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Como Se Concentrar No Trabalho?

Muitas vezes é mesmo complicado se concentrar no trabalho, afinal, são muitos os estímulos externos que desviam a nossa atenção, o que compromete a nossa produtividade, o nosso rendimento e nos impede de dar conta de todas as atividades que estão sob nossa responsabilidade.

Além disso, quando a pessoa está passando por algum problema pessoal, como a doença de uma pessoa querida, problemas no relacionamento ou com os filhos, por exemplo, fica mesmo difícil manter o foco no trabalho.

Outro problema comum é o próprio ambiente de trabalho, que dá margem a conversas paralelas, o que faz com que o tempo “escorra pelo ralo” e a pessoa sequer se dê conta.

O uso das redes sociais é, também, um grande empecilho para que a pessoa se concentre, e, até por isso, elas são bloqueadas em diversas empresas.

Ou seja, o que não faltam são motivos e razões para perder o foco e desviar a atenção.

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Mas como contornar isso?

Primeiro é preciso definir o que é preciso ser feito a cada dia e, em primeiro lugar, fazer, manter o foco no que você precisa fazer, no que é prioridade. Enquanto isso, esqueça celular, e-mail e redes sociais. Sem isso, não há foco que se mantenha!

Na grande maioria dos casos, o que a pessoa julga ser “falta de tempo” é, na verdade, desorganização do tempo, é tempo perdido, e por isso é tão importante aprender a gerenciar o seu tempo e, também, sua atenção. Claro que isso não é fácil e requer disciplina, mas quando aprendemos isso, rendemos muito mais, porque aprendemos a usar de forma mais produtiva as horas que temos a nossa disposição.

Para reverter esse quadro, aprender a se concentrar e “render mais” é preciso analisar qual é o principal causador da sua falta de atenção e neutralizá-lo.

Além disso, no momento em que estiver trabalhando, mantenha o e-mail fechado, o celular no silencioso e as redes sociais desligadas. Isso é MUITO importante e são várias as pesquisas que mostram o quanto essas três “coisas indefesas” roubam tempo e atenção, e acabam tomando conta de todo o nosso dia. Assim, tudo o que possa causar interrupções e desviar a sua atenção deve ser removido, silenciado.

Feito isso, estabeleça uma lista de prioridades, o que é essencial já que ninguém consegue dar conta de tudo. Então, você vai fazendo as coisas de acordo com a ordem de importância.

Ter um planejamento diário é, também, muito importante, porque isso vai mostrar em que momento você vai realizar as tarefas prioritárias, as importantes e as corriqueiras, deixando um espaço para as emergências, que a gente nunca sabe quando pode acontecer. É bem interessante ter uma agenda virtual onde você anote tudo que deve fazer em cada hora do seu dia, até mesmo para não se esquecer de nenhum compromisso.

Por fim, é preciso aprender a dizer NÃO. Se o colega te pede um favor e você está atolado de trabalho, você não pode parar de fazer o que é prioridade para atender as necessidades alheias.

Tudo isso ajuda muito a manter a concentração e aumentar a produtividade, ao menos comigo! Alguém tem mais alguma dica?

Beijos

Ju Lopes

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Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

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