Não Ter Filhos É Uma Opção!

Uma das coisas que  mais me chateia é essa suposta obrigação de seguir um script determinado: nascer, crescer, ir pra faculdade, se formar,  casar e ter filhos.

Qualquer decisão em nossa vida tem que ser fruto de escolha e não do “ ahh, tem que fazer, porque é o que todo mundo faz”.

Isso não existe, e esperar isso de si mesmo e dos outros é um absurdo.

Primeiro que não é porque todo mundo faz, que é o certo. Porque não existe um certo que sirva pra todo mundo. Existe o certo pra você, que pode muito bem ser errado pro outro.

Tô falando isso porque dia após dia continuo vendo o quanto as mulheres que não querem ter filhos são cobradas, como se isso fosse uma obrigação, uma necessidade absoluta.

Sim, existem mulheres que não querem ter filhos, isso é um direito delas e, concordando ou não, a gente tem que respeitar, porque isso não nos diz respeito.

Acho um absurdo a pessoa ter um filho porque é isso que se espera dela. Sua mãe (ou quem quer que seja) querer que você tenha filhos não deve ser um fator determinante para a SUA decisão de ter filhos, porque ela já teve a vida vida e  fez as escolhas dela, e a sua vida tem que ser regida pelas SUAS escolhas. PONTO.

Outra coisa, não querer ter filho, agora ou para sempre, não significa que a mulher seja insensível, que não goste de crianças ou toda essa historinha.

Significa somente que naquele momento não é isso o que ela quer, seja lá por qual motivo for. E não tem nada demais nisso!

E eu acho muito mais coerente, justo e bonito uma pessoa não ter filhos do que ter simplesmente pra dizer tem.

Poxa, tem gente que, como diz Tati Bernardi, não tem a menor estrutura emocional pra existir e, mesmo assim, tem filho. Pra que???

Pra não dar atenção? Pra não dar um lar ? Pra não proporcionar a menor estrutura emocional? Pra não dar uma vida estruturada? Pra não dar amor?

Sinceramente? Isso precisa mesmo ser revisto, porque ser mãe é MUITO mais do que parir e criar de qualquer jeito.

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br

https://www.facebook.com/JuLopesPE

Não Ter Filhos É Uma Opção!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

23 Comments
  1. Nossa….super me identifiquei com este post! tenho 26 anos e estou prestes a casar. Mal anunciei que iria casar as pessoas já ficaram perguntando ‘e os filhos??”, (no plural ainda por cima!!!) sendo que não quero ter filhos em absoluto e quando digo isso à elas, é motivo de espanto, bronca e fico muito chateada…..filho é obrigação em uma relação por acaso??!! Trabalho com crianças (sou fonoaudióloga) e a maioria me pergunta “mas vc não trabalha com crianças?” Como se eu estivesse fazendo algum crime em dizer que não quero filhos!!!
    As pessoas na maioria das vezes não cuidam nem delas que diá de uma (ou mais) crianças!!!

    Adoro o blog de vcs….é o máximo!!!! Parabéns!!

    Beijos!!!

  2. Muito bom seu post Ju, isso acontece mesmo, cada um tem que saber o que é bom pra si. Realmente ter filhos é uma coisa muito séria, mas não é só tê-los e pronto. Daí é que eu acho que tem que se pensar muito. Bjos.

  3. A maioria das pessoas não entende algo que já é comum em países de 1º mundo: quanto mais estudo, clareza, discernimento, menos filhos temos. Tudo isso pois pesamos muito mais decisões antes de simplesmente ter filhos. Pesamos o modo de vida que temos, a qualidade de vida, a violência do mundo onde vivemos, e tudo isso faz a gente pensar se realmente vale a pena colocar alguém nesse mundo e se temos estrutura para criar e educar com todos esses pormenores.
    Pena que ainda tem gente que acha que racionalizar faz mal!!

  4. Tambem me identifiquei muito.Tenho 28 anos e quatro anos de casada e é impressionante como não só a familia,como tambem os amigos ficam nos pressionando para ter filhos,isso me da uma raiva!Por acaso são eles que vão criar?Não que eu não queira ter filhos nunca,mas pelo menos agora não.Não sentimos a minima vontade e nem estamos preparados para isso.Estamos muito bem assim.Ja vi muitas amigas enfrentarem a maior barra com o nascimento de um filho e eu não estou certa de que quero passar por isso.Podem ate me chamar de egoista,mas neste momento não quero abrir mão da liberdade que tenho,não quero passar noites sem dormir,quero ter tempo pra trabalhar,ir a academia,passear e o que der na telha,ah… e não quero estragar o meu corpo,isso é um direito meu!Ponto.Ter filhos é uma decisão muito seria e esta decisão só cabe a mim e a meu parceiro,a mais ninguem.

