O que significa traje esporte fino, social e passeio?

Receber o convite de casamento da amiga de infância é superemocionante. Assim como ser convidada para prestigiar a formatura de uma prima e, ainda, assistir ao batizado de um sobrinho. Cada ocasião merece uma atenção no figurino de forma especial. Nem sempre o pretinho básico funciona. Tem festas e ocasiões que o vestido preto não combina, como um batizado e assim como um baile mais chique de casamento, que merece brilho e um tecido mais elegante. Mas como entender o que quer dizer cada uma das palavrinhas que descrevem o traje que você precisa vestir para a ocasião?

Bom, aí é sempre um processo complicado se você não é uma especialista em moda. Cada vez mais os nomes de trajes aparecem nos convites mais formais e até naquelas festas que passaram a ser mais moderninhas e não tão sérias, como as festas de 15 anos, por exemplo, que hoje em dia é mais uma festa estilo balada que um baile de apresentação, com tantos detalhes. Enfim, quando um convite chega em suas mãos e nele está escrito uma sugestão de traje, significa que o anfitrião quer ver todas as pessoas com uma mesma categoria de roupa. Não é falta de educação, não! É uma ajudinha para evitar deslizes como o exagero ou a falta de pompa!

Então, mãos à obra! Ou melhor: ao armário. O consultor de moda Jaime Santos, de Santa Catarina, ensinou como cuidar e decifrar os trajes que estão descritos nos convites. Quando o termo no convite pede traje esporte, é o mais simples de todos para uma ocasião especial. Geralmente os eventos que acontecem durante o dia, como almoços, batizados e aniversários, dão à você uma liberdade maior na hora de vestir a roupa. “Não pede brilho, mas também não é legal você ir de chinelo de dedo. Basta um vestido mais moderninho, que pode ser no meio das coxas ou longo e de preferência de rasteirinha ou sapatilha. Nos calçados um toque de brilho ou detalhe pode ser uma boa saída para parecer elegante”, afirma o consultor.

trajes

Calças de alfaiataria com uma camisa de seda, copiando o estilo da delegada Helô, em Salve Jorge, é elegante e bem moderno para estas ocasiões. A maquiagem e os acessórios devem ser mais leves e podem ser coloridos quando o evento é em um local aberto. Fica delicado e bem bonito.

O traje passeio é outro que aparece nos convites. Ele é o mesmo que alto esporte ou esporte fino, que é uma roupa mais chique que um simples esporte. Ou seja, a regra aqui é não usar bermudinhas e nem jeans. Neste tipo de traje, de acordo com o especialista, pode ser um vestido de alfaiataria com um salto alto ou um acessório com mais brilho ou pedras. Assim, a roupa que você usou durante o dia fica mais chique e elegante durante a noite. O que muda aqui são basicamente os acessórios e a maquiagem, que pode carregar um pouco o olho ou ousar em um batom mais escuro.

“Outro traje que pode aparecer nos convites é o social. Esse é o mais clássico. Ele também é chamado de passeio completo e, hoje em dia, de escuro. O que quer dizer: que são jantares, coquetéis, inauguração de uma loja ou um evento para poucas pessoas. Neste caso, a roupa precisa ser mais elegante”, afirma o consultor. O que ele quer dizer: você pode tirar o pretinho básico do armário! Pode ser um longo sem brilhos e nem com acessórios chamativos, ou um curto, na altura dos joelhos, com um brilho ou pulseira com um leve brilho. Aqui também fica legal usar uma saia longa com salto e uma camisa social ou de seda e também um terninho. Todas estas roupas podem ter um corte diferente ou uma estampa mais discreta.

O que significa traje esporte fino, social e passeio?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.