Qual é a diferença entre o body lotion e o protetor solar?
Na hora de sair de casa, seja para ir ao trabalho ou para se divertir na piscina, é necessário proteger o corpo inteiro das radiações solares que aceleram o envelhecimento e podem causar câncer de pele. Enquanto a queimação acontece na exposição direta excessiva ao sol, o bronzeamento acontece também na exposição indireta ao sol, seja caminhando ou tentando se esconder na sombra. Para cuidar da pele, vale usar body lotion, bloqueador solar ou protetor solar, o que não inclui o bronzeador solar, que possui outra finalidade. Mas, qual é a diferença entre o body lotion e o protetor solar?
Body Lotion
Na correria do dia-a-dia, sempre tentamos ser as mais práticas possíveis para sair de casa. Afinal, um minuto de preguiça é suficiente para nos atrasarmos para o nosso trabalho. Por causa disso, produtos de beleza que possuem múltiplas funções são muito apreciados pelas mulheres, pois economizam tempo entre o despertar e o horário da saída. Um produto muito útil para o corpo feminino é o Body Lotion, que possui SPF – Fator de Proteção Solar, mas é bem diferente do protetor solar, não podendo ser substituído por ele. O Body Lotion é ideal para as mulheres que desejam ter um produto que ofereça proteção solar, creme hidratante, esfoliante e clareador em uma única embalagem, sem danificar a pele durante a exposição ao sol. Desta forma, não é necessário separar uma embalagem para cada produto desejado, economizando muitas horas diárias na sua rotina corrida. Os ativos do Body Lotion, além da proteção solar, possui ingredientes hidratantes, como, por exemplo, a manteiga de karitê, que nutre a pele, deixando a mesma mais macia e suave. O Body Lotion também possui ácido glicólico, substância que é responsável por esfoliar as células mortas da superfície da pele, promover a renovação celular, clarear as manchas e controlar a tonalidade natural da pele. Em termos de proteção solar, o produto em questão permite que você não se bronzeie nem se queime na hora de sair de casa para ir para o seu trabalho, assim como a hora do almoço e o fim do expediente.
Protetor Solar
Diariamente devemos proteger o nosso corpo contra duas radiações solares, que são o UVA e o UVB, cujas moléculas tóxicas causam queimadura, bronzeamento, rugas, linhas de expressão, ardência, descamação, mancha e vermelhidão. Para esta prevenção, é utilizado o protetor solar, um produto cujos compostos químicos cria uma camada invisível de proteção sob a superfície da pele. Esta proteção dura em torno de três horas, motivo pelo qual o produto deve ser reaplicado ao longo do dia. Para não perder o costume, use protetor solar durante à noite também. As luzes artificiais também são prejudiciais para a sua pele. Para escolher o protetor solar ideal para o seu corpo, você precisa ter em mente o seu fotótipo, ou seja, o seu perfil de pele.
Quem é mais branquinha deve usar FPS – Fator de Proteção Solar mais alto, ao passo que quem é mais moreninha deve usar FPS – Fator de Proteção Solar mais baixo.
A numeração na embalagem do protetor solar indica o tempo que você pode ficar exposta ao sol protegida em relação ao tempo que você pode ficar exposta ao sol sem proteção. As marcas disponíveis no mercado da beleza também possuem diferentes tipos de filtros solares, alguns para envelhecimento, alguns para oleosidade, alguns com base e outros com ativos clareadores. É preciso ficar a tenta também para o tipo de proteção que cada filtro solar oferece. Alguns podem ter prevenção contra a radiação UVA e outros contra a radiação UVB, enquanto as melhores opções para serem adquiridas são as que protegem contra o UVA e contra o UVB.