in

Cinquenta Tons de Cinza : O Chato!

Eu sempre estimulei a leitura por aqui, e leio de tudo, de Paulo Coelho a Nietzsche, passando pelo Osho, Jorge amado e rótulo de shampoo, e isso sem o mínimo preconceito.

Mas confesso que fiquei  surpresa com o sucesso de Cinquenta Tons de Cinza, livro que já vendeu mais de 40 milhões de cópias ao redor do mundo.

A qualidade literária é duvidosa, pra dizer o mínimo, mas Paulo Coelho também é  e vende milhões de livros ao redor do mundo, então não “ataco” por esse ângulo.

O que eu não gostei, e vocês tem todo o direito de discordar, lógico, é que mais parece um daqueles romances  da série “Sabrina”: infantil demais, conto de fadas demais, fora da realidade demais, superficial demais, simples ( no sentindo ruim) demais, previsível demais e bobo demais.

É um  “Crepúsculo” erotizado, sabe?

cinquenta tons de cinza -  Cinquenta Tons de Cinza : O Chato!

Um conto de fadas erótico é a melhor definição pra esse “sucesso editorial”.

E talvez por isso faça tanto sucesso, já que, assim como os livros da série Crepúsculo, é um livro fácil de ler e de entender, além de contar histórias bonitinhas que envolvem um tema que, ainda hoje, em pleno 2012,  é tabu: sexo!

Não entendo, de verdade, como, ainda hoje, isso pode ser tabu e as pessoas podem se reprimir tanto por uma coisa absolutamente natural.

Talvez, também por isso, o livro seja um fenômeno mundial, já que fala do assunto de forma superficial, simples e aberta, o que sempre desperta curiosidade.

A personagem principal me parece ingênua e fora da realidade demais  para uma mulher de vinte e poucos anos, e o personagem principal me parece neurótico demais, coisa que nunca me interessa ( aliás, já dizia Freud que toda neurose é causada pela repressão do desejo sexual…Seria ele um grande reprimido? Porque neurótico ele é com certeza!)

Além disso, e da linguagem ser infantil e do livro ser uma versão erotizada de Crepúsculo,  os trechos “sexuais” são extremamente descritivos, e isso é muito chato.

O ponto louvável do livro é mostrar uma protagonista, ainda que infantil e imatura demais pra idade, que se interessa por sexo e que não tende a limitar seus impulsos sexuais, o que é muito raro. Daí em diante, tudo fica chato!

Sim, a narrativa é fraca, chata, incoerente, repetitiva e lenta.

Ops, pra quem gosta de livros do tipo, posso indicar vários, muito melhores, mais interessantes e bem escritos!

Beijos e bom domingo!

Beijos

Ju Lopes

Escrito por Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Comentários

Comente
  1. Desculpe pessoas, mas até concordo com o conto de fadas e tudo mais, na verdade é surrealista, mas para quem não sabe o livre começou com uma satira da saga crepusculo, a autora do livro (50 tons) começou a escrever a historia de Bella com sexo para ficar mais apimentada no blog foi dai que surgiu o Grey, então não é mera coinscidencia ser parecido com a saga vampiresca, então ele acabou sendo um sucesso pois são os fãs de crepusculo que adotaram a historia mais apimentada do que a sem sal da Bela.

  2. Olá Ju!
    Adoro seu jeito de ir direto ao assunto, você fez uma crítica ao livro e ponto. Todavia, acho um absurdo a maneira agressiva que algumas pessoas abordaram o tema. Criticar o livro é uma coisa agora atacar quem gostou da leitura é outra bem diferente. Dizer que quem gostou é frustrada sexualmente, que gosta de apanhar, que não têm vida social…e por aí afora é realmente deselegante, prepotente (afinal não conhece o outro), além de uma tremenda falta de educação, mas enfim, falta de educação é o que não falta nesse mundo.

  3. Ju,

    Excelente sua comparação.
    Penso assim como você,sem comentar a linguagem que se é usada,muito TEEN pro meu gosto,que por sinal a escritora errou se por acaso a intençao era alcançar um público adolescente ou pré adolescente,achei o conteúdo um pouco impróprio.

    Não consegui realmente ir até o final com a leitura pois me intediou lá pelas 200 páginas…Com certeza há livros bem melhores para se ler

    bks.

