in

Quantas Calorias Precisamos Ingerir Por Dia?

Emagrecer é, teoricamente, uma coisa simples: basta consumir menos do que a gente gasta.

Essa diferença entre a nossa ingestão calórica e o quanto gastamos ( gasto energético) é chamada de equilíbrio ou balanço energético.

Quando consumimos mais do que queimamos, temos um equilíbrio energético positivo, que resulta em ganho de peso.

Quando consumimos menos do que queimamos, temos um equilíbrio energético negativo, que resulta em perda de peso.

Se consumimos a mesma quantidade que queimamos, temos um equilíbrio energético zero, que mantém o peso atual.

Foto: Reprodução

O equilíbrio energético pode ser alterado tanto pela quantidade de calorias ingeridas como pelo gasto energético, ou mesmo pelos dois de uma só vez.

As necessidades energéticas nos três gastos energéticos diários, que são a Taxa Metabólica Basal,que representa 70% do nosso gasto energético diário,  as atividades físicas e a energia para digerir os alimentos.

Existe um cálculo para saber qual a quantidade miníma de calorias que devemos ingerir por dia para mantermos as funções orgânicas funcionando, chamado de Taxa Metabólica Basal.

Quando a gente faz atividade física de qualquer tipo o organismo tem um gasto energético maior.

Existe uma tabela que pontua a média do gasto energético de acordo com seu nível de atividade física, que pode ir de bem leve à excepcional.

Dessa forma, para saber de quanto de energia a gente precisa por dia, basta multiplicar o resultado da Taxa Metabólica Basal (que já inclui as calorias gastas na digestão)   pelo nível de atividade física.

O resultado dá uma estimativa aproximada da quantidade de calorias a gente deve consumir por dia.

Quando a gente quer emagrecer ( no meu caso sempre!) e começa a restringir muito  a ingestão de alimentos, a nossa Taxa de Metabolismo Basal cai, o que não ajuda nem um pouco no emagrecimento, já que o organismo vai entender que estamos em estado de carência e, por isso, irá gastar menos energia para realizar as atividades normais.

É por esse motivo que as dietas restritivas não funcionam a longo prazo, porque o corpo tende a gastar cada vez menos energia e o peso estaciona.

Quem quer engordar, deve aumentar o consumo calórico e fazer exercícios de força, pois assim ganha-se massa magra e não gordura.

Beijos

Ju

[email protected] /https://www.facebook.com/JuLopesPE

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Dieta de Grávida: O Que Deve Ser Consumido na Gestação? Parte 2

Cuidado para não viver em função da sua relação!