Dicas Para Peles Sensíveis

A pele sensível não é especificamente um tipo de pele, mas sim  um estado momentâneo que pode ser adquirido ao  longo da vida devido a  inúmeros fatores como a poluição (que  é a principal causa de sensibilidade), exposição excessiva ao sol, vento, calor ou frio, uso de produtos inadequados, problemas hormonais, o estresse e até mesmo os hábitos alimentares.

As características principais desse estado são a vermelhidão, principalmente na zona T, ardor, prurido, descamação e a irritabilidade.

A pele sensível é, geralmente, mais fina e seca, e decorre do   enfraquecimento da barreira que protege a epiderme. Como a pele fica enfraquecida e  com a proteção comprometida é preciso tomar alguns cuidados extras para protegê-la.

Os produtos para esse tipo de pele devem ser livres de álcool, corantes e pigmentos e precisam conter substâncias descongestionantes e antiirritantes.

Não são indicados sabonetes alcalinos, loções à base de álcool e produtos abrasivos ou que contenham ácido de frutas (AHA).

A limpeza da pele sensível nunca deve ser feita com sabonetes comuns,  pois eles são  abrasivos. É recomendado o uso de um sabonete específico para acalmar a pele e diminuir a irritação.

Ao secar a pele,  a toalha,  sempre limpa, deve ser passada com suavidade e sem esfregar para evitar que a mesma descame.

O tônico facial jamais deve conter álcool e precisa ser a base de ativos suavizantes e calmantes.

O hidratante facial deve ser específico para peles sensíveis e aliviar os efeitos da irritação e da vermelhidão, restabelecendo a barreira de proteção natural da pele e reequilibrando as suas funções. O hidratante deve conter o menor número possível de ativos, pois quanto maior a quantidade de ativos maior a chance de causar irritações.

A maquiagem deve sempre ser mineral, não-comedogênica, sem agentes que causem irritação e, de preferência, sem cheiro,  pois a fragrância muitas vezes causa alergia, o que piora ainda mais o estado de sensibilidade.

Os cosméticos resistentes a água devem ser evitados já que para serem retirados são utilizados produtos que contém solventes, que acabam por retirar a oleosidade natural da pele deixando-a ainda mais desprotegida.

O filtro solar, que deve ser usado SEMPRE, precisa conter óxido de zinco ou o dióxido de titânio, que são filtros inorgânicos menos irritantes que os filtros orgânicos.

É preciso ter o cuidado de manter as mãos limpas antes de tocar a pele sensível, para não piorar ainda mais a situação.

A água termal é uma aliada muito importante nesses casos, pois ela acalma a pele, assim como o chá de camomila gelado.

Como uso ácido a  minha pele tende a ficar sensível e os melhores produtos que encontrei e que diminuíram a sensibilidade da minha pele foram os da linha sensi solutionda Adcos e os produtos à base de Iris, da Weleda.

E vocês, já usaram algum outro produto para peles sensíveis que tenha funcionado?

Beijos

Ju Lopes

 

Dicas Para Peles Sensíveis
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

Sabonete Hidrata Mesmo?
Aprenda a Cuidar da Sua Pele
Tags:

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

6 respostas para “Dicas Para Peles Sensíveis”

  1. suzana disse:

    Tenho a pele sensível e depois de várias tentativas com produtos para a limpeza da pele, uma dermatologista me indicou o shampoo infantil. Limpa e deixa a pele suave sem irritar. Até o filtro que irritava antes do uso do shampoo “perdeu o efeito de irritar”. Estou com a pele ótima de livre das irritações que tanto me incomodavam.

  2. Héstia disse:

    Ju, pra saber de verdade meu tipo de pele eu tenho que fazer uma consulta com a dermatologista né?? Porque olha que complicada minha pele..
    Eu não sei já comentei aqui em algum post! Eu achava que minha pele era oleosa.. quando fiz a limpeza de pele a moça disse que minha pele é mista! e as vezes eu acho que ela é sensivel porque tem alguns cremes que fico vermelha ;(

    • Ju Lopes disse:

      Oi Héstia,
      Olha só, a pele mista é aquela que apresenta oleosidade apenas na zona T, então é facil de identificar, embora ela se confunda com a ele oleosa.
      Quanto a sensibilidade , ela pode aparecer em qualquer tipo de pele, pois não existe pele sensível, existe a pele que está sensível por algum motivo, quase sempre o uso de algum produto que irrite a pele, entende?
      Qualquer dúvida pode me perguntar!
      beijos

  3. Leonardo disse:

    Eu tenho a pele seca,uso sabonete dove e fica super gostosa a pele.
    Desejamos a vcs uma ótima sexta feira
    Glorinha Rinaldi
    http://sbrincos.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.