in

A Relação Acabou? Se Livre das Questões Mal Resolvidas!

Todas as nossas relações, sejam amorosas, familiares ou de amizade, nos marcam de muitas formas, para o bem e para o mal. Quando, contudo, trata-se de relações amorosas o “marcar” pode ser tão profundo que mude radicalmente a nossa forma de enxergar e lidar com as situações. É comum, por exemplo, após uma relação desastrosa, a pessoa se “fechar” para o mundo, perder a confiança nos outros e evitar qualquer tipo de comprometimento emocional, o que, em um primeiro momento é normal e até esperado, já que ninguém quer ser magoado.

Acontece que as pessoas não são iguais, e se fulano te fez mal não significa que beltrano também fará, e é preciso saber diferenciar isso e não carregar os traumas de um relacionamento para outro, senão nada nunca dará certo! Falar isso, com essa simplicidade, é simples para quem está de fora, mas para quem viveu a história não é nada fácil e muito menos simples, mas isso não significa que essas situações não precisem ser resolvidas internamente, caso contrário é inviável seguir em frente.

Se, por exemplo, o seu ex (namorado/marido ou similares) era o rei da crítica e te colocava sempre para baixo (permitiu por quê, hein?), é comum que você tenha medo de se relacionar com alguém novamente e ser criticada, rebaixada, humilhada e coisas do tipo. Mas isso não pode te impedir de se relacionar com outras pessoas, porque cada um  age de uma forma. Pode acontecer de novo? Pode, até porque os padrões tendem a se repetir e a gente tende a atrair sempre o mesmo tipo de gente, mas se você mudar e não permitir que isso aconteça, não vai acontecer.

Captura de tela inteira 27052013 230136

Mulheres que foram abandonadas possuem uma propensão muito grande a não mais acreditar em relações amorosas, assim como as que foram traídas dificilmente confiam novamente em um outro parceiro, mas isso precisa ser trabalhado internamente e, se for o caso, com apoio psicológico. Claro que o receio de que a mesma situação se repita existirá, é claro que o medo estará presente, só que esse medo não pode te paralisar e impedir de viver, porque cada relação é única e o que aconteceu em uma não acontecerá, necessariamente, em outra.

Eu sempre acreditei que após uma relação longa ou intensa a gente precisa passar um tempo sozinha justamente para “curar as feridas” e resolver internamente questões mal resolvidas, porque não dá para ir para uma história nova carregando velhos conceitos, velhos medos, velhos padrões e uma bagagem enorme de problemas relacionados ao passado. A razão disso é bastante simples: se você leva para uma relação nova os problemas da relação antiga, ela não vai funcionar, porque a outra pessoa não tem NADA  a ver com o que você já viveu, sofreu e sentiu, e não pode, obviamente, pagar por isso.

Portanto, seja lá o que tenha vivido, o que tenha sofrido, entenda que é passado e deixe exatamente onde aconteceu, no passado, caso contrário essa “sombra” vai te acompanhar em todas as relações!

Beijos

Ju Lopes

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Cuidado com a Automedicação!

Alimentos Que Te Fazem Dormir Mais e Melhor!