    1. Concordo com cada palavra dita. Esse é o pensamento da mulher inteligente e que planeja bem o seu futuro.

  5. Tipo EU AMO crianças sou super apaixonada pelos meus sobrinhos. Mas definitivamente eu não quero ser mãe.
    Adorei isso q falou ser mãe eh mais que pari, e realmente é.Como trabalho muito estudo não teria tempo pra uma criança e acho muito melhor não ter, do q deixar com um e com outro como muitas fazem por ai. Não sei o dia de amanhã mas hoje eu não quero ser mãe e sou muito criticada por isso pela minha família, mas isso não me abala nem um pouco hahahahahaha!!!!!

    BJU

  6. GISELE BARRETTO disse:

    PERFEITA COLOCAÇÃO E COMPLEMENTO MUITA TEM GENTE TEM FILHO PARA EXIBIR PARA OS OUTROS, PARA TRATAR COMO BICHINHO DE ESTIMAÇÃO E PARA “GARANTIR” QUE CUIDE DOS PAIS NA VELHICE. SERÁ?

  7. Concordo plenamente com o post. Tenho uma filha que amo de paixão e não trocaria ela por nada no mundo já que sonhei muito com isso e sei o quanto é difícil ser mãe ter de trabalhar fora. Porém, acho que algumas mulheres que decidem não ter não ter filhos precisam também entender que criança não é coisa que só serve pra atrapalhar o trabalho das mãe. Já trabalhei com algumas que diziam:”Meu Deus, filhos que horror.” “Deus me livre um dia engravidar”.

  8. 40 razões para não ter filhos? Gostaria de ler isso, porque tenho filho e tenho 1000 razões para ser uma pessoa muito feliz.

    Respeito quem não quer ter e nunca critiquei falando nada. Mas só não respeito comentários ( aqui não teve nenhum ) dizendo que crianças são umas pestinhas, só atrapalham, sempre choram e blá blá blá… isso ouço e acho pura ignorância e maldade.

    1. tmb tenho 1000 razoes para Ter filhos
      nasci para ser mâe. amor q nao acaba

  9. Tenho 25 anos e sempre gostei de trabalhar fora ter meu proprio dinheiro, Sou cheia de atividades e as vezes me pego sem tempo nem mesmo para meu namorado e família, Agora pergunto como vou colocar um filho no mundo? Pra nao dar carinho, educação, amor e tudo o que foi citado ali encima? Bom pra ter filho foi o tempo de nossas avós que ficavam so em casa cuidando dos filhos, Se é pra ter um filho e deixar na creche dia e noite prefiro não ter 🙁 Apesar de eu achar a coisa mais linda mais fofa do mundo as crianças,Não me sinto preparada, quem sabe daqui uns 10 anos com mais estabilidade financeria e menos preocupações…
    Muito bom o post 🙂

  10. Deise Cristiny disse:

    Eu tbm não pretendo ter filhos, o meu instinto maternal ainda não aflorou, trabalho com crianças e as amo muito, porem qdo falo que não quero ter filhos me tratam como se eu fosse um ET, uma insensível, por isto nem falo mais, digo que terei mais pra frente, tenho problemas de saúde e emocionais e acho dificil cuidar até mesmo de mim, que dirá de um ser tão pequeno e frágil que será totalmente dependente,ao menos nos primeiros anos de vida. Super me identifiquei com este artigo, é exatamente como vc descreveu Ju!!!!

  11. Olha, sem duvida alguma, um dos melhores post desse blog…
    Desde quando eu tinha 10 anos de idade mais ou menos, falo que não quero ter filhos, as pessoas reagem como se fosse o fim do mundo: “E QUAL O MOTIVO DE VIVER SE NÃO FOR PARA TER FILHOS” é o que mais ouço…
    Acho ridículo a mulher colocar isso como meta de vida, sem nem ao menos se estruturar profissionalmente.
    E o pior, é que não adianta você tentar se explicar para as pessoas seus motivos, a ignorância das pessoas é muito grande para entender nossa vontade, ou melhor, nossa falta de vontade de ter filhos.

