Dia desses, lendo alguma coluna da Danuza Leão, vi uma citação que dizia, em resumo, que o nosso dia a dia deveria ter muito mais horas do que realmente tem, porque temos muitas obrigações e acabamos ficando sem tempo para nós mesmas. Aí parei para analisar e vi o quanto isso é verdade… É trabalho, é estudo, é trânsito, é filho, é marido, é namorado, é amigo, é família, é casa para cuidar! São tantas coisas que acabamos perdidas nesse mar de obrigações, sem termos tempo nenhum para nós mesmas.
Mas como, no meio de tanta coisa, achar um tiquinho de tempo para nós? Fácil não é, mas se aprendermos a nos organizar e a definir prioridades, a coisa fica um pouco mais simples.
Se Organize!
É imprescindível ter uma lista de tarefas, uma lista com todas as coisas que precisam ser feitas, tanto em casa, quanto no trabalho, como no relacionamento, na família e também uma lista de cuidados pessoais, pois só assim é possível controlar os seus horários É importante “agrupar” tarefas semelhantes para resolvê-las de forma mais rápida.
Existem inúmeros aplicativos bons para isso e a agenda do Google, que é gratuita, é uma maravilha para organizar a vida, dia após dia. Lá, dá para organizar vários tipos de agendas diferentes e o melhor é que você pode acessar de qualquer lugar. Recomendo!
Estabeleça Prioridades
Ao longo dos anos, fomos acumulando tarefas e o fato é que é praticamente impossível dar conta de tudo. Portanto, é preciso estabelecer prioridades, lembrando que elas mudam constantemente. São as prioridades que devem guiar as nossas escolhas, já que o mais importante deve ser feito primeiro.
Cuidado Com as Mídias Sociais!
A internet é uma maravilha, assim como as mídias sociais, mas é preciso saber dosar, caso contrário pode-se perder MUITO tempo “vasculhando” a vida alheia e lendo coisinhas interessantes, quando, na verdade, você poderia usar esse tempo para, por exemplo, fazer alguma atividade física.
Quanto aos e-mails, selecione os mais importantes e responda imediatamente, para evitar acúmulos, o que faz com que você perca ainda mais tempo, já que da próxima vez que for responder os e-mails, terá que “abrir” e ler todos novamente.
O ideal é separar dois horários durante o dia para olhar e-mails e mídias sociais, mas que o lapso temporal seja de, no máximo, 30 minutos.
Simplifique, simplifique e simplifique!
Tenho uma amiga que fala o seguinte: a melhor loja, o melhor salão, o melhor mercado, o melhor de qualquer coisa é sempre aquilo que é mais perto de casa, que me faça pegar menos trânsito e que não me faça gastar muito tempo.
Por mais “chato” que pareça, é verdade… Qual a lógica de, em dias comuns, se mover para o outro lado da cidade só para fazer as unhas ou o cabelo? Escolha um salão perto de casa ou do trabalho. O mesmo vale para quase todas as outras coisas, porque o trânsito anda tão caótico, que se perde mais tempo para chegar a um lugar do que para, efetivamente, fazer o que é preciso naquele lugar.
Beijos
Ju Lopes