Dicas Para Ganhar Peso – Parte 1

Bonito isso né? Enquanto eu tô aqui suando para perder peso tem um monte de gente querendo engordar, acreditam nisso?

Já havia prometido isso pra Bubi, que é uma seguidora super fofa aqui do Patricinha Esperta, e para outras meninas, mas nesses último dois meses eu estava tão focada em emagrecer – ainda estou- que qualquer coisa que me lembrasse a palavra engordar se transformava em inimigo íntimo!

De engordar eu entendo, e acho muito fácil, mas o que acontece é que para as meninas magrinhas ganhar peso pode ser tão ou mais difícil do que perder peso.

O grande responsável por isso é o METABOLISMO, que no meu caso simplesmente resolveu encarnar o bicho preguiça!

Além do metabolismo, ganhar ou perder peso é questão de, como disse Dra. Nathália Figueirêdo, fazer conta, porque o peso é o produto final do que a gente ingere e gasta.

Mas ao contrário do que muita gente pensa, não basta sair atacando tudo quanto é guloseima para ganhar peso. Sim, é preciso ingerir uma quantidade maior de carboidratos e aumentar o número de calorias ingeridas durante o dia, mas isso precisa ser feito de forma a abarcar todos os conceitos de alimentação saudável, porque ser magro não significa estar imune a doenças coronarianas, colesterol alto e diabetes, por exemplo.

Então, é preciso aumentar o consumo calórico, mas com alimentos saudáveis. Além disso, o uso de suplementos pode ser de grande ajuda, mas isso deve ser determinado por um nutricionista. Dessa forma, embora eu vá sugerir alguns suplementos, é um nutricionista quem deve prescrever e acompanhar o uso, já que só ele pode determinar qual suplemento é indicado para qual caso, de acordo com as necessidades do seu organismo e do seu estilo de vida.

Confiram as dicas:

1- Aumente o consumo de carboidratos

Fazendo uma comparação bem tosca: quando se quer engordar o gado aumenta-se o consumo de grãos e farelos,que são carboidratos,  certo? Com gente o princípio é o mesmo, portanto aumentem o consumo de carboidratos como batatas, pães,  arroz, mel e massas.

2- Consuma frutas calóricas

As frutas mais calóricas são o coco, o açaí e o abacate, sendo que a manga e o caqui também oferecem umas quantidade razoavelmente alta de calorias.

O abacate contém fibras, prebióticos, aumenta o bom colesterol, combate o colesterol ruim e é rico em ômega , a gordura do bem.

Todas essas frutas são fonte de vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo e devem ser ingeridas em até cinco porções diárias.

3- Consuma sementes oleaginosas

Acrescente na sua dieta porções diárias de castanhas, macadâmia, castanha-do-pará, nozes, amêndoas, dentre outras sementes oleaginosas, que aumentam o consumo calórico de forma saudável.

4- Fracione as refeições

Essa é uma dica engraçada porque quando estamos tentando emagrecer a primeira coisa que falam é justamente para fracionar as refeições, né?

Recentemente li  uma entrevista em que a pesquisadora  Zoe Harcombe, da Universidade de Cambridge, afirmava que fracionar refeições engorda.

A explicação dela é bastante coerente, já que, segundo ela, para o corpo queimar calorias é preciso queimar triglicérides, e o corpo só fará isso se não  houver carboidratos, glicose e glicogênio disponíveis. É dizer, o corpo só fará isso se estivermos em jejum, por isso, nas palavras dela “a menos que você queira ficar do tamanho de uma vaca, pare de ruminar o dia todo” . Adoroooo a sutileza das pessoas, adoro. Hehehe

Fui pesquisar e vi na revista Super Interessante que a Organização Mundial de Saúde diz que não existem evidências de que fracionar as refeições ajude a emagrecer,  e sim o contrário, pois esse hábito leva a um descontrole nas refeições intermediárias.

Para a OMS, não há evidências de que fracionar as refeições diminua o risco de engordar. Ao contrário: o hábito faz com que você perca o controle nas refeições intermediárias.

Então, quem quer engordar deve fracionar as refeições em seis e fazer vários lanches durante o dia com cereais, frutas secas, sementes e frutas como o abacate.

Por hoje é só, mas amanhã tem mais dicas, certo?

Beijos

Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

Dicas Para Ganhar Peso – Parte 1
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

Dicas Para Ganhar Peso - Parte 2
Emagreça Com Puntia Vera
Tags:

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

16 respostas para “Dicas Para Ganhar Peso – Parte 1”

  1. Alessandra disse:

    Adorei as dicas ,
    eu sou do grupo das que querem engordar,mas com saúde é claro!!!
    Parabéns por estar pensando em todos os casos!!!

  2. Line disse:

    Olá, amei a matéria…. Eu era magrelinha tb, 1,65 de altura e pesava 49 kg, aí conheci a abençoada musculação!!! No primeiro ano já pesava 56 kg, faz 6 anos que eu pratico musculação e hoje peso 64 kg ( corpo panicat como sempre sonhei rsrs ), porém são músculos que pesam mais que gordura. Mas temos que se atentar a alimentação, como na matéria diz, comer a cada 2 ou 3 hrs porções saudáveis, não qualquer porcaria tipo bolacha recheada, salgadinhos ( affff ae vira gorda e não gostosa ) Se a pessoa quer ficar com corpão deixo meu depoimento por experiência própria, não só aumentar a alimentação, pois vc só aumentará seu peso mas td vai ficar mole ( pavoroso ) mas tem que praticar exercícios físicos, suplementar com responsabilidade procurando um nutricionista, assim ficará com o corpo dos sonhos de todas as mulheres (e homens rs) sem gordura porém com mais volume. Fica a dica!!!

