafusar o painel na parede. Daí é só colocar nos vasinhos as plantas de sua preferência.
As treliças, que podem ser de madeira, alambrado ou de ferro. O alambrado já vem tratado para aguentar sol e chuva, mas os demais materiais precisam ser “tratados”. É só chumbar a treliça na parede e colocar vasos meia lua, que já vem com os ganchinhos próprios para serem fixados.
Quem não quiser ter trabalho pode, ainda, usar os vasos meia lua, que devem ser colocados diretamente na parede e fixados com ganchinhos ou parafusos.
Em todo caso, a parede tem que ser impermeabilizada para receber o jardim vertical.
Na hora de escolher as plantas, observe se o local fica muito exposto a sol e chuva, e se você tem disponibilidade de tempo para cuidar e regar todos os dias.
Em áreas mais abertas e locais mais quentes, as plantas mais indicadas são as russélias, as ripsales, bromélia, begônia, orquídea, sanambaias e avencas.
Eu prefiro plantas que não cresçam muito e que tenham flores, de preferência coloridas.
Outra coisa importante é o adubo, porque tem que comprar terra adubada para que a planta cresça saudável. Além disso, lembrem-se de colocar a planta um pouco inclinada para fora, pois assim elas não crescerão paralela à base.
Beijos
Ju
@JuLopesL / [email protected]
https://www.facebook.com/JuLopesPE