in

Protetor Solar x Bloqueador Solar: Qual é a diferença?

Empresa americana lança protetor solar para beber
Empresa americana lança protetor solar para beber

Por mais que te lembrem diariamente o quão necessário é proteger o seu corpo contra as ações maléficas dos radicais livres, como, por exemplo, o sol, nem sempre você se lembra de aplicar um protetor solar ou um bloqueador solar na pele, não é mesmo? Também há quem faça apenas uma aplicação diária do produto escolhido ao invés de retocar de três em três horas. O sol libera toxinas no meio ambiente, pois as mesmas não são absorvidas pela camada de ozônio, indo parar na superfície da sua pele. Mas, qual é a diferença entre protetor solar e bloqueador solar?

Protetor Solar

Na hora de proteger o seu corpo contra as radiações solares, é necessário aplicar um protetor solar, produto que impede a pele exposta ao sol de se bronzear e de se queimar, o que causa sintomas como vermelhidão, descamação, mudança de tonalidade da pele e ardência. Mas, a falta de aplicação de um protetor solar vai mais além destes sintomas e pode provocar câncer de pele ou envelhecimento precoce, acelerando a aparição da flacidez corporal, das rugas no rosto e das linhas de expressão no rosto. Os ativos químicos presentes no protetor solar impedem as toxinas liberadas pelo sol no meio ambiente de causarem estes danos à superfície da pele, pois tais toxinas não são absorvidas pela camada de ozônio e chegam ao ar que você respira intactas. Na hora de escolher um protetor solar, é necessário observar bem as embalagens para saber o tipo de proteção que você está comprando. Existem dois tipos de radiações solares, que são o UVA e o UVB, que provocam sintomas diferentes. Algumas marcas de protetores solares podem oferecer apenas proteção contra um dos tipos de radiações solares, então, é mais benéfico para a sua saúde buscar uma opção que oferece dupla prevenção. Quando você se expõe ao sol por mais de 12 minutos, a radiação UVA faz o seu corpo começar a se bronzear, enquanto que a radiação UVB, neste mesmo espaçamento de tempo, faz o seu corpo começar a se queimar, tanto diretamente no sol quanto no mormaço da sombra.

Bloqueador Solar

Ao se expor no sol por mais de 12 minutos, a sua pele começa a se bronzear e a se queimar quando não há aplicação do protetor solar. Quando você aplica protetor solar no seu corpo, este tempo é adiado de acordo com o FPS – Fator de Proteção Solar que você adquiriu. No caso de um protetor solar com FPS 10, número que indica a quantidade de tempo a mais que o protetor solar oferece proteção, a prevenção passa a durar cerca de duas horas. Mas, isso não significa que haverá 100% de proteção. Para uma prevenção mais bem potente, evitando qualquer modificação da tonalidade ou da estrutura da sua pele, deve-se usar o bloqueador solar, que possui outros ativos químicos em sua composição. Assim como o protetor solar, o bloqueador solar oferece proteção contra dois tipos de radiações solares, que são o UVA e o UVB, responsáveis pelo bronzeamento e pela queimação. Algumas marcas de bloqueadores solares podem oferecer apenas proteção contra um dos tipos de radiações solares, então, é mais benéfico para a sua saúde buscar uma opção que oferece dupla prevenção. Por conseguir bloquear até mesmo os poros da sua pele, o bloqueador solar é ideal para peles muito brancas que ficam facilmente vermelhas e para peles negras que são mais sensíveis. Mas, o bloqueador solar também é ideal para as mulheres que resolvem fazer procedimentos estéticos, como, por exemplo, o peeling, a depilação com laser, a depilação com luz pulsada, o laser fracionado e a micropigmentação.

3.1/8 - (9 votos)

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

perfume como escolher

3 dicas sobre como escolher o perfume certo para você

Produtos baratinhos usados nas novelas