O que é queratose pilar?

 

O que é queratose pilar?
O que é queratose pilar?

Apesar de muitas mulheres confundirem com uma foliculite, a queratose pilar se trata de um conjunto de bolinhas, esbranquiçadas ou avermelhadas, que surge ao redor da pele, principalmente nas pernas, nos glúteos e nos joelhos. Enquanto a foliculite se refere à uma inflamação em torno dos pelos, que resulta em manchas e pus, a queratose pilar ocorre quando existe produção excessiva de queratina no organismo, então a substância fica estacionada nos poros. Desta forma, os pelos nascem por cima da queratose pilar. Apesar de não causar sintomas, as mulheres se incomodam esteticamente com as bolinhas que deixam a pele irregular.

Reduza aparência da queratose pilar na pele através de cremes

Apesar de não ter cura, é possível reduzir a aparência da queratose pilar na pele através de cremes receitados por algum dermatologista, geralmente contendo ácido glicólico, ácido retinóico, ácido salicílico ou ureia, que afinam a pele, descamam a superfície das bolinhas e promovem a renovação celular. O importante é nunca cutucar a queratose pilar, pois as mesmas podem ganhar aspecto de foliculite ou espinha, através de lesões ou inflamações que deixam cicatrizes ou marcas. Vale lembrar que a queratose pilar não é causada por métodos depilatórios, mas sim por fatores genéticos, principalmente em pessoas que possuem algum tipo de alergia.

Depilação a laser ou luz pulsada

Quem possui queratose pilar esbranquiçada ou da cor da pele, raramente se incomoda esteticamente com a imperfeição, o que não é o caso de quem possui queratose pilar avermelhada. Mas, em ambos os casos, a queratose pilar pode deixar a pele áspera e ressecada. Então, fazer uso frequente de cremes hidratantes para nutrir a região afetada pela queratose pilar é uma ótima opção para reduzir a imperfeição. Para evitar o atrito dos métodos depilatórios após o uso de algum ácido, o ideal é investir em uma depilação a laser ou luz pulsada, que desativa temporariamente os folículos que produzem pelos.

 A queratose pilar é passada de geração para geração em algumas famílias

Quando se fala em predisposição genética, isso significa que a queratose pilar é passada de geração para geração em algumas famílias. Mas, se uma pessoa desenvolve algum tipo de alergia ao longo da vida, também pode desenvolver queratose pilar ao longo da vida. O fato é que, de qualquer forma, a queratose pilar acomete cerca de 50% da população mundial e não se trata de uma imperfeição contagiosa ou maléfica, mas pode ter complicações ao ser “espremida”, pois assim como os cravos e as espinhas, as bolinhas podem se transformar em cicatrizes, lesões ou manchas marrons, tornando o tratamento complicado.

Tratamentos estéticos à base de ácidos

Uma solução mais econômica do que tratamentos estéticos à base de ácidos são os cremes hidratantes e os sabonetes com glicerina. Como a sua pele precisa se manter brilhosa, hidratada, macia e nutrida para se ver livre da queratose pilar, o ideal é investir em cremes hidratantes que equilibram o PH da pele e ao mesmo tempo possuam entre os seus ingredientes alguns ativos, como, por exemplo, a glicerina e a vitamina E. Ao mesmo tempo que hidrata, a glicerina entra em ação para afinar a pele e renovar as células, além de reduzir possíveis inflamações semelhantes à uma espinha.

Sabonete com glicerina

Outra dica importante é que os sabonetes comuns para banho removem as gorduras, as impurezas e as sujeiras que estão presentes na superfície da pele, mas não são capazes de realizar nenhum tipo de tratamento, motivo pelo qual podem acabar agravando o quadro de queratose pilar. Então, é recomendado passar a utilizar sabonete com glicerina para afinar a pele com as bolinhas que são durinhas e renovar as células da região, tornando assim a superfície da pele mais regular, o que melhora a auto-estima feminina. Evite também que shampoos, condicionadores e máscaras caiam na sua pele durante a lavagem dos cabelos.

O que é queratose pilar?
5 (100%) 1 Voto

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.