Dieta do Alpiste

Ontem a Angélica Freitas perguntou, lá no Face, sobre a dieta do alpiste e fiquei bem surpresa, porque até onde sei alpiste é comida de passarinho.

Mas, movida pela curiosidade fui pesquisar e, embora  existam relatos positivos, não há estudos que comprovem os benefícios.

O alpiste, que faz parte do grupo das gramíneas,  é uma semente utilizada na alimentação dos pássaros, e, agora, também na alimentação humana.

Para isso, basta fazer o “leite de alpiste” basta colocar 3 colheres de alpiste em 1 copo de água. Depois é só coar e tomar o “leite” em jejum.

Reza a lenda que o alpiste é riquíssimo em proteínas, sendo, inclusive, mais protéico que a carne vermelha. Bom, o alpiste contém sim proteínas, mas é uma proteína diferente, que não é aproveitada pelo organismo humano.

Há quem sustente, ainda, que o alpiste possui um alto poder antioxidante, pois é rico em vitamina E e vitamina B, fato ainda sem comprovação.

Os entusiastas da semente afirmam que ela é diurética, que combate doenças e que é anti-inflamatória, mas não existem estudos que corroborem essa “tese”.

Apesar dos relatos de emagrecimento, nutricionistas alertam que o alpiste não tem o poder de emagrecer ninguém, e que o emagrecimento obtido pode ter ocorrido porque a pessoa reduziu a ingestão calórica ao substituir a alimentação normal pelo leite de alpiste.

Alguém aqui já tomou o leite de alpiste?

Beijos

Ju Lopes

Dieta do Alpiste
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

2 Comments
  1. essa dieta do alpiste é coisa bem antiga…

    continuo pensando que essas coisas que aparacem de meia em meia hora é paliativo.

    Minha nutricionista diz:Força de vontade, vontade de mudar , manter o foco no objetivo,organização da dieta ( planejamento), manter o ritmo todos os dias e exercícios físicos compatíveis com seu organismo.

    Se dentro das calorias ou pontos diários quiser trocar algum alimento como pão branco por sementes funcionais pode.

    Algum chá mais calmante, outros tem cafeína…o resultado é demorado mesmo…não existe milagre quando a conversa é perda de peso.

    Meu limite de calorias diárias é mínimo de 1200 e máximo de 1500..

    O treino é constante, as contas são diárias.

    Minhas amigas emagreceram muitos quilos fazendo vigilantes..

    Uma 6 e parou,outra 17 e outra 10 k,essas continuam.

    É uma dieta dos pontos com palestras educativas e motivacionais de estratégias…mas o que vale mesmo é o sopão de legumes que salva todo mundo da fome noturna…..

    organização e força de vontade..

  2. Bom dia!
    Fiquei na dúvida quanto ao preparo do leite de alpiste.
    Você tem certeza que basta coar, para tomar? Não precisa bater no liquidificador?
    Grata,
    Eugênia

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.