    Beijoos 😀

  12. Nooosa que barato ler esse post! Porque ultimamente venho acompanhado as perguntas de amigos que insistem em nos perguntar se teremos filhos (sim plural tb) e quando?!?!? Já que meu relógio biológico já tá passando… E confesso que essa situação vem despertando certa “raiva” em mim tb (como a Rose). Tenho 35 anos, 9 de casada, e não sei se queremos filhos, nada contra crianças pelo mundo, já dei aulas para crianças de todas as idades e me dava super bem com elas, o que me deixou até espantada(!), mas não sei se quero filhos!E não sei pq as pessoas acreditam que têm direito a saber sobre isso. É minha vida e de meu marido(caramba!). Pior é que meus amigos e familiares já estão apelando para a chantagem: Quando vcs ficarem velhos quem cuidará de vocês? Tá cheio de velhinhos no país (vi muito isso até em minha família)que os filhos não dão a mínima… E uma amiga minha acabou confessando há alguns meses: Bem eu já cumpri meu papel social, e sei que já tenho quem cuide de mim… É mole? Isso lá é motivo para alguém colocar filhos no mundo? Eu penso que ter filhos é para quem quer compartilhar a vida, e não trazer um peso a alguém.
    Adorei o post!!! BJks

  13. Oi Juuuuuuuuuu lindaaa….Entao eu concordo com td e mais um pouco….mas pra quem nao é mae..olha acho q ta perdendo viu..rsrsrs…eu amo ser mae minha boneca Yasmin ja esta com 3 anos é a coisa central da minha vida e do meu marido vivemos e fazemos de td por ela…ela nos completou totalmente….minha vida teve mais cores e amores…ela com seu sorriso consegue acabar com qq estress do dia dia…AMo SER MAE…e olha q nunca quis ter hein???rsrsrs…acho q qdo encontramos a pessoa certa td muda…..bjs Linda…
    Bruna OUro Fino MG

  14. Bruna, adorei seu comentário, acho lindo quem põe filhos no mundo com amor, com paixão, com vontade de criar, de ser mãe.. e tals…
    Adorei seu comentário sobre a beleza e o lado mais bacana de ser mãe… Dá uma vontade de ter filhos… rsrs de verdade…

    Mas, aí eu olho pra mim mesma e sinceramente, não sei se nasci com este instinto maternal…
    Sabe, minha família é enorme mas, eu sou a única que ainda não tem filhos, agora olha o detalhe… eu tenho só 23 anos e a pressão é gigantesca…
    Por mais que as pessoas entendam que eu quero terminar minha pós, elas continuam pressionando e por vezes dizem que eu sou sem coração por dizer que não quero ser mãe pelo menos por enquanto (ou até nunca)…

    Por isso concordo plenamente, ter filhos por ter, pára com isso, jamais!
    Penso em ter quando estiver estabilizada, tiver condições financeiras e psicológicas para que isso seja feito da maneira mais adequada possível….

    Li uma vez que grande parte da marginalidade do Brasil é formada por pessoas que não tiveram estrutura familiar, portanto entendo que não existem motivos mais claros para pensarmos melhor antes de simplesmente tê-los.

    A Ju arrebenta nos posts… e esse pra variar foi fantástico!!!
    Ju mais uma vez parabéns pelo trabalho de vocês.

