Como É A Alimentação dos Veganos?

Tenho lido algumas coisas sobre a dieta vegetariana e a dieta vegana, e nessas buscas por artigos informativos encontrei muitas respostas interessantes.

Na verdade, tinha muitas dúvidas sobre o veganismo e, sim, tenho pensado muito em ter uma dieta regada a alimentos de base vegetal, por questões de saúde, de consciência e de sustentabilidade. Virei eco chata? Nada disso, só tenho tentado fazer o melhor para o meu organismo, tão maltratado, tadinho, ao longo desses trinta anos, porque né, eu só como “porcaria”!

Mas o que seria, afinal, o veganismo?

O veganismo é, segundo definição própria, uma postura ética que tem por base evitar o sofrimento dos animais, o que, em ultima análise, significa o não consumo de nenhum tipo de produto de origem animal, e isso inclui carnes de todos os tipos, gelatina, ovos, lanolina, lã, couro, seda, pele de animais e camurça, por exemplo.

Muitos entendem o veganismo como a base moral pela luta dos direitos dos animais, o que não deixa de ser uma verdade, mas o veganismo vai além, é uma opção por uma vida saudável, e isso inclui saúde física, moral, ambiental e social.

Captura de tela inteira 21042013 183513

E o Que Comem os Veganos?

A alimentação dos veganos é basicamente vegetal, e isso inclui grãos, cereais, legumes, nozes, frutas, feijão, “carne” de proteína vegetal, dentre outras coisas.

Se antes a alimentação era mais restrita, a coisa já evoluiu e pode encontrar inúmeros alimentos que respeitam os princípios veganos e são interessantes ao nosso paladar, como massas, burritos, além de dezenas de carnes e laticínios feitos com produtos de origem vegetal, como salsichas, queijos, hambúrgueres e sorvetes.

O Que Vestem Os Veganos?

O veganismo, como postura ética na defesa dos animais, evita determinados tipos de tecidos e materiais, que são, obviamente, originados de animais. Quais tecidos e materiais são esses? Couro, lã, seda, camurça, por exemplo. A preferência é por peças em cotton, acrílico, couro sintético, e alguns tecidos inteligentes que vêm sido desenvolvidos há algum tempo.

Outros Fatos

Além dos alimentos e das roupas, os veganos ficam de olho em outras áreas, em todas, aliás. Nos produtos domésticos e de beleza são vedados o uso de cera de abelha, carmim, mel e lanolina, bem como os produtos testados em animais.

Há quem siga uma alimentação vegana e não use produtos testados em animais, mas não evite produtos de origem animal em roupas e bolsas, por exemplo, e isso depende da escolha de cada um.

Muitas pessoas, quando decidem se tornar veganas, começam aos poucos, eliminando uma coisa de cada vez até conseguir alcançar as metas que estabeleceu para si. Outros, ao contrário, fazem isso de vez e mudam completamente a vida de forma não gradual.

Achei tudo bastante interessante, mas acho que ainda falta muita informação, porque, na verdade, eu mesma me sinto meio “Macabéia”, meio ignorante em relação a isso, pois tinha uma visão totalmente diferente da coisa toda.

É bom saber que tanto o veganismo quanto o vegetarianismo estão cada vez mais em evidência, que mais e mais produtos são lançados para esse público, porque, em última análise, isso significa menos sofrimento para os animais, o que é o mais importante.

Beijos

Ju Lopes

Como É A Alimentação dos Veganos?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.