Como Tratar a Obesidade?

Embora muita gente não a considere como tal, por falta de conhecimento mesmo, a obesidade é uma doença, e das mais perigosas. Suas causas são muitas e o seu tratamento envolve diversos fatores.

Sabe-se que a obesidade é uma doença inflamatória que está relacionada a distúrbios alimentares, disfunções hormonais, herança genética, sedentarismo e, também, a problemas psicológicos. Dessa forma, para tratar uma doença que envolve tantos fatores, é preciso um verdadeiro time com especialistas das mais diversas áreas, incluindo nutrólogos, nutricionistas, endocrinologistas, psicólogos e educadores físicos.

Todo mundo sabe que para perder e manter o peso perdido é preciso fazer uma reeducação alimentar e investir na atividade física. Até aí, tudo certo. O problema é que uma coisa é excesso de peso, e outra, bem diferente, é obesidade. Obesidade é doença e como doença deve ser tratada. Ninguém é obeso porque não tem disciplina ou força de vontade. O buraco, pra simplificar, é bem mais embaixo, porque a medida que você engorda, seu organismo muda, seus hormônios mudam e cada vez mais você sente mais fome, uma fome que, a princípio, deve sim ser controlada com remédios.

Captura de tela inteira 22072013 191012

Alguém já tratou diabetes com força de vontade? A lógica aqui é a mesma, o que diferencia é que qualquer doença é encarada como doença, e obesidade é encarada como “falta de vergonha na cara”, gulodice e coisas do tipo.

Claro que a adoção de hábitos saudáveis é essencial, mas, na absoluta maioria dos casos, isso só é possível com apoio medicamentoso, e tentar negar isso é querer negar a realidade, o que é absurdo.

Também não adianta só tomar remédios, sem mudar os hábitos, porque o remédio tem que funcionar como um suporte, uma base para a mudança de hábitos. Ele vai ajudar, vai servir, de certa forma, como uma bengala, mas você vai precisar, depois de algum tempo, andar sozinha, e quem fica dependente de remédio e não investe na reeducação alimentar e mental, vai engordar tudo de novo!

Cuide da Sua Alimentação

O básico do básico para controlar a obesidade é reequilibrar a alimentação e isso não é nada fácil! Se a alimentação é desequilibrada, e quase sempre é, o excesso de peso será crescente e a menos que uma reeducação alimentar e mental seja feita, nada vai funcionar, nem remédio, porque muitas vezes a pessoa não come porque está com fome, mas sim para sanar a ansiedade, as angústias, as tristezas, as desilusões, dentre outras coisas.

Captura de tela inteira 22072013 191006

Mas, tudo começa pela adoção de novos e saudáveis hábitos. Há que se estabelecer um limite máximo de calorias a ser ingerido diariamente, e é preciso que esse limite seja respeitado, já que, via de regra, o obeso consome muito mais do que seu organismo necessita e tem condições de “queimar”.

Reeducação Mental: O  Controle da Ansiedade

Tratar a obesidade não é só reduzir porções e reaprender a comer. É preciso reaprender a “pensar”, é preciso pensar como magro, é preciso controlar a ansiedade. É a ansiedade, na maioria das vezes, que causa a compulsão alimentar, grande responsável pela obesidade.

A primeira coisa que a pessoa precisa aprender é a não engolir os seus problemas, as suas frustrações e os seus medos, mas sim coloca-los para fora e trata-los.

O tratamento emocional é de fundamental importância para o sucesso no tratamento da obesidade, porque não adianta tratar apenas o organismo se a mente continua com os mesmos problemas, já que, mesmo que você emagreça, eles persistirão e, cedo ou tarde, voltarão à tona!

Escolha Alimentos Saudáveis!

A contagem de calorias é essencial para o emagrecimento, mas não é só isso, porque elas não podem ser calorias vazias, nutricionalmente pobres. As calorias ingeridas precisam ser “balanceadas”, e você precisa ingerir fibras, carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais para que o organismo funcione como se deve.

Consumir 1200 calorias em um dia, e tudo isso ser de fast food, é dizer, gordura, açúcar  e sódio, não é nada bom, porque isso não é reeducação, você não está reaprendendo a comer, você não está dando ao seu corpo o que ele precisa.

Seu prato precisa ter saladas, legumes, frutas, cereais integrais e todos os outros alimentos saudáveis, que, ressalte-se, garantem o que o organismo precisa, saciam e não te deixa passar fome!

Captura de tela inteira 22072013 190959

Diga Não Ao Sedentarismo!

É fato que a mudança na alimentação emagrece infinitamente mais que a prática de exercícios físicos, mas eles são indispensáveis na perda de peso!

É preciso que a pessoa se motive a fazer exercícios variados, como os aeróbicos, para queima calórica, e a musculação para que o corpo passe a queimar mais calorias em repouso, o que ajuda muito na eliminação do peso excedente. Além disso, essa combinação de exercícios é uma arma poderosa no combate a várias doenças relacionadas à obesidade, incluindo a síndrome metabólica e o acúmulo de gordura no fígado.

Dessa forma, invista sim na atividade física, preferencialmente sob a supervisão de um profissional competente, pra direcionar e orientar o treino da melhor maneira possível.

Não Cometa Os Mesmos Erros!

Emagrecer é gostoso, é motivante, proporciona prazer. Prazer de se ver e sentir mais bonita, prazer de saber que as pessoas estão notando, prazer de ser elogiada… Mas, quando emagrecemos, isso “acaba”, e é comum que relaxemos um pouco. Só que isso não pode acontecer com quem  já foi obeso, porque a tendência é que, aos poucos, sem que a pessoa perceba, os antigos hábitos voltem com força, e, com isso, tudo o que a pessoa perdeu de peso acaba, lentamente, voltando. Ou seja, após o emagrecimento, é preciso disciplina e foco!

Aqui, a dica é continuar seguindo um cardápio equilibrado e não parar com a atividade física de jeito nenhum! Claro que, vez ou outra, a pessoa vai cair em tentação, e isso é normal e esperado. O que se faz depois disso é “compensar” os exageros no dia seguinte e seguir com a sua dieta de manutenção de peso normalmente.

Isso é o que faz com que o peso perdido não seja recuperado.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida, é só perguntar!

Beijos

Ju Lopes

Como Tratar a Obesidade?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.