Categories: Papo de mulher

Você Está Preparada Pra Ter Um Filho?

Como falei no post de ontem, ninguém é obrigada a ser mãe, e essa é uma decisão que tem que ser tomada de acordo com as próprias vontades, escolhas e projetos de vida, e não por imposição social.

Eu também disse, no final do post, que ser mãe não é só parir e criar de qualquer jeito. Ser mãe envolve muito mais coisas.

Faz um tempinho que li uma frase que diz muito bem o que eu acho sobre isso: “A decisão de ter um filho é muito séria. É decidir ter, para sempre, o coração fora do corpo”.

E é exatamente isso. Mas também é mais do que isso.

Muitas vezes você tem vontade, mas, naquele momento, uma criança não cabe em sua vida, seja por qual motivo for.

Muitas vezes você quer muito, mas não tem estrutura. E quando  falo em estrutura, tô falando de estrutura emocional, mental, familiar e financeira.

Foto: Reprodução

Filho é uma escolha eterna, é um compromisso “pra sempre”. É uma escolha que você, querendo ou não, terá que manter para o resto da vida, porque não existe ex-filho. Filho é pra sempre.

Filho exige, durante muitos meses, ou até anos, dedicação integral, e a gente precisa estar preparada pra isso.

Dedicação integral inclui tempo, amor, cuidado, afeto carinho, disciplina e renúncia, porque você vai, com certeza, precisar renunciar a muitas coisas,  já que a vida muda completamente.

Inclui, também, pensar em primeiro lugar no bem estar do ser que você escolheu gerar, porque, já que foi uma escolha sua, a responsabilidade é sua.

O filho fruto da nossa imaginação, dos nossos sonhos, não existe. Aquele bebezinho rosado, risonho e lindo  vai precisar do seu cuidado 24 horas por dia. E ele vai crescer e, muitas vezes, tomar decisões e fazer escolhas que você não apoia, mas mesmo assim você precisará apoia-lo, amá-lo e protegê-lo.

Ele vai te fazer surtar de vez em quando, te decepcionar algumas vezes, te deixar desesperada muitas outras e morta de preocupação quase sempre. E aí eu pergunto: você está preparada pra isso?

Você tem equilíbrio emocional para passar por tudo isso sem culpar ou descontar no seu filho os seus problemas?

Eu vejo muitas mães que, sinceramente, não merecem esse nome. Mães que maltratam, que não dedicam o menor cuidado, o menor amor, o menor carinho… Mães que descontam nos filhos todas as suas frustrações… Mães que tem filho por ter…

Filho, a gente não tem pra tapar buraco de solidão, pra não ficar sozinho na velhice ou porque é pecado não ter.

Filho a gente tem por amor, e é justamente por causa desse amor que muitas vezes a gente não os têm, porque sabe que, naquele momento, a gente não pode oferecer o que uma criança precisa e merece.

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br

https://www.facebook.com/JuLopesPE

Você Está Preparada Pra Ter Um Filho?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Dicas para viver bem
Guia para uma boa alimentação
Compartilhar
Tags: maternidade
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Ver comentários

  • Oi Ju,

    Concordo plenamente com vc. Acho que a decisao de ter um filho e muito seria.
    Eu sou uma tentante, planejei muito esse momento, estou tentando ficar gravida desde janeiro, foi uma coisa que eu sempre quis, mais esperei muito o momento certo.
    Estou super feliz pq sei que td foi muito bem planejado.

    Bjs

  • Concordo em gêner, número e grau!!
    Hoje em dia boa parte dos filhos não têm a devida convivência com os pais, seja por serem deixados na casa dos avós, seja por ser deixado nas creches (UM ABSURDO!!), em razão da vida profissional.
    Isso não é constituir uma família, não é criar um filho, é apenas satisfazer um egocentrismo ou tê-los porque os outros têm.
    Quero estar vivo quando estas novas gerações (as de falta de convívio) estiverem na fase adulta, pois poderei comprovar que minhas convicções sempre estiveram certas.

  • Ju, adorei seu artigo e gostaria de fazer um adendo. " e quando o pai se sente desestruturado porque a mulher virou mãe e ele passa a não mais enxergá-la como mulher e foge do convívio e do sexo !!! " Falo isso de cadeira pois foi o que aconteceu em meu casamento. Acabei me separando e virei pai e mãe. Acho que esse assunto poderia virar um grande artigo. Bjs

Postagens recentes

Transport Benefícios, Como Usar, Quantas Calorias Queima

Amores, hoje vou falar pra vocês do transport (elíptico), quais seus benefícios, como usar e quantas calorias queima. Esse é…

13 horas atrás

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

2 dias atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

3 dias atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

5 dias atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

1 semana atrás

Shampoos Para Cabelos Oleosos: Os Melhores

Cabelo oleoso é um problema, não é mesmo? Só quem sofre com oleosidade sabe como é difícil o dia a…

1 semana atrás