Estudo da USP Comprova: Chá Verde É Aliado Na Perda De Peso

Uma pesquisa realizada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq),  da USP, analisou o efeito do chá verde no combate à obesidade e na perda de peso e de gordura corporal.

Essa pesquisa foi realizada  pela  pesquisadora Gabrielle Aparecida Cardoso, que comparou a ” taxa metabólica  de mulheres com sobrepeso e obesidade grau I, pré e pós consumo de chá verde aliado ou não à prática de exercício físico. Ao mesmo tempo, o estudo avaliou a aceitabilidade da bebida, bem como possíveis reações adversas causadas pelo seu consumo.”

Vou colocar os dados do estudo para que vocês saibam direitinho como a coisa funciona, certo?

O  estudo avaliou os efeitos do consumo de chá verde e da prática ou não de exercício físico resistido sobre a Taxa Metabólica de Repouso (TMR) e a composição corporal em mulheres com índice de massa corporal entre 25 quilos por metro (kg/m) a 35 kg/m. As voluntárias foram divididas em quatro grupos e durante dois meses seguiram o protocolo de pesquisa. As voluntárias do grupo 1 tomaram chá verde, enquanto as do grupo 2 tomaram placebo. As do grupo 3 tomaram chá verde e exercitaram-se enquanto que as do grupo 4, tomaram placebo e exercitaram-se.

Os resultados mostraram que o grupo 1 perdeu uma quantidade de peso relevante para o período de estudo (- 5,7 kg em média) com manutenção da massa magra. O grupo 2, utilizando placebo, não perdeu peso, ganhou massa gorda e perdeu massa magra. Quanto ao grupo 3 (chá verde + exercício físico de resistência) teve sua composição corporal modificada apresentando maior perda de gordura, maior ganho de massa muscular, maior aumento da força muscular e redução dos níveis de triglicérides superiores aos apresentados pelo grupo 4 (placebo + exercícios físicos de resistência).

“O consumo de chá verde aliado à prática de exercício físico auxilia na redução do triglicérides, ganho de força muscular, ganho de massa magra e na redução da massa gorda”, explica Gabrielle. Além de proporcionar uma mudança na composição corporal, o consumo do produto, aliado aos exercícios, auxilia na utilização da gordura corporal como fonte de energia e no aumento da massa magra. “O aumento da força muscular é maior quando o chá verde é consumido antes da prática dos exercícios propostos.”

Benefícios
Segundo a pesquisa, o chá verde é a segunda bebida mais consumida no mundo e contém grande quantidade de compostos que proporcionam uma série de benefícios à saúde. Dentre eles a redução do risco de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, melhoria das funções fisiológicas, efeito anti-hipertensivo, proteção ultravioleta, aumento da densidade mineral óssea, entre outras. A pesquisa ainda reforça que a ingestão do extrato também suprime a utilização de carboidrato, que gera aumento na quantidade de glicogênio no músculo, auxiliando o aumento da resistência na corrida, e por se ter menos lactato, há uma maior disposição física para continuar o exercício físico.

As taxas de sobrepeso dos brasileiros aumentaram significativamente nos últimos quatro anos. Segundo o Ministério da Saúde, analisando um grupo de 54 mil pessoas adultas, revelou-se que 51% dos homens e 42,6% das mulheres estavam acima do peso adequado. Entre as crianças, os índices são mais assustadores. Cerca de 16% dos meninos e 12% das meninas com idades entre 5 e 9 anos são hoje obesas no País, quatro vezes mais do que há 20 anos.

Estilo de vida saudável, associado a uma dieta adequada, prática de exercícios físicos, abstinência de bebidas alcoólicas e do tabaco, podem combater a doença além de contribuírem para a melhora da qualidade de vida. Além disso, o consumo de certos alimentos funcionais, que produzem efeitos metabólicos, fisiológicos e benéficos à saúde parece ser muito útil no controle do peso. Enquanto alguns desses alimentos são capazes de promover saciedade, caso das fibras, outros possuem ação termogênica e aumentam a oxidação de gorduras, como é o caso do chá verde.

A pesquisa de Gabrielle Aparecida Cardoso foi realizada no Programa de Pós-graduação de Ciência e Tecnologia dos Alimentos da Esalq, que teve bolsa de mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O estudo foi orientado pela professora Jocelem Mastrodi Salgado, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN) da Escola.

