Qual a importância de comer a cada 3 horas?

Dieta daqui, dieta dali, muitas dúvida acabam surgindo no meio do caminho. Esclarecer o motivo pelo qual é necessário comer a cada três horas, quantas refeições realmente são necessárias para a dieta ajudar na perda de peso e quais os lanchinhos permitidos entre uma refeição principal e outra sempre sondam as mulheres durante o emagrecimento. Isso tudo é super normal! Não se apavore se uma destas perguntas ou outras mais surgirem na sua cabeça. Fazer dieta não é uma tarefa fácil e desvendá-la se torna ainda mais complicado.

Para ajudar a solucionar todas estas perguntas, a nutricionista Louise Tieppo, do Rio Grande do Sul, respondeu tudinho! Aí vai a primeira grande questão: qual o intervalo ideal entre cada refeição e por quê? A especialista responde: “O ideal é comer sempre de três em três horas. O objetivo desse intervalo é evitar fome em excesso na próxima refeição. Se você comer ao meio dia e depois só perto das 19h, vai estar com muito mais fome e vai comer o dobro. Além disso, este intervalo de três horas ajuda muito a acelerar o metabolismo, que faz o corpo gastar mais calorias e também auxilia a controlar as porções ingeridas evitando excessos ou fome”, explica.

comer 3h - Qual a importância de comer a cada 3 horas?

Por outro lado, existem dietas divulgadas em sites e revistas que incentivam comer apenas apenas duas ou três vezes. Esse método, de acordo com Louise, é perigoso e pode prejudicar a saúde e fazer um efeito contrário na dieta. “Não é correto se alimentar apenas duas ou três vezes ao dia. Isso jamais deve acontecer justamente porque haverá uma queda do gasto energético do organismo, que vai ficar mais lento e vai demorar mais para gastar calorias. Além disso, haverá falta de nutrientes, que pode ocasionar fome em excesso”, afirma a nutricionista.

E não pense você que comer a cada três horas incha o corpo ou engorda, pelo contrário: a importância em manter a alimentação com pouco intervalo de tempo é justamente para dar mais saciedade, para você não atacar tudo que vier pela frente e conseguir emagrecer. Na hora de escolher lanches entre as principais refeições, a orientação é comer um sanduíche integral com peito de pero e queijo branco, ou tomar um chá verde com duas torradas integrais ou uma porção de fruta.

Dietas só com líquidos ou poucas refeições também devem ser revistas. “Essas técnicas de emagrecimento são, na verdade, uma agressão ao organismo. Elas provocam uma oscilação da taxa de glicose e insulina no corpo, o que desencadeia um desequilíbrio no seu organismo e nos seus órgãos. Além de correr o risco de em algum momento não aguentar e fazer uma refeição com alto teor de gordura e açúcar, como um pastel ou um grande pedaço de torta. Isso acontece porque o corpo estará com uma carência de nutrientes”, alerta.

Outra dúvida bem comum é sobre o que acontece com o nosso corpo se ficarmos muito tempo sem comer. Louise explica que muito tempo entre uma refeição e outra causa justamente a diminuição do gasto energético. O que isso significa? Que seu corpo vai ficar com um acúmulo grande de energia, que pode virar gordura armazenada e também pode haver uma queda da glicose, causando hipoglicemia, mau hálito, fraqueza, dor de cabeça e maior risco de exagerar nos doces”, explica a profissional.

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Escrito por Kika @blogdakika

Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que vou te mostrar um pouco do meu mundo.

O que você achou? Vote

98320 points
Upvote Downvote

Comentários

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carregando ...

0

Comente Pelo Facebook

0 Comentários pelo Facebook

Captura de tela inteira 02032013 113449 - Novidade: Linha de Cosméticos da Marina Smith

Novidade: Linha de Cosméticos da Marina Smith

volume controlado - Como ter o cabelo com volume controlado?

Como ter o cabelo com volume controlado?