E lá vem mais uma tendência polêmica… Depois dos sneakers, a moda agora são os creepers, uma versão “renovada” dos modelos criados para os soldados durante a Segunda Guerra Mundial, em 1945.
Mas, o que são os creepers, afinal? São calçados plataforma de solado reto, com ou sem cadarço e que frequentemente apresentam o “bico” mais arredondado.
O modelo, que apareceu tempos atrás nos desfiles de algumas marcas internacionais, como Prada e Chanel, já está sendo comercializado por várias marcas nacionais, nos mais diversos estilos e materiais, como camurça e couro, por exemplo.
Como dá pra observar, os creepers têm uma pegada mais “pesada”, mais masculina e, por isso, é preciso um tantinho de atitude, além de um “tantão” de bom senso para usá-lo sem cair no ridículo.
Sim, é possível usar esse tipo de calçado, que é mais casual, e, mesmo assim, manter uma certa elegância, desde que o look esteja equilibrado e desde que o modelo seja mais “neutro”.
É Melhor Usar de Dia!
Mas, o certo é que os creepers ficam bem mesmo em looks mais casuais, diurnos e, atém, divertidos. Portanto, combinam com shorts, jeans coloridos, vestidinhos mais curtos, saias curtas e peças mais femininas, acinturadas e delicadas, justamente para dar um certo equilíbrio no “ar masculino” do modelo.
Saias curtas, rodadas, evasês e mais leves, eles parecem “cominar” melhor, mas já vi looks interessantes (interessante é diferente de bonito) com vestidos e saias longas.
Com os shorts, em produções bem casuais, para tardes de calor, sobretudo para as meninas mais jovens, eles ficam legais. Há quem opte por usá-los com meias, sobretudo nos locais mais frios, mas, para isso, é bom que a cor da meia seja a mesma do calçado, sobretudo para as baixinhas.
Pode Usar Durante a Noite?
Poder pode, claro, mas é preciso escolher o modelo com mais cuidado, além de, é claro, analisar se esse tipo de modelo condiz com o ambiente e a situação. Porque, por exemplo, pode ser um modelo interessante para ir a um show de axé, mas não para uma festa.
De modo geral, saltos retos não são muito femininos e, sim, o modelo meio que lembra um tênis, então é bom tomar cuidado.
Todo Mundo Pode Usar?
Baixinhas, altinhas, magrinhas e gordinhas podem usar a tendência, desde que, é claro, sejam tomados alguns cuidados.
As baixinhas se beneficiam do fato de que os creepers “alongam” a silhueta, mas isso só acontece se a peça de baixo (saia, vestido, etc) for mais curtinha, até o joelho, no máximo. A mesma regra vale para as gordinhas. Para esses dois tipos (baixinhas e gordinhas), o truque de usar os creepers com legging, meia calça ou calça da mesma cor do calçado é ótimo para alongar e afinas a silhueta.
Já as mais altas, como sempre, podem tudo! Aqui, vale apostar em calças skinny e saias longas.
Eu, Ju, dificilmente usaria, pois me lembra uma “conga”, mas, pra quem gosta, só peço que tenham cuidado com os solados, que devem ser, preferencialmente, da cor do calçado. Ah, e TODOS os que vi com solado branco me fizeram tremer de horror!
Beijos
Ju Lopes