Meninas,
Eu acredito firmemente que a vida é feita de escolhas e que, hoje, somos o resultado de todas as decisões que tomamos. Às vezes, olhamos para trás e nos questionamos a respeito das nossas escolhas e ficamos imaginando tudo que poderia ter sido diferente.
Não é saudável ficar se prendendo ao passado e ficar se lamentando pelas ‘escolhas erradas’, pelo que poderia ter sido e não foi. Quando você escolhe algo, está tendo como referência a situação que você está vivenciando naquele determinado momento e, às vezes, você até sabe que tal caminho é errado ou que não vai te fazer bem, e ainda assim, você o escolhe. E pode acontecer que, anos depois, você acabe agindo de forma idêntica, mesmo sabendo que vai te fazer sofrer.
Isso por que, às vezes, repetimos alguns comportamentos que não foram bem elaborados, em busca de, inconscientemente, reviver uma situação boa (para senti-la novamente) ou ruim, na vã tentativa de encontrar um final diferente. Com o tempo, aprendemos, amadurecemos e compreendemos que é preciso superar os erros, reconhecê-los e continuar o caminho sem olhar para trás. É esse o sentido: evolução, crescimento.
Todas as nossas ações tem conseqüências e é preciso se conhecer, refletir sobre quem você é, o que você quer e se esse é o momento certo. Só citando um exemplo, algumas pessoas, quando saem do ensino médio, ingressam numa faculdade, se formam e acabam se desencantando com a escolha que fizeram. Outras, seguem esse caminho e se realizam. Outras, ainda, passam anos para se decidirem sobre o que querem fazer da vida.
O que quero dizer é que cada um tem seu tempo e as escolhas devem ser feitas pensando no seu tempo pessoal.
Se você fez escolhas erradas, assuma os erros, mas não se deixe abater por isso. Se casou com a pessoa errada, escolha encontrar um novo amor; se escolheu uma carreira que não combina com você, mude. Nunca é tarde para recomeçar, para consertar os erros, amadurecer e fazer as escolhas certas para você!
Sacode a poeira, levanta e dê a volta por cima! Na dúvida, escolha seguir sempre em frente, escolha ser você mesma, escolha ser feliz!
Abraços!
Amanda (Amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)