Dieta mediterrânica: porque ela vai fazer você perder peso

Dieta
Dieta mediterrânica: porque ela vai fazer você perder peso

 DIETA mediterrânica – Conheça uma das dietas mais famosas de todo o mundo

Você já ouviu falar na dieta mediterrânica? Se não, vamos explicar porque ela tem sido cada vez mais utilizada por diferentes pessoas de todo o mundo com promessas muito interessantes. Além da perda de peso que todas sonhamos, ela garante uma vida mais saudável, com uma reeducação alimentar e a prevenção de doenças do coração, derrame e desequilíbrio na pressão arterial, além de diminuir o mau colesterol. Bom, não é? Vamos explicar aqui como ela surgiu e porque tem esse nome, e o melhor, o que você deve fazer para que a dieta mediterrânica te ajude a chegar no peso dos sonhos. Não por acaso, a Dieta Mediterrânica vem se firmando como uma das melhores para quem deseja aliar saúde e alimentação.

Em primeiro lugar, o nome dieta mediterrânica se deve à região onde as pessoas cultuam certos hábitos de vida que garantem mais saúde e também comidas deliciosas. Elas moram em locais que são banhados pelo mar Mediterrâneo. Grécia, Espanha, Itália, Malta são apenas alguns desses países. O mais interessante é que estudiosos perceberam que essa população tinha uma longevidade maior, não tinha certas doenças e nem era obesa. Começaram a estudar seus hábitos e notaram que os pratos tinham em sua composição ingredientes que vinham das oliveiras, os citrinos, como são chamados os produtos com alto teor de vitamina C e que tem antioxidantes, e também uma enormidade de ervas.

Os principais elementos da culinária mediterrânica são o refogado, os condimentos, os cereais, os legumes, os peixes e mariscos, com porções reduzidas de carnes vermelhas, leite e seus derivados. Chamaram essa junção de Dieta Mediterrânica, um modo de vida que foi considerado patrimônio imaterial pela Unesco, em 2013.

Vamos explicar porquê essa dieta mediterrânica pode mudar seus hábitos e transformar seu corpo, fazendo com que fique não só mais magra, como também mais cheia de energia e livre de doenças e com o sistema imunológico mais fortalecido.

O que você pode comer?

Eis uma das delícias da dieta mediterrânica – o cardápio é delicioso, com alimentos que se você não tem o hábito de consumir, vai descobrir uma infinidade de sabores. Em primeiro lugar, os povos do Mediterrâneo consomem muitas frutas, verduras, legumes e ervas. E tudo isso regado a azeite da melhor qualidade. Antepastos ou saladas de berinjelas, alcachofras, alho-poró, cogumelos, batatas, ervilhas e uma infinidade de outros legumes podem se transformar em deliciosas saladas ou refogados. Misture ervas e tempere com muito azeite, que é a base de tudo. E nada de restringir carboidratos. Nessa dieta, você pode comer sua massa favorita, mas que tal fazê-la com abobrinha, pimentão, tomates, cebolas e ervas? Vai ficar uma delícia.

Nada de industrializados

Isso mesmo. Restrição a esses alimentos é uma das regras da Dieta Mediterrânica. Se você ler os rótulos dos principais alimentos industrializados, verá que há, na maioria das vezes, um abuso de elementos químicos prejudiciais à saúde. Sim, há muito sódio, que retém líquido e é péssimo para a pressão arterial, além de gorduras que acabam prejudicando não só o seu coração, mas também pele, cabelos e até proporcionando um aumento de peso.

Peixes e mariscos

O consumo de peixes e mariscos é outro item essencial da Dieta Mediterrânica. Salmão, tilápia, sardinhas podem render receitas maravilhosas, mas, atenção, todas assadas com uma boa rega de azeite. Tudo porque os peixes e mariscos têm gordura rica e também o ômega 3, que são essenciais para a prevenção de doenças do coração e também para a memória e o cérebro.

Carne vermelha

Se possível, limite ao máximo o consumo de carne vermelha. Apesar de ser uma ótima fonte de proteína, a carne vermelha tem a digestão muito lenta, proporcionando peso no estômago e também no intestino, além de ter gorduras saturadas, que são péssimas para o coração.

Cereais e integrais

Fuja de alimentos que são fabricados com farinha branca, que se torna um carboidrato vazio por causa de sua industrialização. Consuma mais cereais e também bolos, biscoitos e pães com farinhas integrais.

Laticínios

Leite e seus derivados devem ser utilizados, mas com um pouco mais de restrição. Prefira leite sem lactose, queijos brancos e iogurtes naturais na sua rotina diária.

Exercite-se

Sim, isso mesmo. Os povos do mediterrâneo tem o belo hábito de nunca ficar parados. Isso significa longas caminhadas, passeios de bicicletas, que fazem parte de sua rotina. Que tal introduzir esses hábitos no seu dia a dia. Além de ajudar na perda de peso, exercícios de apenas 30 minutos por dia ajudam o seu coração a funcionar melhor e também transformam completamente o seu corpo.

Doces

Se você é simplesmente fissurada em doces, vai ter que restringir esse hábito. Que tal modificar a sobremesa e começar a consumir mais frutas? Além de serem naturais, elas têm poucas calorias e também açúcar. Tem dificuldades para isso. Você pode assar uma pera e comê-la com um pouco de mel, ou uma banana com uma leve pitada de canela. Ficam simplesmente deliciosas.

Frutas secas

Que tal abusar do consumo de frutas secas e também de castanhas. Elas têm gorduras saudáveis que vão ajudar o corpo.

Vinho tinto

Especialistas que estudaram a Dieta Mediterrânica notaram que uma taça média de vinho diariamente ajudava a complementar o cardápio. Isso porque a bebida além de ser rica em polifenóis e resveratrol, também contém outras substâncias excelentes para o coração. Mas nada de tomar uma garrafa diariamente, é preciso que o consumo seja restrito para a dieta funcionar.

O melhor da Dieta Mediterrânica é que ela não contém qualquer restrição ou perigo. Pode ser usada tanto por crianças quanto adultos que desejam mudar seus hábitos alimentares, introduzindo um cardápio cheio de nutrientes e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo. A única restrição fica por conta do vinho, que não deve ser consumido por mulheres grávidas, que estejam amamentando e nem por pessoas que tomam remédios. Na dúvida, sempre consulte o seu médico. Comece hoje mesmo sua Dieta Mediterrânica, você verá que em pouco tempo, o seu corpo estará respondendo da melhor forma possível!

Dieta mediterrânica: porque ela vai fazer você perder peso
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.