Projeto Verão 2012: Desintoxicação Alimentar

A idéia de desintoxicar o organismo está presente em quase todas as culturas e religiões da humanidade . Particularmente, eu gosto do conceito de desintoxicação trazido pela Ayurveda, tradicional e milenar ciência indiana, que propõe uma “faxina geral” no organismo através de um método chamado Panchakarma, que é o mesmo que “cinco ações”, e que consiste em um plano de cinco fases para desintoxicar completamente o organismo.

Mas como esse é um tratamento que deve ser feito com acompanhamento profissional, vou falar de outras formas de desintoxicação, mas que possuem a mesma finalidade.

A ideia é “esvaziar para encher de novo”, já que o nosso corpo, pelo excesso de alimentos industrializados e processados, acumula toxinas que impedem o funcionamento regular do organismo, resultando em baixa imunidade, fadiga, cefaleia, prisão de ventre, irritação e muitos outros problemas.

Por isso, antes de começar a fazer a dieta e colocar em ação o projeto verão precisamos desintoxicar o organismo pra que ele possa absorver melhor os nutrientes, funcionar de forma mais acelerada e potencializar o emagrecimento, já que,  intoxicado, o corpo está inundado de substâncias nocivas que anulam ou minimizam o efeito da dieta, que deve servir para emagrecer e também para potencializar a nossa beleza.

Para desintoxicar, o organismo precisa passar por um “choque”,  e isso é feito com uma dieta líquida, que deve conter os alimentos específicos do processo de desintoxicação.

O ideal é que a dieta desintoxicante seja feita por três dias seguidos na primeira vez, e que seja repetida semanalmente por um dia apenas, até chegar ao ponto de desintoxicar somente uma vez por mês.

Independente dos dias desintoxicantes, alguns hábitos devem ser inseridos na alimentação diária para potencializar a dieta e a desintoxicação.

A dieta desintoxicante será postada amanhã, mas falarei hoje de algumas coisas que precisam estar no nosso dia a dia, tá?

O ideal é que, logo ao acordar, tomemos um copo de água morna com sumo de um limão. Essa é uma indicação da Ayurveda e não está relacionada com os mitos sobre o limão, mas sim sobre o fato de que o limão alcaliniza o sangue e os demais líquidos corporais imediatamente após sua ingestão, agindo como neutralizante da acidez do organismo e ajudando a desintoxicar.

Além disso, tomar chá de gengibre 30 minutos antes das refeições  é importante para ajudar na digestão e estimular o bom funcionamento do intestino.

Ao menos duas vezes ao dia é indicado tomar um chá desintoxicante feito com 1 xícara de hortelã, 1 limão cortado ao meio, 1 colher de erva doce e 2 litros de água.

Esses chás são super fáceis de fazer e vocês podem optar por um dos dois se não quiserem tomar os dois, certo?

Não custa lembrar que o consumo adequado de água é o básico do básico, certo?

Amanhã posto as receitas e o cardápio desintoxicante!

Beijos

 Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br 

Projeto Verão 2012: Desintoxicação Alimentar
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

7 Comments
  1. Marcela Ferraz disse:

    Ju´, adorei a matéria e estou ansiosa para ver as receitas de amanhã. Gostaria muito que você fizesse uma matéria relacionada a estética. Meu caso por exemplo, depois que tive minha filha minha barriga nunca foi a mesma, então gostaria de saber se esses tratamentos estéticos como carbox, aplicação de enzimas resolve mesmo. Bjssss

  2. Muito boa a matéria. Chá =e a primeira bebida que tomo pela manhã e a ultima
    antes de dormir. Aguardo a complementação da matéria.Abrs, Clau

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.