Dia desses estava conversando com uma amiga sobre concurso público. Ela, que já passou em três, sendo que o último é um dos mais disputados do país, falou uma coisa que eu concordo muito: pra concurso público, disciplina vale muito mais que inteligência.
Citando o exemplo dessa minha amiga, que, nas palavras dela, nunca foi, nem de longe, a mais inteligente, aliás, que sempre foi abaixo da média, a disciplina, o comprometimento e o auto conhecimento contaram demais.
Sabendo que não era “o gênio da raça” ( e reconhecer isso é um exercício de humildade e auto conhecimento), ela decidiu focar no que tinha de ponto forte: disciplina e comprometimento.
Repetiu o mesmo curso para concurso por seis vezes, reescrevia tudo que escrevia na sala de aula mais uma vez em casa e estudava, religiosamente, 4 horas por dia, que era o tempo que ela dispunha, já que trabalhava um turno.
Além disso, não tinha final de semana, festas, doença ou feriado que a fizesse sair dessa rotina.
Durante esse período, é lógico que meio mundo de gente caiu em cima e as alegações eram as mais diversas possíveis: abandonou os amigos, abandonou a família, está de depressão, está apática, é síndrome de pânico, é preguiçosa, é medo de enfrentar a vida…Enfim, cada um tinha uma teoria para o sumiço dela.
As restrições que ela passou não foram poucas e, pior ainda, a cobrança aumentava a cada dia.
A cada concurso perdido era a mesma leva de descrença, de acusações e de cobranças sem fim. Até o dia em que ela passou. Porque aí tudo muda, né? Aí a pessoa passa a ser exemplo a ser seguido…
Enfim, o que fez diferença mesmo, pra uma pessoa que tinha dificuldade de aprendizado e que admitia isso, foi a disciplina…Foi segurar a onda, acreditar em si e “meter as caras” dia após dia.
Então, pra quem quer passar, disciplina é sim o ponto chave!
Beijos
Ju
[email protected] /https://www.facebook.com/JuLopesPE