A puntia vera, também conhecida como figueira da índia, é um tipo de cacto muito comum em regiões semi áridas, que é dá um fruto de casca dura, mas macio e doce internamente.
É muito consumida pelos árabes, pelos povos do deserto e pelos mexicanos, que a consome como um legume.
Contém altos teores de vitaminas A, B1 e B12, magnésio, ferro, fibras, proteínas, cálcio e potássio.
Por ser muito rica em aminoácidos, vitaminas e minerais, a puntia, ou nopal, é uma opção nutritiva e pouco calórica ao mesmo tempo. O alto teor de fibras solúveis faz com que a puntia inche no intestino e provoque uma prolongada sensação de saciedade que leva à perda de peso.
Além disso, essa grande quantidade de fibras, somados aos polissacarídeos e mucilagens presentes em sua composição, faz com que a puntia atue na melhora do funcionamento gastrointestinal, podendo curar mucosas irritadas, sendo muito usada em casos de gastrite.
É indicada, também, para diminuir os níveis de açúcar no sangue de pacientes diabéticos, para combater processos inflamatórios e para reduzir tanto o LDL colesterol quando o triglicerídeos.
Como se não bastasse todos esses benefícios, a puntia atua no estresse oxidativo, já que é rico em flavonóides e, portanto , um antioxidante poderoso.
Não há reações adversas relatadas, bem como contra indicações.
A posologia indicada é de até 4 gramas por dia.
Não encontrei nenhum logar na internet que vendesse essa substâncias e nem vi nenhum relato de uso.
Alguém aqui já tomou?
Beijos
Ju
@JuLopesL / [email protected]