Aborto de Anencéfalos

Mais um post que não tem muito a ver com a temática do blog, mas que tem a ver com as nossas vidas, já que somos mulheres e, portanto, as mais atingidas nesses casos.

Esse é um tema que me interessa bastante, pois foi o tema da minha monografia de final de curso ( quem quiser o PDF basta me pedir por e-mail, tá?).

Falar sobre anencefalia, pra mim, é falar sobre dignidade, direito  e medicina. Religião fica de fora pelo simples fato de ser este um país laico e, portanto, que não deve ter suas decisões jurídicas pautadas em parâmetros religiosos, embora se saiba que a criminalização do aborto, neste país, é fruto de uma orientação social fortemente calcada em parâmetros religiosos.

aborto por anencefalia - Aborto de Anencéfalos
Foto: Reprodução

Para quem não sabe, a anencefalia é uma condição TOTALMENTE incompatível com a vida humana. Não há vida em potencial, então, não há que se falar sequer em aborto, já que o aborto é um crime contra a vida humana e pressupõe, logicamente, uma vida. Se não há vida, não há bem jurídico a ser tutelado, e, portanto, não há crime.

O que ocorre, nesse caso, e a interrupção terapêutica do parto, para resguardar a saúde física e psicológica da gestante, além da sua dignidade.

Sim, uma gravidez de feto anencéfalo, além de não ter fim que a justifique, já que o fato nascerá morto ou morrerá em pouco tempo, põe em risco a saúde da mãe. Não só a saúde física, mas também a saúde psíquica, já que carregar em si um filho que se sabe que não viverá é uma tortura.

Uma gravidez deve ser sempre motivo de felicidade, de celebração da vida e não a constatação da morte anunciada.

Obrigar uma mulher a carregar dentro de si um feto que sabe-se, com absoluta certeza, que não tem vida é exigir o inexigível, e um sistema judicial que exige o inexigível carece de legitimidade.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

Defender o direito de interromper a gestação nesse caso é respeitar a dignidade da gestante, bem como sua vida e saúde.

 Respeitar esse direito não dignifica que todas as mulheres que passarem por essa situação deverão antecipar o parto,  significa tão somente que existirá o direito de escolha.

Espero, de verdade, que esse julgamento seja a vitória da dignidade e do bom senso!

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Escrito por Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

O que você achou? Vote

98320 points
Upvote Downvote

Comentários

Comente
  1. Foi dado o direito de opinião e decisão às pessoas que realmente interesam nessa estória: os pais e principalmente à mãe que está gestando. Só a eles, cabe a decisão de ter ou não uma criança anencéfala.
    Vi um caso assim acontecer com pessoas próximas. Aquele momento único e maravilhoso, na vida de toda mulher, virou motivo de angústia, profunda tristeza e desamparo. Ela não quis interromper, mesmo tendo o direito de procurar a justiça pra isso, por ter entrado em uma depressão imensa. Quando o bebê nasceu, viveu alguns minutos apenas e como se pode imaginar, foi tudo muito sofrido, doído.
    Não me sinto em posição ética ou moral de julgar uma mulher que decida interromper uma gravidez por estar vivendo uma situação tão injusta quanto esta. Não sou Deus e como bem disse Jesus, aquele que está tão limpo de pecados e tão acima do bem e do mal, que atire a primeira pedra.

  2. Eu concordo com seu ponto de vista. Colocar a sua vida em risco por um bebe que você sabe que não tem vida. E no caso da pessoa lá em cima que disse que conhece um caso de que uma pessoa vive até hoje sem o cérebro acho muito impossível, acredito que seja uma criança sem o cranio e não sem o o cérebro. Mas, em todo caso não sei né.
    Mas a minha opinião é que concordo sim que a gestante tenha o direito de escolher o que quer fazer neste caso, já que o corpo é dela. E isso não é abrir espaço para legalização do aborto em si. Como você havia dito, isso nem deve ser considerado aborto. Agora em relação ao aborto, sou sim contra, mas não sou contra em caso de estupro. Ninguém deve ser obrigado a levar uma gravidez a diante por que foi estuprada.
    Bom e é isso.
    Beijos!

