Concurso Público: Disciplina ou Inteligência?

Dia desses estava conversando com uma amiga sobre concurso público. Ela, que já passou em três, sendo que o último é um dos mais disputados do país, falou uma coisa que eu concordo muito: pra concurso público, disciplina vale muito mais que inteligência.

Citando o exemplo dessa minha amiga, que,  nas palavras dela, nunca foi, nem de longe, a mais inteligente, aliás, que sempre foi abaixo da média, a disciplina, o comprometimento e o auto conhecimento contaram demais.

Sabendo que não era “o gênio da raça” ( e reconhecer isso é um exercício de humildade e auto conhecimento), ela decidiu focar no que tinha de ponto forte: disciplina e comprometimento.

Repetiu o mesmo curso para concurso por seis vezes, reescrevia tudo que escrevia na sala de aula mais uma vez em casa e estudava, religiosamente, 4 horas por dia, que era o tempo que ela dispunha, já que trabalhava um turno.

Foto: Reprodução

Além disso, não tinha final de semana, festas, doença ou feriado que a fizesse sair dessa rotina.

Durante esse período, é lógico que meio mundo de gente caiu em cima e as alegações eram as mais diversas possíveis: abandonou os amigos, abandonou a família, está de depressão, está apática, é síndrome de pânico, é preguiçosa, é medo de enfrentar a vida…Enfim, cada um tinha uma teoria para o sumiço dela.

As restrições que ela passou não foram poucas e, pior ainda, a cobrança aumentava a cada dia.

 A cada concurso perdido era a mesma leva de descrença, de acusações e de cobranças sem fim. Até o dia em que ela passou. Porque aí tudo muda, né? Aí a pessoa passa a ser exemplo a ser seguido…

Enfim, o que fez diferença mesmo, pra uma pessoa que tinha dificuldade de aprendizado e que admitia isso, foi a disciplina…Foi segurar a onda, acreditar em si e “meter as caras” dia após dia.

Então, pra quem quer passar, disciplina é sim o ponto chave!

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br /https://www.facebook.com/JuLopesPE

Concurso Público: Disciplina ou Inteligência?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

7 Comments
  1. Acho que passar em concurso não é só questão de disciplina. Algo que conta muito é o estado de espírito na hora da prova, existem pessoas que ficam tão nervosas que não conseguem responder questão nenhuma. Contudo, acho que com esforço, todas as pessoas são capazes de chegar lá. Bjs!

    1. Verdade Driu, o psicológico é MUITO importante, mas ainda vamos falar disso, pode deixar!Bjo

  2. Maria Bastos disse:

    Passei num concurso público e posso falar com experiência que uma coisa muito importante é a fé. Acreditar que você será uma vencedora é meio caminho andado. Isso refletirá muito no seu psicológico, e lhe dará força para você ter disciplina e força de vontade.
    Boa sorte a quem tiver tentando.
    Bjs!!

  3. Olá, vc tem dicas de conteúdo na internet?
    E quanto tempo (meses) é preciso estudar?

  4. Alessandra Morais disse:

    É preciso ter mesmo disciplina e muita fé pra passar em um concurso. Em todos os concursos que eu fez, eu não conseguia nem dormir de tão nervosa que ficava, e acabava ficando também cansada, e isso sempre me atrapalhou na hora de fazer a prova.
    O psicológico, como a Jú disse realmente é muito importante, e a Fé é capaz de mover montanhas e disciplina é fundamental.

  5. Eu estou tentando me disciplinar e estudar, mas com a minha rotina fica complicado viu? Faculdade pela manhã, trabalho de tarde =/ Chego em casa cansada e só penso em dormir. Quero largar o trampo e me dedicar aos estudos!

  6. Oie! Como disse adorei esse espaço!
    Poxa… pode parecer bobo, mas saber que sua amiga fez o cursinho várias vezes me deu um ânimo enorme! Caramba eu vivo me sentido péssima, pq quando um curso acaba e eu não entendo tudo fico me sentindo burra ao cubo…
    A cada dia descubro que quanto mais me conheço mais caminho, ainda que os passos sejam mais lentos que a minha vontade.
    bjks e obrigada por mais esse espaço! ~.~

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.