    beijos

  3. Deisiane disse:

    Nossa, quanta felicidade quando eu vi esse post rsrs
    Eu também sou do time das magrelas, tenho 1 75 de altura e peso só 52 Kg, isso me entristece tanto 🙁
    Já fiz acadêmia por alguns meses, mas infelizmente não pude continuar, faculdade, trabalho e família estão consumindo todo meu tempo. Porém já estou me programando pra voltar a malhar o mais rápido possível.
    Jú obrigada pelo post, eu amei muuuito.
    Bjinhus =*

  4. Luciana Cardoso disse:

    Finalmente um post que é a minha cara, a maioria só falam de emagrecer, emagrecer, mas se esquecem das magrelas que precisam de uns quilinhos extras(meu caso), adorei a matéria, precisava de umas dicas pra ver se consigo pelo menos algumas gramas, e vou conseguir e manter minha saude!!!

  5. Crislaine Job disse:

    Mais uma pro time das magrelinhas o/
    Eu tenho 1.53 e peso 46.400 kg
    Ahh que tristeza.. algumas pessoas tentam me animar dizendo: você tem bundinha empinada, você tem cinturinha etc!! Mais eu sinto que sou magra de mais!
    Estou frequentando nutricionista mais não adianta, tenho dificuldade pra me alimentar bem e com qualidade! Só como besteira e fora de hora! Não gosto muito de comida mais amo doce =[
    Estou com carência de vitamina D ! Péssimo isso…
    Ontem mesmo minha nutricionista me recomendou suplemento pós treino ( musculação) e vou empenhar na musculação, já que na alimentação está difícil, principalmente pela falta de tempo…
    Beijosss!!

  6. Lanna disse:

    – É verdade eu aqui ralo pra ganhar uns kilinhos mais ta dificio…
    Gentee eu faço de tudo mais tudo mesmo pra ganha uns kilo mais ou eu fico com o msmo pesoo ou eu emagreço ve se pode ¬¬’
    Gordinhas vamos fazer o seguinte doa uns kilinhos para nos por favor rs’
    Bjus ;*

  7. elen disse:

    Adorei o post!também sou magrela 157m e 46k, não saio mais dos 46k eu acho que só a musculacão, olha que como bastante!mas quero ter um bumbum daqueles rs!queria ter volume rss!

  8. Dayara disse:

    Obrigada por pensar nas magrelinhas. Estou muito feliz com esse post. É ótimo esse seu blog. Parabéns 🙂

  9. Simone disse:

    Olá Meninas ! Também sou do time das magrelas, e já até pensei em fazer simpatia rs

    Tenho 1.65 e peso 50kg cravados, dificil engordar 1kg se quer

    Sempre tive raiva das minhas pernas finas, também estou com planos de fazer musculação… só não começei ainda pq acho que deve se ter bastante dedicação.

    Boa Sorte a todas

  10. Liliane disse:

    Adorei o post!
    Eu só como besteira tentando engordar :/ estava com 39kg, comecei a fazer musculação e consegui engordar 2kg, não fui mais por falta de companhia, vou tentar seguir suas dicas, comer frutas caloricas, adoro abacate vou me acabar nele rsrs.
    Ah tenho 1,56m
    Beijo e aquardo mais dicas (sigo por email 😀 )

  11. isadora disse:

    Nossa, eu estava esses dias pensando que ninguém pensa que as magrelas também tem dificuldade com peso, a diferença é que queremos ganhá-lo.
    Sempre recebo emails com os posts de vocês e quase nunca comento. Aí quando eu vi esse quase não acreditei. Muito bom!
    Eu tenho 1.65, peso 49kg e só quero mais 4kg, mas é tão difícil! rs
    Mas eu ainda consigo!

  12. Adorei as dicas, vou caloca-las em pratica hj mesmo!! Iuuupiiii…

  13. Bubi Rodrigues disse:

    Aaaaaa Ju, sua lindaa!!!
    Nem acreditei qnd vi meu nomee no seu post, eh q tava me faltando tempo pra comeentar, mas estou eu akii ligando p todas as mnhas amiigas, tipo uma celebridaade agoora uhuul meu nome ta no PE!
    Ameei o post, to animadissíma e precisando mesmo de uns quilinhoos pra ficaar linda pro meu casório!

    Parabéns!!
    Bjoo!

  14. claudia disse:

    tenho 1.68 de altura e pesava 58kg. hj peso 72kg, muito bem distribuidos. sou mtuuuu elogiada pelos meus “ATRIBUTOS”!
    segredo… comecei tomando BUCLINA e COMPLEXO B(juntos). estou otima. e nao tenho nada de barriga.todos dizem que eu estou mtu melhor. e eu recomendo essas vitaminas. as duas juntas saem por + ou – uns 20 reais. obs.: elas dao mta fome. mas vale apena… boa sorte pra vcs…;-D

  15. ótimo, agora sim ganho os dez quilos que tanto sonho.
    vou deixar a preguiça de lado e fazer ao menos uma caminhada final da tarde, preciso de alta-estima, quem sabe agora eu ganhe e aprenda a me amar!

  16. JULIANA disse:

    Olá! Adorei suas dicas,vou pô-las em prática, embora já me considere um caso perdido. Tenho 27 anos, 1,56 m, e no momento peso 45 kg. Já tive 5 filhas, e nem as gravidez resolveram meu problema. Desde a primeira gravidez ouço as pessoas falando: na segunda você engordará… na terceira você engordará… parei na quinta e, nada!!! Não sei mais o quê fazer!!! Mas também não vou desisti. Vou continuar tentando e , quando conseguir volto para te avisar e agradecer. BJS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.