Os Melhores Peixes Para Sua Dieta

Como vocês sabem, parei de consumir qualquer tipo de carne. Mas, pra chegar a esse ponto, fui cortando uma coisa de cada vez, e o peixe foi o meu último “corte”, já que sempre achei que era o tipo de “carne” mais saudável, já que é mais leve, de digestão mais rápida e mais benéfica ao organismo do que a carne vermelha.

Contudo, mesmo apresentando muitos benefícios e tendo seu consumo recomendado (ao menos duas vezes por semana) por médicos e nutricionistas, o peixe é pouco consumido aqui no Brasil, tanto pela falta de hábito em consumir esse tipo de carne quanto pelo custo, que tende a ser mais alto.

Quanto aos hábitos não há o que se discutir, mas, quanto aos preços, é só pesquisar quais opções são mais acessíveis que o salmão e o bacalhau, por exemplo. E existem sim muitas outras opções de peixes saudáveis e baratos, só que não tão famosos quando os citados acima.

Uma opção de baixo custo e facilmente encontrada em supermercados é a merluza, que é, aliás, um dos peixes mais consumidos pelos brasileiros. Além de ser uma boa fonte de proteína, não é um peixe muito calórico, tem textura macia, sabor suave e pode ser base para o preparo de vários pratos, é só ter criatividade!

Assim como a merluza, a tilápia também é facilmente encontrada e por um bom preço. No mais, é rica em proteínas, pobre em gorduras, possui a textura macia e o sabor mais suave, podendo ser preparado cozido, grelhado, assado ou frito.

Outro peixe com baixo teor de gorduras, e também de colesterol, é o badejo, que é fonte de sais minerais, inclusive o iodo, indispensável par ao correto funcionamento da tireoide.

As pescadas também são excelentes opções, tanto pelo preço quanto pelo sabor, que é suave e gostoso. Existem espécies diferentes de pescadas, como a branca e a amarela, por exemplo, e todas podem – e devem- ser consumidas pois são pouco calóricas e possuem altos teores de ômega 3, gordura do bem que faz a fama saudável do salmão e do atum.

A sardinha também possui altos teores de ômega 3, além de zinco, fósforo, ferro, proteínas, vitamina A e vitamina, que ajudam no funcionamento do organismo, reduzem os riscos de doenças cardiovasculares, auxiliam na prevenção de doenças, inclusive da diabetes, e na redução dos níveis de colesterol e de triglicérides. O sabor é mais forte e marcante, mas dá pra fazer pratos interessantes!

Além desses, existem dezenas de outros peixes bons, baratos e que ajudam na dieta. O erro é achar que só o salmão e o atum são amigos da dieta, porque existe um “leque” bem mais amplo, o que, de certa forma, facilita o acesso, já que em muitos lugares não se encontra esses peixes, e o consumo regular, devido ao custo mais baixo.

Pra quem faz dieta, assim como para quem busca uma alimentação mais saudável, peixe é sempre uma boa opção. É só procurar o que mais se adéqua ao seu bolso e gosto!

Beijos

Ju Lopes

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

Emagrecimento e Dieta: As verdades, meias verdades e mentiras!
Óleos para Dieta: Faça a Escolha Certa!
Tags: , ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.