Dia desses me perguntaram por aqui qual era a minha opinião sobre alimentos transgênicos, e como eu sempre falo demais, resolvi transformar a resposta em post.
Os alimentos transgênicos nada mais é que um alimento geneticamente modificado, onde propriedades de outros seres vivos, como bactérias e fungos, são introduzidas nas plantas, levando-as a funcionarem como inseticidas naturais.
Com certeza há vantagens para o produtor, pois a produção aumenta e custo cai, mas até que ponto isso é interessante para nós, consumidores? Eles alimentos comprometem ou não a nossa saúde?
De tudo o que li até hoje, percebo que não há consenso sobre o tema, o que e comum quando a gente coloca junto dinheiro, ética (ou falta de) e interesses diversos.
Na verdade ainda não deu tempo de se analisar os seus efeitos no organismo humano, de forma que a ingestão desse tipo de alimento pode ser perigosa.
Além disso, há a questão ambiental, pois não se sabe qual o impacto disso no meio ambiente.
Há o risco do surgimento de superpragas e de poluição genética, que podem ameaçar o futuro da agricultura.
Além disso, eles podem afetar e impactar de forma irreversível a vida microbiana no solo
A comercialização de alimentos transgênicos é proibida no Brasil sem a indicação no rótulo, mas como importamos muitos produtos, há um risco enorme de estarmos consumindo alimentos transgênicos sem saber.
Isso é um absurdo, assim como o fato de não ser obrigatório constar na rotulagem do produto que ele é transgênico, porque nós temos direito de saber o que estamos consumindo!
Então, o meu posicionamento é o seguinte: enquanto não existem estudos que atestem a segurança e a ausência de riscos a longo prazo, tanto para nós como para o meio ambiente, eu não acho viável o consumo de transgênicos e não indico pra ninguém!
Beijos
Ju
julianalopes@patricinhaesperta.com.br
https://www.facebook.com/JuLopesPE