Oi meninas!!
Finalmente o fim de semana chegou! Chegou a hora de descarregar o estresse da semana e nada melhor do que dar aquela voltinha com o companheiro ou ir àquela mega festa com as amigas e beber algumas cervejinhas. Ooopa! Meninas, cuidado com o álcool em excesso viu, pois o álcool é um grande vilão da saúde da mulher.
Quando as mulheres se tornaram independentes e ingressaram no mercado de trabalho, elas começaram a sofrer pressões, cobranças e sobrecarga de papéis. Assim, o uso do álcool como válvula de escape do estresse deixou de ser um mal exclusivo do homem e passou a fazer parte do cotidiano feminino. Além disso, com o tempo, o álcool foi se tornando o principal meio de aceitação social, por isso a idéia de que é normal beber “socialmente”.
Nas mulheres, o uso de álcool está fortemente ligado ao afeto, tentando aliviar estresse, sintomas depressivos ou até mesmo deixar a timidez de lado e se sentir mais desinibida diante das pessoas. A cada ano aumenta a quantidade de mulheres que bebem excessivamente e, o pior de tudo, cada vez mais cedo.
É claro que as mulheres podem agüentar beber a mesma quantidade de álcool que os homens, mas os efeitos são muito, muito piores na mulher, pois o corpo feminino possui menos água, assim o álcool fica mais concentrado no sangue, favorecendo o agravamento dos efeitos. Além disso, a mulher possui mais tecido gorduroso e sofre variações hormonais e na absorção do álcool no período menstrual. Tudo isso faz com que a mulher fique embriagada mais rápido que o homem.
Sem falar que, como já disse no post passado, as mulheres são mais suscetíveis à depressão e muitas delas fazem uso do álcool, piorando ainda mais os sintomas. Sabe quando depois que você já está bem bêbada e bate aquela deprê, aquele choro? Isso acontece por que o álcool é uma substância depressora do sistema nervoso central.
Quanto à saúde, mulheres que bebem em excesso estão muito mais sujeitas a problemas hepáticos, câncer de mama, abusos sexuais, sexo desprotegido, violência, efeitos negativos sobre o casamento, o desenvolvimento dos filhos e até mesmo provocar uma queda no desempenho no trabalho.
Então meninas, se divirtam sem excessos. Nada é mais divertido do que ter a vida inteira pela frente com muita saúde!
Amanda
Amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br