    Beijo…

  15. JU VOCE DISSE TUDO QUE EU PENSO SOBRE ESSE ASSUNTO : FILHO É OPÇÃO, E NÃO IMPOSIÇÃO.
    TENHO 35 ANOS , E AS PESSOAS TEEM A CARA DE PAU DE ME COBRAR UM FILHO COMO SE FOSSE ELES QUE FOSSEM PARIR CRIAR E EDUCAR. JÁ OUVI ATÉ O ABSURDO DE DIZEREM QUE EU TENHO ALGUM PROBLEMA
    SIMPLESMENTE PORQUE NÃO QUERER TER FILHOS.
    NÃO TENHO NADA CONTRA CRIANÇAS, SÓ NÃO QUERO TER FILHOS! SINCERAMENTE NOS DIAS DE HOJE É ATÉ MEIO QUE INRRESPONSÁVEL SE COLOCAR UMA CRIANÇA NO MUNDO. TEM QUE QUERER MUITO TER MUITO AMOR, MUITA DEDICAÇÃO…. ENFIM TEM QUE SER ENCARADO COMO UM SARCEDÓCIO. E QUE MULHER NOS DIAS DE HOJE QUE ABRIR MÃO DA PRÓPRIA VIDA PARA SE DEDICAR INTEIRAMENTE A CRIAÇÃO E EDUCAÇÃO DE UMA CRIANÇA. SIM PORQUE TODAS QUEREM TRABALHAR TER SUA INDEPENDENCIA E COM ISSO TERCERIZAM O TRABALHO DE CUIDAR E EDUCAR SEUS FILHOS, DELEGANDO ESSA RESPONSABILIDADE, A BABÁS , CRECHES E AOS PRÓPRIOS AVÓS.
    RESULTADO: ADULTOS DESAJUSTADOS, MAU FORMADOS E POR AÍ VAI!!!!!!!!!!!!

  16. Até que enfim mulheres que me entendem, eu já estou de saco cheio de tanto falarem nesse assunto. Toda hora tenho que dar satisfação, ficar explicando os porquês. Já tive que ser grossa com alguns porque insistem em me chatear. E é exatamente isso, eu só não quero ter filhos mas não vou estrangular criancinhas. Poxa vida!!! Tenho 36 anos e sei o que quero pra mim. É sempre a mesma coisa, não posso falar de criança, de achar graça em algumas que logo me chateiam, não vai arrumar pra você? Que saco!!!
    Já falei pro meu marido que daqui a pouco vou inventar que não posso ter filhos, só pra deixar as pessoas sem graça e parar de me encher. O seu texto foi tão bem escrito que vou compartilhar o link no facebook, pra ver se me entendem de uma vez por todas.
    Beijos à todas vocês!!!

  17. Renata Luna….oi flor..entao eu amo ser mae de verdade msm….tive minha filha com sua idade…sempre quis fazer faculdade..pos..e tals mas…minha familia nao tinha tantas condiçoes de me ajudar…Mas sinceramente nem liga pro q falem…termine td o q quiser pq hj eu ate tenho condiçoes de fazer faculdade e td mais so q tenho minha princesa e agora prefiro q seja pra ela…meu tempo disponivel é so dela…se realize profissionalmente pra depois vc ter o prazer de ser mae..formada…rsrsrs….Ah e nao se preocupa pra ser mae vc nao vai precisar de pos viu…rsrsrs…a sua sementinha de ensina de graça…rsrsr…mta sorte pra vc viu e siga seus sonhos sempre sem se importar pq a mae fala a tia fala e blabla…heheh…
    Seja Feliz agora pra dar felicidade ao seu fruto depois
    bjs
    Bruna Ouro Fino MG

  18. Oi Jú gostei muito do post!!
    Eu tenho muita vontade de ter filho mais eu me pergunto quando terei tempo para isso,pois estou fazendo faculdade e dura 5 anos e quando terminar quero invertir na minha profissao e depois quero estudar de novo e de novo pq hj quem começa a estudar ñ para nunca para ser o grande profissional e eu tenho muitos sonhos!!!
    Então as pessoas ficam colocando pressao para mim ter filhos agora se não vou ficar velha e tal.Esaa situaçao é bem dificil!

  19. Gostei muito do assunto.Tenho 32 anos e ainda não pretendo ser mãe.Tenho inúmeras razões para tomar tal decisão e algumas delas já foram comentadas e compartilhadas por outras leitoras. Ainda não chegou o momento e quando recordo dos meus 20.. 25.. 30 anos , sei que a decisão foi certa, mesmo que o tal relógio biológico seja implacável. Também não acho justo que a decisão sobre a não maternidade seja estendida para as avós e tias, obrigando elas a desempenharem o papel de mãe-avó ou de mãe-tia.Por uma questão cultural , a sociedade conclui de forma unilateral que a mulher não gosta ou rejeita crianças e precisa convencê-la a todo custo desta “anormalidade”. Quando olho para o mundo ao redor , vejo o quanto isto é precipitado e inverídico. Há tantas diferenças, mas num mundo tão repleto de hipocrisia, injustiça e contradições , torna-se complicado gerar um filho.

Leave a Reply

Your email address will not be published.