Esse estudo foi publicado na Agência USP de Notícias , viu?

Ahhh, e não esqueçam que o Chá Verde utilizado nessa pesquisa foi o da Sanavita!

Estão vendoo que só indico os melhores para vocês????

Ainda essa semana farei posts sobre os benefícios do Chá Verde, certo?

Beijos

Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

Estudo da USP Comprova: Chá Verde É Aliado Na Perda De Peso
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

19 Comments
  1. Juuu… Acabei de comprar esse chá verde ,só aguardar chegar

    gostaria mto de ter assistido ontem o globo reporter mas nao deu …

    voce sabe a quantidade de chá verde ingerido por dia ,e para quantos dias o pote dá ?

    pedi um só…fiquei animada =)

    beeijoo

    1. Deli, já entrei em contato com a Sanavita para pedir essas informações e amanhã te repasso, tá?
      Beijos

      1. Obrigada Juu, já estou anciosa para meu potinho chegar … =)

        beijo

  2. rozeli alves disse:

    Ju….. esse chá é um pó para dissolver na água, ou é um preparo como um chá normal, deixar em infusão,….
    Vc já tomou esse chá?
    beijo.

    1. RO, eu sei que lá tem o chá para dissolver em água e o chá para infusão. Não tomei eles ainda, mas já vou pedir pra mim, certeza!
      Beijos

  3. esse chá tem como comprar em farmácia de manipulação ou só no site da sanavita ?

    1. Flor, você pode comprar em qualquer lugar. Se for o da Sanavita, pelo que vi, no site é mais barato que em outros lugares.
      Beijos

  4. Onde você viu que o chá verde utilizado na pesquisa é o da Sanavita?

  5. Adorei a dica… verão ta batendo na porta, hora de começar a se mexer neh…. rsrsrs
    Bjooo

  6. Já tomei chá verde por muito tempo e SIM, ajuda a emagrecer. Claro que não vai fazer nenhum milagre, mas combinado a uma dieta legal, ajuda muito! Também aumenta a disposição, é muito bom. Mas sempre tive problemas com o gosto, é muito amargo! Então, comecei a tomar em capsulas. Faz o mesmo efeito, mas é sempre bom consultar um médico sobre quais marcas usar, para evitar problemas com altas concentrações. 🙂

    1. Priscila,
      Vou começar a tomar agoraaa também!
      Vc já experimentou ele em pó? Achei bem gostosinho o da Sanavita!
      Seja bem vinda!
      beijos
      Ju

  7. Oie, Ju, como vc descobriu q o chá utilizado é esse da foto? Na reportagem não falaram, disseram apenas que era um concentrado. Não encontro pra comprar, só na net que, com os fretes absurdos, fica sempre caro! Tem lugar que o frete é o msm valor do produto, afff…..

  8. Mundo Verde Moema disse:

    Olá meninas,
    O chá pode ser encontrado nas principais farmácias ou em lojas de produtos naturais, como a Mundo Verde Moema. Para quem mora em São Paulo, vai aí o endereço de uma loja, que tem grande variedade de produtos Sanavita e chás em geral: Av. Cotovia, 328 – Moema – São Paulo. Bjinhos 😉

  9. Oi,Ju,tomo o cha verde em po sabor maracuja,faz o mesmo efeito

  10. Angela Cristina disse:

    Oi Ju!
    Comprei o chá Sanavita!!!
    Agora, preciso saber como toma-lo???
    Qual a quantidade do pó e em quantos ml?
    E quantas vezes ao dia devo toma-lo?
    Desde já, agradeço a sua gentileza.
    Estou “doida” para começar a minha dieta!
    Aguardo sua resposta!!!!
    Beijos carinhosos.
    AMO ESSE BLOG!!!!!

  11. Uso o cha verde sanavita ha um tempao e nao fico sem. Recomendo toda a linha da sanavita, tem muita coisa legal e sao produtos de altissima qualidade!

  12. Cristina Saba disse:

    Gostaria de saber quantas vezes por dia pode tomar o cha verde Sanavita, comprei e estou tomando umas 4 vezes por dia, é muito???
    Obrigada!

  13. Comprei meu chá no mundo verde uso 4 vezes por dia uma colher de sopa de chá e 200 ml de água é gostoso tem sabor posso tomar ele gelado ou morno! Estou botando fé nesse chá preciso emagrecer

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.