Essa semana rolou uma polêmica danada com a ex-BBB Mayra Cardi, que postou uma foto no Instagram em que dormia completamente maquiada, de postiços e tudo.
As críticas tomaram conta das redes sociais e a Mayra acabou dando a seguinte declaração:
“Gente pela última vez: eu durmo maquiada sim.
Duvidas diárias : 1) Você acorda borrada? Não, eu acordo intacta exatamente como fui dormir… Como? Não tenho guerras noturnas, não sou gato, durmo quietinha igual menina! Nem bebo para acordar toda torta! 2) Maquiagem estraga a pele? Tenho 30 anos e um filho de 12, nenhuma mancha no rosto nem rugas! Maquiagem convencional estraga sim a pele! Minha dermatologista manda fazer cremes com vitaminas com cor, ou seja uso cremes para dormir, existe maquiagem boas e ruins ! 3) Quando você vai tirar a maquiagem? Para quê? O mundo está evoluído, criam artifícios para ficarmos mais lindas, eu compro esses artifícios para usar! Desde que inventaram desodorante nunca mais parei de usar! Há quem diga que não faz bem, nem por isso às vezes quero ficar natural , afinal de contas Deus nos fez cheia de pelos também e insisto em depilar! Mulheres casadas conselho: Não existe nada melhor que seu marido abrir a porta de casa e te encontrar cheirosa, de lingerie, linda e toda maquiada produzida, no lugar de estar de calcinha bege camiseta de campanha política, descabelada e fedida! “
Polêmicas à parte, porque não tenho como avaliar os ativos das maquiagens que ela usa para dormir, o fato é que é consenso, até hoje, que a pele precisa respirar.
Além do fator “respiração”, o acúmulo de maquiagem na pele obstrui os poros, deixa a pele mais oleosa, causa desidratação cutânea, facilita o aparecimento de cravos e espinhas e e pode causar a chamada acne cosmética, que pode acometer pessoas de qualquer idade.
Os cravos e as espinhas, bem como o aumento da oleosidade da pele, ocorrem de forma mais intensa quando não retiramos a maquiagem pois, além do entupimento dos poros, o sebo não consegue ser expelido corretamente.
Pó, base e corretivo tendem a entupir os poros, ao passo em que máscaras de cílios podem causar ressecamento dos mesmos, com possível quebra, além de problemas oculares, como a blefarite, que já tive e postei aqui.
Além disso, é fato que dormir maquiada interfere na vitalidade da pele e contribui para o envelhecimento precoce.
É durante o sono que ocorrem processos reparadores e desintoxicantes, que a oxigenação celular está a todo vapor, e é também nesse período que alguns hormônios atingem sua produção máxima, o que garante, dentre outras coisas, neutralização dos radicais livres, liberação de toxinas e revitalização da pele.
Acontece que, com os poros obstruídos, nenhum desses processos conseguem atingir seu potencial máximo, o que compromete o viço, a juventude e a beleza da pele.
Entenderam agora porque a remoção da maquiagem é tão importante?
No próximo post faço um “apanhado geral” explicando os erros e acertos no processo de retirar a maquiagem da pele e um passo-a-passo mostrando a maneira correta de deixar a pele limpa, sem resquícios de make!
Beijos
Ju Lopes