  3. EBA!!!! ENTÃO VAMOS TODOS VOTAR PELO ABORTO SEGURO!!! UMA MANEIRA “LEGALIZADA” DE ASSASSINAR ALGUÉM QUE NÃO TEM COMO SE DEFENDER!!!!! PORQUE A MÃE TEM “DIREITO” SOBRE A VIDA DO FILHO OU NÃO!!!! VAMOS NOS LIVRAR DESSAS CRIANÇAS SEM “UTILIDADE”, QUE PROVAVELMENTE ESCOLHERAM NASCER MAL FORMADAS. VAMOS VOLTAR A ÉPOCA DAS CAVERNAS, OU MESMO VAMOS SEGUIR AQUELAS TRIBOS INDÍGENAS LONGE DA CIVILIZAÇÃO QUE MATAM CRIANÇAS COM QUALQUER FORMAÇÃO PORQUE SEGUNDO ELES NÃO SERVEM PARA SEREM GUERREIROS, MÃES OU PODEM PROVOCAR PROBLEMAS NA PRÓXIMA GERAÇÃO!!!!
    ESTAMOS VENDO UM MUNDO ONDE DEUS NÃO EXISTE!!!! ONDE “NINGUÉM” MAIS TEM TEMOR A ELE!!! ONDE A BÍBLIA É UMA HISTORINHA FANTASIOSA PARA SER CONTATADA SEI LÁ PRA QUEM!!!!

    BOM TIRANDO TUDO ISSO!!!
    ENTENDO QUE EXISTEM UMA SÉRIE DE DIFICULDADES NESTES CASOS. SOU MÃE E NÃO FICARIA FELIZ EM DAR A LUZ A UMA CRIANÇA (SER VIVO, NO MEU ENTENDER) COM MÁ FORMAÇÃO. MAS GARANTO QUE TAMBÉM NÃO CONSEGUIRIA PASSAR O RESTO DA MINHA VIDA SABENDO QUE DECIDI TIRAR A VIDA DELA, TIRAR O DIREITO QUE EXCLUSIVO DELA E DADO POR DEUS SEJA QUAL FOR O MOTIVO! TUDO TEM UM PROPÓSITO NA VIDA, E OS PROPÓSITOS DE DEUS NÃO SÃO PARA SEREM DISCUTIDOS OU ENTENDIDOS, NÃO TEMOS ESTA CAPACIDADE DIANTE DELE! SÃO PARA SEREM VIVIDOS!
    NO MEU ENTENDER EU NÃO TENHO O DIREITO DE TIRAR UMA VIDA! E SIM DEUS. ELE ESCOLHE. INCLUSIVE SOBRE A MINHA VIDA!

  4. Concordo! eu sempre fui a favor por que penso o seguinte : e melhor a pessoa aborta de forma segura do que abandonar ou aborta de qualquer forma !
    agora e claro: se tiver disposta a cuidar da carinho que sejam feliz!

  5. Gente!!!
    Acho que muito se fala e pouco se faz!
    Pessoas que não querem respeitar o direito da mãe de abortar, façam um favor a essas mesmas mães: as ajudem de alguma forma.
    Alguém ajuda?
    NINGUÉM AJUDA!

    Independente de religião, dos dez mandamentos e do que mais for, DEUS DEU O LIVRE ARBÍTRIO!

    Cada um faz o que quer e como quer. Se a mãe quer abortar o bebê que não tem a menor condição, eu considero sim um ato de amor – um ato de amor próprio, de amor pelo marido que também vai sofrer, de amor pela família, que também vai sofrer!

    Se a sociedade não quer que a mulher aborte, cadê a mesma sociedade para apoiar a coitada da mãe?
    Meninas que estão contra: quem aqui conhece alguém que passou por isso e foi lá ajudar?
    Hein?????

    Seria cômico, se não fosse tão triste.

    Esse negócio de ser a favor à vida é muito relativo.
    À vida de quem? Do feto? E da mãe?
    Eu, jutamente com uma amiga, corremos atrás de ajuda para animais de rua, castramos, vacinamos e vermifugamos, fazemos rifas, elvamos em feirinhas.
    Eu acredito que isso sim é uma das vertentes de ser a favor da vida. E quando pegamos uma femea prenhe, sim, nós abortamos os bebês dela. Sabem pq? PORQUE É DIFÍCIL CONSEGUIR AJUDA!!!!!!!!!!!!!!
    Somos apenas duas que contam com poucas pessoas dispostas a doar alguns miseros reais, para MUDAR A VIDA de outro ser.
    Há quem faça trabalhos solidários assim com crianças e com idosos. Mas Deus me deu o dom de amar animais, e trabalhar por eles.

    SER A FAVOR DA VIDA É MAIS DO QUE PERMITIR QUE ALGUÉM VIVA. É VIABILIZAR QUE UM SER VIVO POSSA TER ALGUMA DIGNIDADE NA SUA VIDA.

    Por isso, meus bens, acho que devíamos TODAS arregaçar as mangas e ir fazer bem ao próximo.

    É fácil falar. Difícil é se doar!!!

  6. Na mesma biblia onde diz sobre o livre arbitrio ( afinal alguém perguntou a esse feto se ele gostaria de nascer ou sair da barriga antes do tempo? ) nessa mesma biblia diz:

    “NÃO MATARÁS” (Ex 20,13) A vida humana é sagrada porque desde sua origem ela teve a ação criadora de Deus.

