Como Se Concentrar No Trabalho?

Muitas vezes é mesmo complicado se concentrar no trabalho, afinal, são muitos os estímulos externos que desviam a nossa atenção, o que compromete a nossa produtividade, o nosso rendimento e nos impede de dar conta de todas as atividades que estão sob nossa responsabilidade.

Além disso, quando a pessoa está passando por algum problema pessoal, como a doença de uma pessoa querida, problemas no relacionamento ou com os filhos, por exemplo, fica mesmo difícil manter o foco no trabalho.

Outro problema comum é o próprio ambiente de trabalho, que dá margem a conversas paralelas, o que faz com que o tempo “escorra pelo ralo” e a pessoa sequer se dê conta.

O uso das redes sociais é, também, um grande empecilho para que a pessoa se concentre, e, até por isso, elas são bloqueadas em diversas empresas.

Ou seja, o que não faltam são motivos e razões para perder o foco e desviar a atenção.

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Mas como contornar isso?

Primeiro é preciso definir o que é preciso ser feito a cada dia e, em primeiro lugar, fazer, manter o foco no que você precisa fazer, no que é prioridade. Enquanto isso, esqueça celular, e-mail e redes sociais. Sem isso, não há foco que se mantenha!

Na grande maioria dos casos, o que a pessoa julga ser “falta de tempo” é, na verdade, desorganização do tempo, é tempo perdido, e por isso é tão importante aprender a gerenciar o seu tempo e, também, sua atenção. Claro que isso não é fácil e requer disciplina, mas quando aprendemos isso, rendemos muito mais, porque aprendemos a usar de forma mais produtiva as horas que temos a nossa disposição.

Para reverter esse quadro, aprender a se concentrar e “render mais” é preciso analisar qual é o principal causador da sua falta de atenção e neutralizá-lo.

Além disso, no momento em que estiver trabalhando, mantenha o e-mail fechado, o celular no silencioso e as redes sociais desligadas. Isso é MUITO importante e são várias as pesquisas que mostram o quanto essas três “coisas indefesas” roubam tempo e atenção, e acabam tomando conta de todo o nosso dia. Assim, tudo o que possa causar interrupções e desviar a sua atenção deve ser removido, silenciado.

Feito isso, estabeleça uma lista de prioridades, o que é essencial já que ninguém consegue dar conta de tudo. Então, você vai fazendo as coisas de acordo com a ordem de importância.

Ter um planejamento diário é, também, muito importante, porque isso vai mostrar em que momento você vai realizar as tarefas prioritárias, as importantes e as corriqueiras, deixando um espaço para as emergências, que a gente nunca sabe quando pode acontecer. É bem interessante ter uma agenda virtual onde você anote tudo que deve fazer em cada hora do seu dia, até mesmo para não se esquecer de nenhum compromisso.

Por fim, é preciso aprender a dizer NÃO. Se o colega te pede um favor e você está atolado de trabalho, você não pode parar de fazer o que é prioridade para atender as necessidades alheias.

Tudo isso ajuda muito a manter a concentração e aumentar a produtividade, ao menos comigo! Alguém tem mais alguma dica?

Beijos

Ju Lopes

Como Se Concentrar No Trabalho?
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Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

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