Fitoterápicos Emagrecem Mesmo?

Venho falando muito aqui no Patricinha Esperta sobre o uso de fitoterápicos e volta e meia recebo e-mais questionando se os fitoterápicos possuem mesmo o poder de ajudar nos processos de emagrecimento.

Para responder essa pergunta eu preciso explicar, antes, o que são fitoterápicos, como eles são feitos e outras coisinhas mais, tá?

Fitoterápico, conforme definição da ANVISA, é    “o medicamento obtido empregando-se exclusivamente matérias-primas ativas vegetais“, é dizer, é todo preparo farmacêutico ( extrato, cápsula ou pomada) que tem por principio ativo somente derivados vegetais (raízes, folhas, caules,flores e sementes).

Todo fitoterápico comercializado no país tem que ser regulamentado pela ANVISA, que controla a produção, a liberação para consumo e a comercialização desses medicamentos.

Para ter o consumo liberado no país, o fitoterápico precisa, obrigatoriamente, ter efeitos terapêuticos comprovados, oferecer garantia de qualidade, possuir uma composição padronizada e ser seguro para uso. Diante disso, têm-se que todo fitoterápico funciona de alguma forma, vez que para ter o uso liberado precisa ter efeitos terapêuticos comprovados, certo?

Em geral os fitoterápicos são seguros e eficazes, mas convém lembrar que trata-se de um medicamento e, como todo medicamento, possui contra-indicações e possíveis efeitos colaterais, por isso é de extrema importância consultar um médico ou um nutricionista antes de fazer uso dessas substâncias, até mesmo para saber a dosagem correta, a quantidade ideal e o tempo de administração.

Pode parecer exagero, vez que  ninguém vai ter, por exemplo, um ataque do coração porque tomou chá de camomila em excesso (chá também é fitoterápico), mas existem outras substâncias, como a erva de são joão, que é muito usada em casos de depressão,  que podem gerar efeitos colaterais intensos, além de diminuir a eficácia de vários medicamentos. Por isso, todo cuidado é pouco, viu????

Mas…Deixa eu responder a pergunta que gerou o post!

Existem sim alguns fitoterápicos que atuam na perda de peso, seja estimulando a saciedade, diminuindo a ansiedade, potencializando o gasto calórico, diminuindo a absorção de gorduras e amido, queimando o excesso de gordura ou desintoxicando o organismo. Mas eles funcionam como coadjuvantes. Eles servem para ajudar, desde que consumidos na quantidade exata e associado a mudanças de hábitos necessárias, mas não vão fazer o trabalho sozinhos, entendem?

Então não adianta se entupir de fast food, de doces, de todo tipo de besteira e depois tomar várias capsulazinhas e achar que assim vai emagrecer, pois não vai.

Não existe fórmula mágica para emagrecer. É preciso, mesmo com a ajuda dos fitoterápicos, mudar os hábitos alimentares e  praticar exercícios físicos regularmente…Não tem outro jeito!

Não custa lembrar que é preciso tomar cuidado com o local onde vocês manipulam as fórmulas. Vejam se a farmácia de manipulação é autorizada pela ANVISA, observem se há fiscalização no local e fiquem de olho , também, nos cuidados gerais de higiene.

Espero ter respondido às dúvidas de vocês!

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br

Fitoterápicos Emagrecem Mesmo?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

2 Comments
  1. Oi Ju!!

    Post perfeito, é isso mesmo, qualquer medicamento sendo ele fitoterápico ou não são coadjuvantes em dietas!! vc resumiu perfeitamente o que eu sempre sigo aos pacientes aqui da farmácia!! não existe medicamento milagroso!!
    amei Parabéns Luciana Artvitta

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.