    Isso de aborto para anencefalia, é apenas uma desculpa… logo isso fugira do controle! O ser humano é assim, usa as coisas de Deus como melhor interessa para seu proprio ego. O humano é tão humano quando para satisfazer suas vontades, mas não sabe ser humano para com o próximo.

    “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará”. (Mateus 24:12)

  7. e cade a liberdade do ser humano que esta por vim?

  8. Eu me referia ao que a Ju escreveu e não as beatas acima.

    LIBERDADE DE ESCOLHA! AUTONOMIA DA MULHER SOBRE SEU PRÓPRIO CORPO! ISSO É VIDA E NÃO APRISIONAMENTO! L I B E R T É

  9. *APLAUSOS*

    Esta foi a escrita mais sã e íntegra que eu já li a esse respeito nos últimos tempos. Falou tudo. Não preciso acrescentar mais nenhum comentário. Parabéns mais uma vez!

  10. Gente!!
    Já que sabemos que o bebê não sobreviverá por muito tempo,pq não esperar que a natureza e Deus se encarregue por isso? Para que adiantar a morte de um bebê inocente?
    Assim como Deus quis que esta criança se gerasse no utero, Deus se encarrega de levar consigo tbm.

  11. Sou contra o aborto em qualquer situação,mas não condenaria uma mulher que decidisse não ter a criança neste caso.Porem,não acho que um aborto aliviaria o sofrimento da mulher,nem traria mais dignidade.Muito pelo contrario.O aborto pode deixar sequelas físicas,psicologicas e também há risco de vida para a mulher.Disso,ninguem fala né? Minha mãe sofreu um estupro na sua juventade e optou em ter o bebê,imaginem só,isso na decada de 50.Vim saber disso depois de adulta e fiquei muito comovida.Saber que meu tão querido irmão não é filho do meu pai e sim,fruto de uma violencia.E percebi o quanto ele é grato,muito melhor que os outros filhos da minha mãe,sempre carinhoso,nunca a esquece,nem a meu pai que o criou com todo amor,sem preconceito.Depois disso,passei a admira-la mais ainda.Tenho certeza,que se minha mãe tivesse esperado um bebê anencefalo,teria optado por te-lo e mesmo que tivesse morrido,seria melhor lembrar que teve um bebê que não viveu muito,mas que veio ao mundo,do que lembrar que teve que passar por um martítio,que é o aborto.O que gera mais sofrimento? Levar a gravidez adiante,mesmo sabendo que o bebê não irá sobreviver ou antecipar a morte dele? Mas se há casos de mulheres que abortam simplesmente porque são irresponsaveis,não se previnem,engravidam e depois não querem ter o filho,imaginem num caso como este? E por favor, sem essa de que não ha vida em bebês anencéfalos,se alguns morrem logo ao nascer é porque estavam vivos não?

    • Você falou tudo se não tem vida como eles morrem após o parto,está é a frase certa…

  12. Eu concordo na aprovação do aborto!
    Na hora de criticar muita gente não pensa na mãe!
    Deve ser horrível gerar uma criança sabendo que não vai sobreviver!
    Acho que a mãe deve ter o direito a escolha, se quiser manter a gravidez
    tudo bem, senão deve ter direito de abortar sim!
    Gostei do post!
    Beijocas

  13. O STF já votou a favor,as mulheres já podem optar, isso é democracia, graças a Deus!

    Como bem disseram nas reportagens todas as opções geram sofrimento para a mulher e nada mais justo que em uma sociedade dita evoluida e democrata a mãe em sofrimento tenha como escolher .

  14. terminando o meu comentário acima- sair ter uma vida social, porque creio eu que esta mãe também estará sofrendo pelo seu filho, é a mesma coisa do aborto de anencéfalos.Ele não vai ter direito a cinco minutos de vida por causa do sofrimento da mãe, ele menos importante porque a mãe não viu o seu rosto,porque se ele já tiver nascido nenhuma mãe vai ter coragem de mata-lo, minha simples opinião.
    bjus Jú

  15. Só um exemplo um mulher tem um filho que nasce normal, sem nenhum problema, saudável, ai quando esta criança, tem uns dois anos, ela fica doente, e passa a depender de aparelhos para viver, os médicos não dão mais esperanças a família, o que fazer matar esta criança, para que a mãe possa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carregando ...

0

Comente Pelo Facebook

0 Comentários pelo Facebook

untitled1 - Ração Humana Emagrece?

Ração Humana Emagrece?

divas avril lavgine topetes penteado cabelo hair famosas moda fashion famous celebridades como usar tendencia trends 2 - A moda agora é...topete!!!

A moda agora é…topete!!!