Passei a vida escutando que emagrecer era matemática pura: basta ingerir menos calorias do que se gasta para perder peso. É dizer, a gente engorda ou porque come muito ou porque come da forma errada.
Só que isso não explica porque algumas pessoas engordam quando estão ansiosas, estressadas ou angustiadas.
Daí eu questionava quais fatores, além dos já conhecidos, levava uma pessoa a engordar, porque eu, quando estou estressada, fico inchada, mesmo comendo menos, muitoooo menos, porque a garganta trava e nada desce.
Li alguns estudos que responderam as minhas perguntas, já que eles afirmam que quando estamos sob pressão, nervosas, estressadas ou angustiadas, as suprarrenais passam a produzir mais hormônios, entre eles a adrenalina e o cortisol, que, comprovadamente leva ao aumento de peso, sobretudo na região abdominal.
Quanto mais cortisol é produzido, menor é a produção de testosterona, o que acaba reduzindo a massa muscular e, consequentemente, a queima calórica.
O estresse, seja ele físico ou emocional faz com que o nosso organismo entre no estado de defesa, levando a uma reação em cadeia que envolve diversos hormônios, o que pode levar a pessoa a comer muito mais, porque é como se aquele doce ou aquele chocolate acalmassem o organismo e garantissem o equilíbrio perdido.
Já que o estresse engorda e a vida da grande maioria das pessoas é estressante, é preciso procurar meios de controlar os níveis de estresse, seja com prática de exercícios físicos, relaxamento, meditação, yoga, fitoterápicos ou qualquer outro meio que ajude nesse controle.
Como a gente tem pouco tempo e todas essas atividades demandam tempo, vamos dar risada porque gargalhar ajuda a mandar o estresse pra longe!
Então, ligue pra sua amiga mais engraçada, fale besteira e dê risada! Sua futura ex pança agradece!
Beijos
Ju
julianalopes@patricinhaesperta.com.br
https://www.facebook.com/JuLopesPE