Categories: Dieta

Dicas Para Ganhar Peso – Parte 1

Bonito isso né? Enquanto eu tô aqui suando para perder peso tem um monte de gente querendo engordar, acreditam nisso?

Já havia prometido isso pra Bubi, que é uma seguidora super fofa aqui do Patricinha Esperta, e para outras meninas, mas nesses último dois meses eu estava tão focada em emagrecer – ainda estou- que qualquer coisa que me lembrasse a palavra engordar se transformava em inimigo íntimo!

De engordar eu entendo, e acho muito fácil, mas o que acontece é que para as meninas magrinhas ganhar peso pode ser tão ou mais difícil do que perder peso.

O grande responsável por isso é o METABOLISMO, que no meu caso simplesmente resolveu encarnar o bicho preguiça!

Além do metabolismo, ganhar ou perder peso é questão de, como disse Dra. Nathália Figueirêdo, fazer conta, porque o peso é o produto final do que a gente ingere e gasta.

Mas ao contrário do que muita gente pensa, não basta sair atacando tudo quanto é guloseima para ganhar peso. Sim, é preciso ingerir uma quantidade maior de carboidratos e aumentar o número de calorias ingeridas durante o dia, mas isso precisa ser feito de forma a abarcar todos os conceitos de alimentação saudável, porque ser magro não significa estar imune a doenças coronarianas, colesterol alto e diabetes, por exemplo.

Então, é preciso aumentar o consumo calórico, mas com alimentos saudáveis. Além disso, o uso de suplementos pode ser de grande ajuda, mas isso deve ser determinado por um nutricionista. Dessa forma, embora eu vá sugerir alguns suplementos, é um nutricionista quem deve prescrever e acompanhar o uso, já que só ele pode determinar qual suplemento é indicado para qual caso, de acordo com as necessidades do seu organismo e do seu estilo de vida.

Confiram as dicas:

1- Aumente o consumo de carboidratos

Fazendo uma comparação bem tosca: quando se quer engordar o gado aumenta-se o consumo de grãos e farelos,que são carboidratos,  certo? Com gente o princípio é o mesmo, portanto aumentem o consumo de carboidratos como batatas, pães,  arroz, mel e massas.

2- Consuma frutas calóricas

As frutas mais calóricas são o coco, o açaí e o abacate, sendo que a manga e o caqui também oferecem umas quantidade razoavelmente alta de calorias.

O abacate contém fibras, prebióticos, aumenta o bom colesterol, combate o colesterol ruim e é rico em ômega , a gordura do bem.

Todas essas frutas são fonte de vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo e devem ser ingeridas em até cinco porções diárias.

3- Consuma sementes oleaginosas

Acrescente na sua dieta porções diárias de castanhas, macadâmia, castanha-do-pará, nozes, amêndoas, dentre outras sementes oleaginosas, que aumentam o consumo calórico de forma saudável.

4- Fracione as refeições

Essa é uma dica engraçada porque quando estamos tentando emagrecer a primeira coisa que falam é justamente para fracionar as refeições, né?

Recentemente li  uma entrevista em que a pesquisadora  Zoe Harcombe, da Universidade de Cambridge, afirmava que fracionar refeições engorda.

A explicação dela é bastante coerente, já que, segundo ela, para o corpo queimar calorias é preciso queimar triglicérides, e o corpo só fará isso se não  houver carboidratos, glicose e glicogênio disponíveis. É dizer, o corpo só fará isso se estivermos em jejum, por isso, nas palavras dela “a menos que você queira ficar do tamanho de uma vaca, pare de ruminar o dia todo” . Adoroooo a sutileza das pessoas, adoro. Hehehe

Fui pesquisar e vi na revista Super Interessante que a Organização Mundial de Saúde diz que não existem evidências de que fracionar as refeições ajude a emagrecer,  e sim o contrário, pois esse hábito leva a um descontrole nas refeições intermediárias.

Para a OMS, não há evidências de que fracionar as refeições diminua o risco de engordar. Ao contrário: o hábito faz com que você perca o controle nas refeições intermediárias.

Então, quem quer engordar deve fracionar as refeições em seis e fazer vários lanches durante o dia com cereais, frutas secas, sementes e frutas como o abacate.

Por hoje é só, mas amanhã tem mais dicas, certo?

Beijos

Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

Dicas Para Ganhar Peso – Parte 1
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Dicas Para Ganhar Peso - Parte 2
Emagreça Com Puntia Vera

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Ver comentários

  • Aaaaaa Ju, sua lindaa!!!
    Nem acreditei qnd vi meu nomee no seu post, eh q tava me faltando tempo pra comeentar, mas estou eu akii ligando p todas as mnhas amiigas, tipo uma celebridaade agoora uhuul meu nome ta no PE!
    Ameei o post, to animadissíma e precisando mesmo de uns quilinhoos pra ficaar linda pro meu casório!

    Parabéns!!
    Bjoo!

  • tenho 1.68 de altura e pesava 58kg. hj peso 72kg, muito bem distribuidos. sou mtuuuu elogiada pelos meus "ATRIBUTOS"!
    segredo... comecei tomando BUCLINA e COMPLEXO B(juntos). estou otima. e nao tenho nada de barriga.todos dizem que eu estou mtu melhor. e eu recomendo essas vitaminas. as duas juntas saem por + ou - uns 20 reais. obs.: elas dao mta fome. mas vale apena... boa sorte pra vcs...;-D

  • ótimo, agora sim ganho os dez quilos que tanto sonho.
    vou deixar a preguiça de lado e fazer ao menos uma caminhada final da tarde, preciso de alta-estima, quem sabe agora eu ganhe e aprenda a me amar!

  • Olá! Adorei suas dicas,vou pô-las em prática, embora já me considere um caso perdido. Tenho 27 anos, 1,56 m, e no momento peso 45 kg. Já tive 5 filhas, e nem as gravidez resolveram meu problema. Desde a primeira gravidez ouço as pessoas falando: na segunda você engordará... na terceira você engordará... parei na quinta e, nada!!! Não sei mais o quê fazer!!! Mas também não vou desisti. Vou continuar tentando e , quando conseguir volto para te avisar e agradecer. BJS.

Postagens recentes

Shampoo Kérastase – Qual o melhor?

Shampoo Kérastase - um produto para diferentes tipos de cabelos Pode até parecer chover no molhado, mas na lavagem de…

2 dias atrás

História das Calças Femininas

Há décadas atrás, os tecidos finos eram acessíveis apenas para mulheres ricas que poderiam comprá-los e mandá-los para as costureiras…

2 dias atrás

Como Escolher Corretamente O Tamanho e a Taça do Soutien?

Você sabia que 70% das mulheres usam o tamanho errado do soutien? Pois é, por isso vamos te explicar: Como Escolher…

2 dias atrás

MAC Velvet Mattes Batom Nova Coleção

Que aí ama um batom matte levanta a mão? Se você é como eu, não fica sem um batom, principalmente…

3 dias atrás

Wella le beige: O que é? Como funciona?

Wella le beige A maioria das garotas no Brasil nascem morenas e até mesmo aquelas que nascem loiras acabam ficando…

3 dias atrás

Como Decidir pelas Trancinhas no Cabelo Crespo

Como Decidir pelas Trancinhas no Cabelo Crespo A opção de mudar serve pra todas. Todo mundo já pensou em mudar…

3 dias atrás