Transtornos Alimentares III – Bulimia e Anorexia

Oi meninas!

Para continuar a série sobre Transtornos Alimentares, hoje vou falar um pouco da Bulimia e da Anorexia.

A BULIMIA é um transtorno que consiste em períodos de compulsão alimentar seguidos obrigatoriamente de comportamentos compensatórios de eliminação e/ou evacuação, como induzir  vômito, uso de laxantes, diuréticos, jejuns, dietas restritivas e excesso de atividades físicas, com o único objetivo de evitar o ganho de peso. Para o diagnóstico de Bulimia, é necessário que haja comportamentos compensatórios, pois se não houver, aí já é considerado Compulsão Alimentar.

Neste transtorno, há uma grande variação de peso, descontrole alimentar e está associado à depressão e sentimentos de inadequação. A pessoa que sofre com essa doença geralmente está no peso ou acima do peso, apresenta sentimentos de inferioridade, baixa auto-estima, alta ansiedade, é perfeccionista, excessivamente crítica e exigente, além de estar constantemente insatisfeita.

 

Existem alguns sinais que ajudam a detectar a bulimia, como por exemplo, quando a pessoa começa a comer escondida e sozinha, amenorréia (interrupção da menstruação), abuso de álcool e drogas, depressão, obsessão por exercícios físicos e interesse exagerado por calorias e longos períodos no banheiro. Os constantes vômitos podem provocar amarelamento dos dentes, fragilidade dos ossos, problemas no esôfago e no estômago, fadiga e arritmia cardíaca.

 

A ANOREXIA é um transtorno em que a pessoa simplesmente não come, ou seja, ela rejeita comida e  passa dias em jejum. Se caracteriza por um peso excessivamente baixo e tem uma taxa de mortalidade de 10%, uma das mais altas entre os transtornos psicológicos. A doença provoca uma diminuição da libido/disfunção erétil, depressão profunda, tendências suicidas, amenorréia e descalcificação dos dentes. Ocorre queda de cabelo, osteoporose, desmaios, fraqueza, insônia, problemas no estômago, pele seca e áspera, desnutrição e problemas de concentração, tudo por causa da inanição.

 

Ambas as doenças começam na adolescência, onde 95% dos afetados são do sexo feminino e podem levar à morte, se não forem tratadas corretamente. A pessoa com essas doenças tem uma imagem distorcida de si mesma, não conseguem perceber seu corpo com realmente é, possuem um medo mórbido de engordar, se sentem socialmente pressionadas a serem magras e apresentam baixa auto-estima.

 

As causas são multifatoriais, ou seja, há fatores genéticos, psicológicos e ambientais. São pessoas que não conseguem lidar com a pressão familiar e social, que supervalorizam o corpo magro como ideal de beleza e possuem personalidade perfeccionista/obsessiva.

 

Toda pessoa que possui anorexia é magra pois a excessiva perda de peso corporal é uma característica que é obrigatória para que se possa fazer o diagnóstico. Porém, nem sempre a pessoa que tem bulimia é magra, pois nessa doença não ocorre perda corporal e está mais relacionada ao desejo de perder ou se manter o peso.

Além disso, é possível que a bulimia leve à anorexia, pois a pessoa pode, com o tempo, parar de comer. Também é possível que a pessoa apresente as duas doenças ao mesmo tempo.

 

O tratamento é demorado e multidisciplinar, com médico, nutricionista e psicólogo, além do apoio familiar, já que podem ocorrer recaídas. Consiste em mudanças de comportamento em relação à comida e ao ato de comer, mudanças graduais na alimentação ( na anorexia, a inanição fragiliza o estômago e ele não suporta comida sólida, assim a alimentação é gradual, à base de soros e líquidos, até que o organismo se reacostume ), reidratação e, nos casos graves, internação e uso de medicamentos.

Muitos famosos sucumbiram às pressões da fama e acabaram desenvolvendo estas doenças. Por isso, meninas, se cuidem, não só do corpo, mas também da mente e do emocional.

Não se deixem levar pelas pressões da ditadura da beleza. Se alguém estiver sofrendo com Transtornos Alimentares, não se sinta envergonhada nem receosa, são doenças sérias que podem levar à morte. PROCURE AJUDA e seja feliz com seu corpitcho!

 

Abraços!

Amanda (Amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Transtornos Alimentares III – Bulimia e Anorexia
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

2 Comments
  1. PARABÉNS PELO POST,UM ASSUNTO QUE AINDA MUITAS PESSOAS
    TEM VERGONHA DE ASSUMIR E PROCURAR TRATAMENTO ADEQUADO.

  2. Obrigada Camila!!! Realmente, muitas pessoas sofrem com essas doenças, mas não procuram ajuda.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.