A música exerce um papel bastante significativo na sociedade dos dias de hoje. Ela vai muito além da função de animar festas e colocar a galera para dançar, mas também tem o dom de fazer com que pessoas revivam momentos importantes. Músicas específicas remetem a acontecimentos que marcaram nossa história como o primeiro beijo, a formatura e o dia do casamento. Diversas das ocasiões mais significativas de nossas vidas são embaladas ao ritmo da música. Mas já reparou que quando o volume é muito alto quem chega ao ambiente pode se irritar com facilidade? Por outro lado, em momento de estresse e cansaço, se usada da maneira correta, a música trabalha como um santo remédio e acalma o sistema nervoso, sem utilizar nenhum auxílio químico. Para quê tratamento mais natural e relaxante que esse?
A simples união dos instrumentos é capaz de domar sentimentos, transformar tristeza em alegria, nervosismo em calmaria. E não afirmamos isso somente pela força da crendice popular “Quem canta, os males espanta”, e sim, pelos resultados obtidos através de tratamentos realizados ao som de várias canções. Estudos demonstram que os sons musicais foram eficientes no tratamento de pacientes diagnosticados com Parkinson e Alzheimer. As sensações de alegria e bem-estar proporcionadas por meio dos estímulos acontecem por conta da liberação de substâncias conhecidas por dopamina e serotonina. Sua eficiência também pode ser comprovada em crianças com câncer. Essas obtiveram resultados consideráveis, com a diminuição de até 30% do período de tratamento realizado no hospital.
Música para o coração
A música também age no combate de doenças cardiovasculares, diminuindo a pressão arterial. Já se sabe que o coração recebe interferências das emoções, uma vez que os batimentos cardíacos sofrem influência dos sons musicais e podem ser regulados por eles. Uma sinfonia relaxante melhora o sistema vascular e contribui para a diminuição do derrame, por exemplo. Alguns hospitais já aderiram a procedimentos como esses com o objetivo de reduzir a tensão antes de cirurgias em adolescentes e crianças.
Relaxe
Nos dias mais estressantes, arrume um tempinho para relaxar e colocar as ideias no lugar. Para ajudar, confira a lista elaborada com base em um estudo realizado no Reino Unido que revelou o ranking das dez melhores músicas para relaxamento.
O efeito contrário também segue a mesma linha. Nos dias em que o sono estiver te perseguindo, ouça músicas que animem sua mente e consequentemente o seu corpo. Se estiver dirigindo então, aumente o volume e tenha o seu momento. É certo que o efeito de alegria virá em seguida.
* Top 10
1. Marconi Union – “Weightless”
2. Airstream – “Electra”
3. DJ Shah – “Mellomaniac” (Chill Out Mix)
4. Enya – “Watermark”
5. Coldplay – “Strawberry Swing”
6. Barcelona – “Please Don’t Go”
7. All Saints – “Pure Shores”
8. Adele – “Someone Like You”
9. Mozart – “Canzonetta Sull’aria”
10. Cafe Del Mar – “We Can Fly”
Melodias para o parto
Outro momento importante em que a música pode fazer parte é uma das horas mais especiais da vida da mulher: o nascimento do bebê. Que tal preparar uma playlist recheada de canções que te acompanharam durante toda a gravidez e levá-la para tocar na sala de parto? É certo que o neném irá se identificar com as músicas que escutou durante os nove meses que ficou em segurança no ventre da mamãe!