in

Óleo de Cártamo Emagrece?

O óleo de cártamo,  extraído da  Carthamus Tinctorius L., é um óleo rico em ativos antioxidantes e ácidos graxos essenciais (ômega 6 e ômega 9)., que possui o poder de promover mais saciedade, já que aumenta os níveis de leptina, que é um hormônio resistente nas pessoas que estão acima do peso.

Por isso, têm-se que o óleo de cártamo ajuda na redução do apetite, na quebra (lipólise) e queima (oxidação) de gordura, o que, é lógico, ajuda nos processos de emagrecimento.

Benefícios Para a Saúde

Além de ajudar a emagrecer, o óleo de cártamo  faz bem à saúde, já que aumenta o bom colesterol (HDL), a massa magra, previne a diabetes tipo 2, evita o envelhecimento celular (contém vitamina E, que é antioxidante) e minimiza o risco de arteriosclerose.

Cuidado!

Mas, antes de sair correndo atrás de um potinho cheio de cápsulas desse óleo, vale lembrar que é preciso tomar alguns cuidados, além de, é claro, fazer exercícios físicos e ter uma dieta equilibrada.

O ômega-6 é um ácido linoleico que, além de proteger contra o câncer e diabetes tipo 2, está relacionado a redução da gordura estocada no organismo e ao aumento de massa muscular.

O problema aqui é que o ômega-6,que consumimos muito (está presente na carne vermelha, peixes e soja), para gerar todos os benefícios descritos, precisa estar em equilíbrio com o ômega-3, que consumimos pouco, pois, caso contrário, favorece uma inflamação orgânica que levam dentre outras coisas, a obesidade, a resistência insulínica, ao câncer e  doenças cardiovasculares.

É por isso que o ideal é que um profissional indique e acompanhe a suplementação de óleo de cártamo, pois, em muitos casos,  é preciso fazer conjuntamente a suplementação de ômega 3.

Quem Pode Consumir?

O óleo de cártamo pode ser ingerido por qualquer pessoa, em qualquer idade, desde que em quantidades moderadas.

Entretanto, gestantes, lactantes, diabéticos e crianças só devem consumir esse produto com acompanhamento e indicação médica.

Como Consumir?

A forma mais fácil de consumo é em cápsulas, mas pode também ser utilizado para preparar alimentos e  “temperar” saladas, substituindo, por exemplo, o azeite de oliva, já que possui um sabor doce e suave.

No caso das cápsulas, o ideal é que seja ingerida uma cápsula meia hora antes das principais refeições.

De modo geral, é um produto bem tolerado, mas quem tem síndrome metabólica precisa evitar o consumo.

Qual Comprar?

Aqui começa um problema enorme, porque, como acontece com todo produto que “entra na moda”, vários lugares começam a vender o produto sem atender as especificações da Anvisa, o que é complicadíssimo.

É preciso ver se o produto possui o selo da Anvisa, analisar a procedência e observar se o produto a ser comprado está ou não dentro das normas estabelecidas. Essa é a parte fácil, é só olhar no rótulo se a quantidade de ácido linoleico ( ou CLA ou ALC) é maior ou menor que 70% . Se for maior que 70% da composição do produto, não leve pra casa, pois está fora dos padrões estabelecidos pela Anvisa e pode causar danos.

Beijos

Ju Lopes

Rate this post

Written by Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima. Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas.