É fácil confundir os dois termos, mas a verdade é que diet e light significam coisas diferentes.
A ANVISA determina que o nome diet só pode ser utilizado em alimentos isentos de determinados nutrientes, como a gordura, o glúten, o amido, o açúcar, o colesterol, a proteina ou o sódio, por exemplo, vez que foram desenvolvidos para pessoas que apresentam condições metabólicas ou fisiológicas específicas.
Como os produtos que possuem em seus rótulos o indicativo “diet” podem ser consumidos em processos de emagrecimento, as pessoas tem o costume de achar que eles servem para emagrecer, quando na verdade muitos desses produtos possuem até mais calorias que as versões normais, já que diet é utilizado identificar um alimento que possui isenção de algum nutriente ou substância e não para indicar um alimento com redução calórica.
Um exemplo de produto diet que á mais calórico que a versão tradicional é o chocolate, que apesar de não conter açúcar, o que significa que é indicado para diabéticos, contém mais calorias e gordura do que os chocolates que não são diets e por isso engordam mais.
Os alimentos lights, por sua vez, são aqueles que possuem uma redução de ao menos 25% de calorias em comparação ao produto convencional. Observem que não há a retirada absoluta de calorias, mas somente a redução, o que significa que ele não é de consumo livre e , caso haja consumo maior que o decréscimo de calorias constante no rótulo, pode engordar.
É importante salientar que os produtos lights são nutricionalmente desequilibrados e podem vir com adição de adoçantes, minerais e vitaminas sintéticos, que prejudicam o organismo. Muitas vezes essas alimentos contém uma quantidade muito grande de sódio ou de outras substâncias que não são indicadas para determinado tipo de pessoa, como os hipertensos, por exemplo.
Os produtos zero têm redução de calorias e são isentos de açúcar ou de outros nutrientes quando comparados às versões tradicionais. Se a isenção for de açúcar, esse e produto pode ser consumido por diabéticos.
Entenderam as diferenças?
Agora posso dar pitaco e falar o que eu acho? Tá! Diet, light ou zero, a verdade é que, com raríssimas exceções, esse produtos são ruins, possuem gosto metálico e deixam um gosto de “ferro” na boca. Pronto, falei!
Beijos
Ju
@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br
eu adorei essa dica
eu não gosto mto da coca zero acho mto doce pelo fato de ser zero
bjocas
Parabéns pelo seu texto, você explicou de um jeito simples e fácil a diferença entre os alimentos light, diet e zero.
Alessandra
Nutricionista.
bom mesmo seria se todas abolíssemos os alimentos industrializados que contém tantos produtos químicos dos quais não se conhece os efeitos a longo prazo. Mas para isso é preciso de uma longa jornada para se desintoxicar dos mesmos e conseguir parar a dependência...
Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…
Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…
Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…
Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…
Cabelo oleoso é um problema, não é mesmo? Só quem sofre com oleosidade sabe como é difícil o dia a…
Progressiva numa parte do Cabelo? Aposto que já ouviu falar de progressiva na raiz ou no fundo do cabelo, já…
Não concordo com você!
Um exemplo é a Coca Zero...
Ela é um pouco mais adocicada na minha opinião, porém não tem gosto de ferro...e eu a adoro!