  4. Sugiro o livro Jake & Mimi de Frank Baldwin,pra quem gostou ou não desse festival de baboseiras apresenados em 50 Tons…A história é mais envolvente,e o persongem masculino é mil vezes mais sedutor que o coitado o Grey.

  5. Eu já penseo assim: está instigando à leitura, que hj em dia mta gente tem preguiça… não importa o que lê, e sim importa ler.
    Eu amo livros, e este estou lendo.. e não é pq estou lendo este livro que serei igual a personagem. . é apenas uma história.

  6. Falou tudo, Mellissa!
    Acho que um livro rídiculo desses só pode agradar mulheres frustradas sexualmente. Existem ótimos livros eróticos, mas esse definitivamente não é um deles.
    E concordo plenamente com o que vc falou sobre a mídia impor esse “sucesso editorial”. Existem livros bem melhores e que não apelam para uma relação doentia como essa, onde a mulher é humilhada e ainda gosta disso. Na boa, mulheres desse tipo só podem ter uma péssima autoestima.
    E como alguém pode gostar de um cara sádico como esse tal Christian? Será que Nelson Rodrigues estava certo ao dizer que toda mulher gosta de apanhar?? Bom, eu pelo menos não gosto!!!

  7. Olha, eu não li esse livro e não leria nem se me pagassem! Pelo que já me informei a respeito, é uma bosta. Não entendo como alguém pode gostar de ler um negócio desses. Mulher submissa em pleno século 21?? Blergh…
    Esperta é a autora, que tá ganhando rios de $ vendendo esse lixo.

  8. Parabéns pela coragem em expor sua opinião.A maioria das pessoas hoje em dia são alienadas e nunca ceitam opiniões contrárias ao que a mídia impoe.
    Fico feliz de não ser a única mulher do planeta a achar esse livro ridículo e intediante.Difícil explicar esse sucesso editorial,existem tantos livros com esse mesmo enfoque,provavelmente a autora teve ajuda de uma pesada campanha de marketing.Ela deve ter lido muito livrinhos tipo Sabrina,Bianca,Julia,deve ser assinante voraz da revista Cosmopolitan.
    Pra que curte literatura descartável e não tem vida social nem amorosa realmente é um excelente pedida.Tem gente que gosta de ler sobre sexo,deveriam praticar mais e seriam pessoas menos frustradas .

  9. PArei pra ler alguns comentários a cima e vi que falam muito do “Cem Escovadas Antes de ir para a cama” que é um livro VERÍDICO, não tem como comparar uma ficção com a realidade. Assim como na época o livro “o doce veneno do escorpião” virou febre e quando resolvi ler achei um lixo, mesmo pq já tinha lido o cem escovadas antes e tinha adorado! Pra mim ela leu o livro e resolveu fazer a mesma coisa, e ficou uma b***a! relutei muito em assistir ao filme e pela primeira vez, achei mais interessante que o livro em si.

    O Cinquenta Tons foi lançado como um livro pra mulher adulta, quando na verdade o início dele não era esse, e é uma ficção. Eu gostei muito do primeiro mas to achando o segundo massante demais..acho que dois livros eram mais do que o suficiente, já que o 3° tem muita coisa melhor pra rolar.

  10. O livro realmente é repetitivo, fica chato e blablabla..mas gente..é CLARO que ele é igual ao Crepúsculo!!
    QUando a autora começou a postar em seu blog, ele era MESMO a versão erotizada do Crepúsculo, os personagens tb eram os mesmos. Só que fez sucesso, editora gostou e publicaram mas sem dizer ao público essa parte. Por isso, qualquer semelhança não é conhecidencia! =)

  11. Obrigada pelo link do texto sobre solteirice feminina.. Serve não só pro amor, mas pra tudo. Adorei e já repassei a uma amiga, que está precisando mt de conselhos…rs

    Adoro o blog e seus posts!

    Cada dia mais sucesso!
    bjao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carregando ...

0

Comente Pelo Facebook

0 Comentários pelo Facebook

blank - O Corte Perfeito

O Corte Perfeito

blank - Ampolas dose única – hidratam os cabelos com eficiência e rapidez!

Ampolas dose única – hidratam os cabelos com eficiência e rapidez!