O que é ácido azelaico?

ácido

O ácido azelaico é uma substância encontrada em alimentos orgânicos, naturais e integrais, como, por exemplo, o centeio, a cevada e o trigo, não sendo tão sensível ao sol quanto os demais tipos de ácidos, motivo pelo qual é amplamente utilizado pelas mulheres para o tratamento de manchas de pele, sejam estas manchas ocasionadas pela exposição excessiva ao sol, pelos radicais livres, pelos métodos depilatórios ou pelas doenças de pele. Contudo, a melhor estação climática para a sua aplicação é o inverno, pois se não houver o uso contínuo do protetor solar, as imperfeições podem piorar ao invés de melhorar.

Por causa dos seus riscos, apesar de não ser uma substância tóxica, o ácido azelaico é proibido para venda direta aos consumidores no Brasil, sendo que apenas os dermatologistas estão aptos a receitá-lo para os seus clientes. Neste caso específico, utiliza-se o ácido azelaico em uma concentração de até 20%, levando em consideração se o paciente não apresenta uma sensibilidade natural da pele, mesmo longe do sol, por causa da possibilidade de irritação ou desconforto. Ao contrário das demais substâncias dermatológicas, o ácido azelaico é um tipo de produto despigmentante que só age na superfície da pele que está hiperpigmentada.

Isso significa que o ácido azelaico é uma substância que não produz efeitos nas camadas normais e claras de pele, pois age apenas nas camadas de pele que estão escuras, ação conhecida como hiperpigmentação, ou problemáticas por algum motivo. O papel do ácido azelaico é interromper o trabalho dos melanócitos, que são as células que produzem a melanina, substância responsável pela alteração da tonalidade da pele, interrompendo ainda as enzimas chamadas pelo nome de tirosinase, que trabalham em conjunto com a melanina. Os ativos do ácido azelaico são antibacterianos, antifúngicos, anti-inflamatórios e comedolíticos. Mas, o que significa isso na prática?

Para quem busca o ácido azelaico para clarear a pele, a substância é capaz de ocasionar a despigmentação dos casos em que as manchas são naturais, como as rosáceas, as melasmas e as sardas, e dos casos em que as manchas foram causadas pelo atrito dos métodos depilatórios, pela reação alérgica dos métodos depilatórios, pelos radicais livres como a poluição e pela exposição excessiva ao sol. Já para quem busca o ácido azelaico para combater as imperfeições da pele, a substância é capaz de tratar as inflamações das acnes, as cicatrizes das espinhas e as bolinhas pretas queratínicas dos cravos.

O ácido azelaico também é muito eficiente no tratamento da foliculite, uma doença de pele ocasionada pela inflamação dos folículos pilosos, que são as raízes dos pelos que nascem ao redor do corpo. Com dificuldade em nascer, os pelos ficam encravados na epiderme e ocasionam uma inflamação irregular na superfície da pele. Na hora de utilizar um método depilatório para remover estes pelos, a pele costuma ficar machucada e dar espaço para a proliferação de bactérias e fungos que enchem a região de pus. O ácido azelaico mata as pragas e cicatriza a pele, sendo preciso aliar uma depilação definitiva.

Disponível no formato de produto tópico em gel ou creme, o ácido azelaico pode ser utilizado até mesmo por mulheres grávidas por não ser tóxico e não oferecer riscos para a saúde. Mas, isso não dispensa os cuidados especiais com o tratamento de acordo com o que for dito pelo dermatologista. A consequência do tratamento das acnes, dos cravos e das espinhas é o fato de que haverá um controle maior dos poros, por onde são secretados o sebo, mistura de água e queratina, também conhecida como a indesejada oleosidade, que deixa o rosto brilhando e acaba estragando toda a maquiagem.

O que é ácido azelaico?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.