Ahh, os sapatos!
Eu sou a louca dos sapatos, uma centopeia assumida, mas confesso que nunca fui um exemplo de organização, e isso acabou danificando alguns dos meus sapatos preferidos, porque simplesmente chegava em casa e largava os bichinhos em qualquer canto.
Pior ainda, tinha a mania de guardar alguns sapatos nas caixas originais, e por isso perdi muitos sapatos, até que aprendi que se o couro não respirar, apodrece e o solado esfarela!
Já aconteceu isso com vocês? Do solado soltar e se desfazer? Pois comigo aconteceu, várias vezes!
Organização
Já fiz um post aqui sobre organização de sapatos, e expliquei que uma parte dos meus fica em uma sapateira embaixo da cama.
Só que, é lógico, ali não cabe muita coisa e acabei tendo que mandar fazer uma outra sapateira , que acomoda boa parte dos meus sapatos.
Optei por uma sapateira aberta pois quero meus sapatinhos “respirando” pra durarem mais!
Como o espaço não é lá muito grande, tive que organizar por alinhamento intercalado.
Pode-se organizar de várias formas, como em sacos de TNT ou caixas plásticas, por exemplo, o que não pode mesmo é usar saco plástico ou caixas que não tenham ventilação.
Conservação
Apesar de muita gente dizer o contrário, os sapatos não devem ficar guardados em caixas de papelão ou sacos de plástico, pois a falta de ventilação faz com que o solado apodreça.
Guardar o sapato sujo ou molhado é outro erro comum que deve ser evitado, pois o sapato pode mofar.
Antes de guardar o sapato, após o uso, o correto é passar um pano levemente umedecido, deixar o sapato secar a sombra e só depois guardar.
Caso o sapato fique encharcado por algum motivo, como uma chuva, o correto é colocar “bolinhas” de jornal amassado dentro do sapato e deixar em local arejado de um dia pro outro, pois o jornal absorve a água.
É fundamental hidratar os sapatos de couro para evitar que eles fiquem ressecados. A hidratação dá vida nova ao couro e permite que as peças durem muito mais tempo.
Pra não ter erro, o correto é comprar um produto específico, vendido em lojas de sapatos.
Quase nunca esses produtos ficam expostos, pois geralmente são guardados na parte interior do balcão, então sempre pergunte na loja se há a disponibilidade desses produtos.
Existem graxas incolores para serem aplicadas na superfície dos sapatos, o que aumenta a durabilidade dos sapatos e os deixa com “cara de novos”.
E vocês, têm mais alguma dica?
Beijos
Ju