Dizem que a primeira impressão é a que fica, por conta disso, é sempre bom se cuidar. Para estar sempre preparada para qualquer ocasião, além de utilizar a maquiagem a favor da beleza, é necessário tomar algumas providências quanto ao processo de cuidados com a pele. É importante lembrar que para cada tipo existem métodos diferentes. Para as peles negras então, os cuidados são bem específicos. Se fosse para classificar o melhor tipo de pele, certamente seria esse. E não é por empatia, mas sim, por suas qualidades e características. As mulheres de pele negra são as mais beneficiadas do planeta, já que seu envelhecimento é muito mais tardio do que das outras.
Quando comparadas aos outros tipos de pele, ela ganha disparado, porque na estrutura da pele negra há uma maior concentração de fibras de colágeno, e é aí que mora o segredo. Essa substância faz com que o processo de envelhecimento demore mais a aparecer. A flacidez também não as atinge com facilidade, pois seus músculos também são bem mais resistentes do que as de mulheres de peles claras.
Além desses enormes benefícios naturais, ela também se diferencia na luta contra o câncer de pele, uma vez que a quantidade de melanina presente nas peles negras faz com que a propensão a desenvolver o temido seja bem menor. Mas não pense que por estarem mais protegidas contra essa doença e outros malefícios, estão dispensadas do uso do protetor solar. Utilize-o normalmente todos os dias!
Características especificas
Assim como acontece em todas as variações de pele, algumas acabam sendo mais suscetíveis a certos problemas do que outras. Nesse caso específico, é bastante comum o desenvolvimento de oleosidade, manchas e queloides. Segundo especialistas em pele negra, para prevenir a oleosidade basta utilizar cremes que contenham hidroquinona, ácidos azelaico, fítico e kójico na formulação.
Já as que possuem a pele seca, podem abusar das águas termais e de um filtro solar hidratante. Outro probleminha que acomete as peles mais escuras são as manchinhas brancas. Engana-se quem acredita que elas são manchas causadas pela exposição ao sol. Elas só se tornam mais perceptíveis no verão, pois a estação mais quente do ano é propícia para o aparecimento delas. Por isso, o sol só evidencia o que já existia. Ainda segundo a especialista, a solução está no uso de medicamentos antifúngicos, tópicos e orais.
Estrias também são inimigas de qualquer mulher e para evitá-las, principalmente no período de gravidez, onde elas se rompem facilmente, hidrate diariamente com cremes a base de óleos. Dê prioridade às áreas mais afetadas como abdômen, quadris e seios. Além de super cheirosos, eles hidratam e muito. Para remover as células mortas esfolie sempre a pele, tanto do rosto quanto do corpo, mas nunca use o mesmo. Cada um foi desenvolvido para uma área e possuem propriedades diferentes.
No rosto, a esfoliação promove a uniformização da pele, dando brilho e deixando-a mais macia. No momento da aplicação do produto faça movimentos circulares com muita leveza para não agredir o tecido e repita esse processo semanalmente. Após esta preparação, a pele está pronta para receber hidratação. Se quiser potencializar o efeito hidratante, evite banhos muito quentes e abuse dos óleos de banho.