Categories: Papo de mulher

Não Ter Filhos É Uma Opção!

Uma das coisas que  mais me chateia é essa suposta obrigação de seguir um script determinado: nascer, crescer, ir pra faculdade, se formar,  casar e ter filhos.

Qualquer decisão em nossa vida tem que ser fruto de escolha e não do “ ahh, tem que fazer, porque é o que todo mundo faz”.

Isso não existe, e esperar isso de si mesmo e dos outros é um absurdo.

Primeiro que não é porque todo mundo faz, que é o certo. Porque não existe um certo que sirva pra todo mundo. Existe o certo pra você, que pode muito bem ser errado pro outro.

Tô falando isso porque dia após dia continuo vendo o quanto as mulheres que não querem ter filhos são cobradas, como se isso fosse uma obrigação, uma necessidade absoluta.

Sim, existem mulheres que não querem ter filhos, isso é um direito delas e, concordando ou não, a gente tem que respeitar, porque isso não nos diz respeito.

Acho um absurdo a pessoa ter um filho porque é isso que se espera dela. Sua mãe (ou quem quer que seja) querer que você tenha filhos não deve ser um fator determinante para a SUA decisão de ter filhos, porque ela já teve a vida vida e  fez as escolhas dela, e a sua vida tem que ser regida pelas SUAS escolhas. PONTO.

Outra coisa, não querer ter filho, agora ou para sempre, não significa que a mulher seja insensível, que não goste de crianças ou toda essa historinha.

Significa somente que naquele momento não é isso o que ela quer, seja lá por qual motivo for. E não tem nada demais nisso!

E eu acho muito mais coerente, justo e bonito uma pessoa não ter filhos do que ter simplesmente pra dizer tem.

Poxa, tem gente que, como diz Tati Bernardi, não tem a menor estrutura emocional pra existir e, mesmo assim, tem filho. Pra que???

Pra não dar atenção? Pra não dar um lar ? Pra não proporcionar a menor estrutura emocional? Pra não dar uma vida estruturada? Pra não dar amor?

Sinceramente? Isso precisa mesmo ser revisto, porque ser mãe é MUITO mais do que parir e criar de qualquer jeito.

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br

https://www.facebook.com/JuLopesPE

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Guia para uma boa alimentação
Pra Quem Me Envia E-mail - By JU
Compartilhar
Tags: maternidade
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Ver comentários

  • Até que enfim mulheres que me entendem, eu já estou de saco cheio de tanto falarem nesse assunto. Toda hora tenho que dar satisfação, ficar explicando os porquês. Já tive que ser grossa com alguns porque insistem em me chatear. E é exatamente isso, eu só não quero ter filhos mas não vou estrangular criancinhas. Poxa vida!!! Tenho 36 anos e sei o que quero pra mim. É sempre a mesma coisa, não posso falar de criança, de achar graça em algumas que logo me chateiam, não vai arrumar pra você? Que saco!!!
    Já falei pro meu marido que daqui a pouco vou inventar que não posso ter filhos, só pra deixar as pessoas sem graça e parar de me encher. O seu texto foi tão bem escrito que vou compartilhar o link no facebook, pra ver se me entendem de uma vez por todas.
    Beijos à todas vocês!!!

  • Renata Luna....oi flor..entao eu amo ser mae de verdade msm....tive minha filha com sua idade...sempre quis fazer faculdade..pos..e tals mas...minha familia nao tinha tantas condiçoes de me ajudar...Mas sinceramente nem liga pro q falem...termine td o q quiser pq hj eu ate tenho condiçoes de fazer faculdade e td mais so q tenho minha princesa e agora prefiro q seja pra ela...meu tempo disponivel é so dela...se realize profissionalmente pra depois vc ter o prazer de ser mae..formada...rsrsrs....Ah e nao se preocupa pra ser mae vc nao vai precisar de pos viu...rsrsrs...a sua sementinha de ensina de graça...rsrsr...mta sorte pra vc viu e siga seus sonhos sempre sem se importar pq a mae fala a tia fala e blabla...heheh...
    Seja Feliz agora pra dar felicidade ao seu fruto depois
    bjs
    Bruna Ouro Fino MG

  • Oi Jú gostei muito do post!!
    Eu tenho muita vontade de ter filho mais eu me pergunto quando terei tempo para isso,pois estou fazendo faculdade e dura 5 anos e quando terminar quero invertir na minha profissao e depois quero estudar de novo e de novo pq hj quem começa a estudar ñ para nunca para ser o grande profissional e eu tenho muitos sonhos!!!
    Então as pessoas ficam colocando pressao para mim ter filhos agora se não vou ficar velha e tal.Esaa situaçao é bem dificil!

  • Gostei muito do assunto.Tenho 32 anos e ainda não pretendo ser mãe.Tenho inúmeras razões para tomar tal decisão e algumas delas já foram comentadas e compartilhadas por outras leitoras. Ainda não chegou o momento e quando recordo dos meus 20.. 25.. 30 anos , sei que a decisão foi certa, mesmo que o tal relógio biológico seja implacável. Também não acho justo que a decisão sobre a não maternidade seja estendida para as avós e tias, obrigando elas a desempenharem o papel de mãe-avó ou de mãe-tia.Por uma questão cultural , a sociedade conclui de forma unilateral que a mulher não gosta ou rejeita crianças e precisa convencê-la a todo custo desta "anormalidade". Quando olho para o mundo ao redor , vejo o quanto isto é precipitado e inverídico. Há tantas diferenças, mas num mundo tão repleto de hipocrisia, injustiça e contradições , torna-se complicado gerar um filho.

Postagens recentes

Transport Benefícios, Como Usar, Quantas Calorias Queima

Amores, hoje vou falar pra vocês do transport (elíptico), quais seus benefícios, como usar e quantas calorias queima. Esse é…

1 dia atrás

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

2 dias atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

3 dias atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

6 dias atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

1 semana atrás

Shampoos Para Cabelos Oleosos: Os Melhores

Cabelo oleoso é um problema, não é mesmo? Só quem sofre com oleosidade sabe como é difícil o dia a…

1 semana atrás