Simbolismos da Páscoa

De todas as festas cristãs, a páscoa é a minha preferida!

Não gosto do natal, pois sempre fico melancólica, mas na páscoa sempre estou feliz, sempre fico com uma sensação de alegria e de esperança muito grandes.

E não, isso não tem nada a ver com chocolate…

Talvez seja o simbolismo mesmo, de ressureição, de renascimento, de vida nova…

A páscoa, do hebraico pesach, significa passagem.

No caso da páscoa cristã, o significado é de passagem da morte para vida eterna, e por isso eu ligo o seu simbolismo ao renascimento.

Foto: Reprodução

A páscoa, aliás, é importante não só para os cristãos, mas também para os judeus, já que essa data marca  a fuga dos judeus do Egito depois de anos de escravidão, o que não deixa de ser um renascimento, uma esperança de vida nova.

Além de ter todo esse significado de “novos começos”, a páscoa é uma data onde a família se reúne, o que é sempre divertido!

Adoro o ritual de trocar ovos de páscoa, não pelo ovo em si, mas pelo que representa, porque o ovo (de chocolate ou não), para os povos antigos, simbolizava o nascimento. Então, quando damos um ovo a alguém, estamos desejando uma vida nova.

Como para os maias e astecas o chocolate era sagrado (eles usavam como moeda de troca, tipo o ouro), ovo de chocolate é simboliza uma vida nova e sagrada.

Como eu adoroooo isso de simbolismo, vou prosear sobre alguns, tá?

Coelhinhos representam o nascimento, a fertilidade e a abundância da vida (ops, já viram como o coelho se reproduz rápido??? Isso é abundância…).

O cordeiro que tradicionalmente se come na páscoa representa Cristo que, para os cristãos, é o cordeiro de Deus.

Ops, eu não como cordeiro na páscoa, só como peixe… O costume de comer peixe representa a fé em Cristo, porque a palavra peixe em grego (ichthys) tem as mesmas iniciais da confissão de fé (Iesous Christos Theou Yios Soter = Jesus Cristo Filho de Deus Salvador).

Enfim, apesar de não ser católica, gosto muito do simbolismo da páscoa e acredito bastante que essa seja uma época de novos começos!

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br

https://www.facebook.com/JuLopesPE

Simbolismos da Páscoa
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment
  1. Ju… apenas pra esclarescer algumas informações…

    O costume de se comer cordeiro na páscoa não é Cristão e sim Judeu.

    De acordo com a tradição, a primeira celebração de Pessach (Páscoa Judaica) ocorreu há 3500 anos, quando de acordo com a Torá, Deus enviou as Dez pragas do Egito sobre o povo do Egito. Antes da décima praga, o profeta Moisés foi instruído a pedir para que cada família hebréia sacrificasse um cordeiro e molhasse os umbrais (mezuzót) das portas com o sangue do cordeiro, para que não fossem acometidos pela morte de seus primogênitos.
    Chegada a noite, os hebreus comeram a carne do cordeiro, acompanhada de pão ázimo e ervas amargas (como o rábano, por exemplo). À meia-noite, um anjo enviado por Deus feriu de morte todos os primogênitos egípcios, desde os primogênitos dos animais até mesmo os primogênitos da casa do Faraó. Então o Faraó, temendo ainda mais a Ira Divina, aceitou liberar o povo de Israel para adoração no deserto, o que levou ao Êxodo. Como recordação desta liberação, e do castigo de Deus sobre Faraó foi instituído para todas as gerações o sacríficio de Pessach.
    É importante notar que Pessach significa a passagem, porém a passagem do anjo da morte, e não a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho ou outra passagem qualquer, apesar do nome evocar vários simbolismos.

    Nós Católicos não comemos carne vermelha em duas ocasiões: na quarta-feira de cinzas, como mortificação do homem velho que será remoldado durante a quaresma, e na sexta-feira da paixão, pois CRISTO é o cordeiro que foi imolado (morto) por nós. Então não há que se derramar nenhum outro sangue neste dia. É também uma forma de jejum, para que possamos renascer novos homens e mulheres na Páscoa. A pascoa dos católicos é sim deixar o homem velho, para renascer pelas mãos de Deus, nova criatura. Por isso você come peixe na sexta-feira da paixão. Mas depois disso, vc está liberada pra comer carne de novo, rs.

    Não é lindo ter essa oportunidade todos os anos?
    Beijinhos e boa páscoa para vc e os seus.
    Mônica.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.