Você Confia Na Sua Blogueira?

Meninas, a conversa de hoje é, na verdade, uma reflexão e um convite ao debate.

Muito antes de pensar em ser blogueira, eu “frequentava” blogs. Eu confiava nesses blogs e, acreditando que as blogueiras estavam compartilhando informações e experiências próprias, eu comprava, quando necessário, produtos indicados por elas.

Dos blogs que eu freqüentava, um dos poucos que permanecem, além dos que eu escrevo, é o da Marina (2Beauty) , que tem um blog bacana, acessível e honesto.  Sempre que preciso de alguma referência de maquiagem, algo que eu não conheça, corro lá, pois sei que o que está ali são as opiniões dela, que ela não baba ovo de marca nenhuma e que todos os posts são fruto da experiência própria.

Porque eu tô falando sobre isso? Porque antes de ser blogueira, eu sou consumidora e, obviamente, não gosto de me sentir enganada, e é essa a sensação que eu sinto quando leio alguns blogs, a sensação de estar sendo lesada.

Foto:Reprodução

Os blogs são plataformas formadoras de opinião, pois tudo que a gente fala influencia, direta ou indiretamente, uma quantidade enorme de gente. Os blogs, atualmente, são extremamente populares e possuem um poder muito grande justamente por serem muito mais próximos ao público.

Público esse que, ressalte-se,  se identifica com a blogueira, e confia nela.

Trair essa confiança e vender a própria opinião, em troca de uns poucos trocados e de produtos, que em breve descerão pelo ralo,  é violar o que garante a sua credibilidade e o sucesso do seu trabalho.

Lógico que os blogs devem vender espaços publicitários e devem sim fazer publieditoriais, porque, apesar de não parecer, um blog é uma empresa, que tem custos altos e precisa gerar receita para cobrir suas despesas. Ademais, isso aqui exige tempo, dedicação e pesquisa, isso aqui é trabalho e, como todo trabalho, deve ser remunerado.

O que é um absurdo, é a incoerência e a falta de bom senso de pessoas que acham que o público é burro e que não percebe as coisas.

O que justifica fazer publicidade de algo que você não gosta, não confia e não aprova?

Ora, se uma blogueira que sempre usou, por exemplo, Kérastase, começa a falar que Kolene é tudo de bom, é lógico que aí tem. Tem enganação, tem embromação, tem falta de respeito, tem canalhice, porque, sim, é canalhice enganar as pessoas que estão ali todos os dias com você…Pessoas que acreditam e confiam no que você fala. Pessoas que alimentam e sustentam o seu trabalho.

Além de canalhice, é burrice, e burrice é coisa que eu não tolero.

Porque é burrice? Porque se tudo o que você tem é a sua credibilidade, já que o seu trabalho depende dela, e você atrela a sua imagem a produtos que não tem nada a ver com o seu perfil e com a imagem que você construiu, é lógico que, mais cedo ou mais tarde, as pessoas começarão a perceber e aí quem vai perder é você.

Credibilidade não se vende, e perdê-la por um pote de shampoo é algo que eu não compreendo.

Segue no próximo post…

Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

https://www.facebook.com/JuLopesPE

Você Confia Na Sua Blogueira?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

6 Comments
  1. Concordo com você. Tem blogueiras que simplesmente copiam os posts de outros blogs sem nem saber se o que estão indicando é verdadeiro ou não. Estou começando a te acompanhar agora e ja senti credibilidade no que escreve. Estou adorando suas dicas e recomendando para minhas amigas tbm.

    Bjos e sucesso.

  2. Margarida da silva Pessotti disse:

    Ju, acho que voce está fazendo tempestade em copo d’água, pois sou uma pessoa que tem te seguido e não vejo enganação de sua parte, as vezes voce fala a respeito desse ou daquele creme para o cabelo e sinceramente acho que esta, fora dos meus padroes, então procuro outro creme mais ascessivel, mas tudo bem até aí voce não é obrigada a saber quanto posso ficar gastando quem tem que saber sou eu, com relação ao post sobre bloqueiras, acho que voce dá muita importancia para o que dissem, e pare e pense, se nem Jesus Cristo agradou a todos e teve o final que voce conhece, voce está dando Ibope a quem não merece, talvez por ser de Leão, repensse sua atitude e verá que fale bem ou mal, mas fale de mim, é verdade, nunca me importei com o que as pessoas falam, de bom ou mal, porque, tenho uma personalidade que não aceita comentário, bom ou mal, o que é bom pra mim é bom e pronto, gosto de quebrar a cara sozinha e não culpando os outros pelo que falaram, quem gosta de ti, não vai deixar se enganar e ir na conversa de outra bloqueira, a não ser alguem muito lesa, bjs.

  3. Georgia Jácome disse:

    Vou falar de uma maneira geral, e não me referindo a aqui ou nenhum outro blog tá? 😉 De modo geral, dsconfio bastante e sempre, principalmente pq de repente Seda virou shampoo bom e Sigma é a única marca de pincéis que existe. Essa não cola comigo.
    Não confio em empresas que dão brindes para blogueiras também, pois não vemos marcas boas tipo MAC, Lancome, Givenchy, etc promovendo sorteios e pagando jabá.Elas não precisam disso.
    Últimamente eu vejo mais youtube do que blogs, porque “vemos” as pessoas, percebemos se são afetadas ou não, e procuro sempre ver a opinião de meninas mais novas no ramo, que não têm parcerias e não ganham jabás, e portanto, podem falar o que realmente acham dos produtos já que pagam por eles com seu próprio dinheiro e não têm rabo preso. Beijosss 😉

  4. Oi Ju, adoro vc e acompanho vc a mais de 1 ano e acredito no que vc posta.
    Acho que vc fala de igual para igual, tem as mesmas dificuldade de nós loiras, que sofremos com os cabelos. adoro suas dicas, e vejo total sinceridade nas coisas que vc posta.Fique tranquila e dixa os outros para lá, ok.
    Isso tudo é i nveja da oposição. bjs

  5. Vanessa Souza disse:

    Realmente alguns blogs não expressam mais suas opiniões… Também sou a favor de publieditoriais ( desde que coloquem no fim do post), afinal se é um meio de gerar renda, é válido!
    Agora falar de algumas marcas parecendo que todos os blogs usaram o copia e cola não dá…

  6. Eu não so confio no seu trabalho mais em vc como pessoa sou suspeita pra falar vc é uma pessoa muito especial bjsss Ju

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.